
1 minute read
DADOS NA PALMA DA MÃO
Oacesso a dados claros, confiáveis e atualizados é fundamental para a formulação de políticas públicas, pesquisas e novos projetos que qualifiquem a inovação no Rio Grande do Sul e que inspirem ações similares em outros estados. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) lançou, em 2019, o Observatório da Inovação para coleta, concentração e divulgação de dados do universo da ciência, tecnologia e inovação no estado, além de números da própria secretaria.
Durante a pandemia, o Observatório evidenciou a importância do uso de dados para guiar as ações de um governo de forma eficiente e ágil e se mostrou fun- damental no auxílio do combate à Covid-19. Ainda em 2020, quando o vírus começou a se disseminar no Brasil, foi criado o Observatório Covid, um repositório de informações e dados sobre a doença e as iniciativas contra o avanço no RS, localizado virtualmente no site da pasta.
Advertisement
No período, foram mapeadas 25 universidades que atuaram por meio de 269 ações variadas, em 31 cidades do estado, no combate à Covid-19. Somadas a elas, foram registradas 87 startups gaúchas atuando com o mesmo objetivo.
O Observatório Covid também foi responsável por armazenar e divulgar os pareceres científicos, as notas técnicas, os informes e as cartas provenientes do Comitê Científico, grupo composto por autoridades das áreas da saúde e ciência responsáveis em nível estadual pelas ações do RS no combate à pandemia. Todas as informações coletadas pelo Observatório da Inovação seguem disponíveis no site da SICT e servem como registro histórico e fonte de consulta.
