Revista Show Gospel Edição 60 - Setembro de 2015

Page 33

O estilo Rock Gospel ou Rock Cristão surgiu da combinação entre a musicalidade e o ritmo do rock and roll com a temática de letras cristãs. No geral, é difícil definir este estilo, pois ele engloba bandas muito diferentes, mesclando tendências que vão desde o blues tradicional ao rock alternativo e também do pop ao heavy metal. O rock gospel/cristão surgiu em meados dos anos 60, acompanhando as tendências musicais e o movimento Hippie. Os primeiros grupos eram integrantes do Jesus Movement, movimento que surgiu no rastro da contracultura hippie e que buscava oferecer uma perspectiva de vida cristã aos jovens desestimulados com as propostas de paz e amor baseados em drogas e sexo livre. Logo, figuras como Larry Norman, Randy Stonehill, Mylon Lefevre, Bruce Cockburn, Phil Keaggy e os integrantes das bandas E Band, Petra e Resurrection Band teriam grande projeção através de trabalhos musicais pautados em diversas vertentes do rock. Aqui no Brasil, a influência do metal nas canções gospel só foi notada de fato nos anos 90. As primeiras bandas vieram em 70, mas somente em 90 este estilo ganhou espaço nos eventos. Isso devido ao preconceito dos próprios religiosos que ainda não

viam com bons olhos a inserção de guitarras, baterias e outros instrumentos no grupo de louvor. Já nos anos 80, bandas como Exodos, Comunidade S8 e Jovens da Verdade tinham ligações fortes e diretas à instituições religiosas. Depois chegou o Rebanhão, grupo que expandiu as fronteiras do rock cristão, apresentando-se para públicos heterogêneos, tendo músicas que fugiam da perspectiva religiosa. Em seguida, Oficina G3, Katsbarnéa, Fruto Sagrado e Catedral, abriram ainda mais o mercado para o rock gospel. Hoje o estilo já ocupa espaço de peso nas prateleiras das principais lojas do ramo. Nomes como Resgate, PG, Oficina G3, vendem números que superam outros estilos em algumas gravadoras. E seguindo o caminho dos precursores (e persistentes) vieram outras bandas, vamos conhecer algumas.

PG foto LUIZ SCHIEL

O cantor PG é, sem dúvida, uma das principais referências do estilo rock gospel. Com uma história musical escrita com muitos desafios, projetos especiais e grandes eventos, PG derrubou fronteiras da musical cristã nacional. Hoje no casting da gravadora Som Livre, PG vive seu melhor momento com o lançamento do álbum S.E.T.E. (Senhor Exaltado Tu És). O trabalho foi apresentado para o público através do clipe da canção ‘Ser Alguém’, gravado nos EUA, que contou com a participação de sua família no elenco. Atento às tendências do cenário nacional e internacional, PG incorpora novos elementos à sua música, mas sem perder seu estilo singular que o acompanha desde o início, o que inclui sua passagem pelas bandas Sanctuariun, Corsário, No Fear e Oficina G3. Além de ter tocado em todos os estados brasileiros, PG tem no currículo um feito único entre os cantores gospel: tocar no Rock in Rio (Edição III – 2001). São 14 trabalhos lançados, entre os sólos e ao lado da banda Oficina G3 (última banda a que pertenceu). PG venceu paradigmas para levar a mensagem de Deus por meio de um estilo tão singular e foi premiado em edições do Troféu Talento e também indicado ao Promessas. Ele teve matérias publicadas em jornais e revistas de expressão nacional como Veja, Isto É, Época, Folha de São Paulo, O Globo, etc. Além de programas de TV como Vídeo Show, Bom Dia São Paulo, SPTV, Metrópolis entre outros.

33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.