A evolução humana

Page 1

EMFMG – EF – 6º ANO / 2017 HISTÓRIA – PROFª SHIRLEY RABELO


A ORIGEM DA VIDA NA TERRA A origem dos seres humanos vem gerando a milênios, inúmeras divergências. Diversas teorias surgiram na tentativa de explicar a origem da vida e a evolução do homem e cada uma responde de maneira diferente à pergunta:

De onde viemos? Ou: Como surgimos? Há duas teorias que tentam responder a estas perguntas:  O CRIACIONISMO  O EVOLUCIONISMO


O CRIACIONISMO Esta teoria se baseia na fé da criação divina, como narrado na Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis na qual Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. Lembrando que diversas culturas possuem sua versão própria do criacionismo, como é o caso da mitologia grega e da mitologia chinesa, entre outras.

A criação de Adão. Cena representa episódio do Livro do Gênesis, onde Deus cria o homem. (Foto: Michelangelo/Reprodução)


O EVOLUCIONISMO Esta teoria se baseia em pesquisas científicas que estudam evidências materiais e não narrativas religiosas para explicar a origem da vida na terra. Segundo esta teoria, as espécies de seres vivos passam por transformações ao longo do tempo, diversificando-se e dando origem a novas espécies. Charles Darwin, com sua publicação “A origem das espécies” (1859), afirmava que o homem era resultado de uma longa evolução que começou com os hominídeos até o homo sapiens, o que corresponde as nossas características atuais. Ele também desenvolveu a ideia da seleção natural, na qual apenas os seres vivos mais adaptados ao ambiente imposto poderiam sobreviver.

A árvore da vida – Evolução das espécies


OS HOMINÍDEOS Algumas pesquisas apontam que os hominídeos teriam dado origem ao ser humano. Os hominídeos eram seres que viveram a mais de 4 milhões de anos atrás e que apresentavam características semelhantes à do homem moderno. Os mais antigos que se têm notícias são os australopitecos. Eles viveram na África e já andavam eretos sobre os dois pés, possuíam algumas habilidades com as mãos, mas não sabiam fabricar instrumentos.


O GÊNERO HOMO O gênero homo, do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos. Diferentemente dos australopitecos, ele apresentava maior volume cerebral e habilidades nas mãos. Há várias espécies conhecidas deste gênero:  HOMO HABILIS  HOMO ERECTUS  HOMO NEANDERTHALENSIS  HOMO SAPIENS


HOMO HABILIS Viveu de 2,4 a 1,5 milhĂľes de anos atrĂĄs. Fabricava instrumentos grosseiros de pedra e desenvolveu uma linguagem rudimentar.


HOMO ERECTUS Habitou a África e depois alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania, por volta de 1,8 milhões e 300 mil anos atrás. Descobriu o fogo, passou a cobrir o corpo e utilizar instrumentos e ferramentas mais precisas, provavelmente também elaborou melhor sua linguagem, frente às novas experiências adquiridas.


HOMO NEANDERTHALENSIS Muito semelhante ao homem moderno, tendo inclusive convivido com ele, mas não se sabe os motivos que o levaram a desaparecer. Viveu entre 230 e 30 mil anos atrás, criando armas e ferramentas sofisticadas, além de enterrar seus mortos com flores e objetos.


HOMO SAPIENS Desenvolvedor de sofisticadas ferramentas, objetos de trabalho, linguagem muito bem articulada e uma diversidade cultural espantosa. Surgiu hรก cerca de 120 mil anos e ainda hoje habita as cidades e os campos do mundo.


A EVOLUÇÃO HUMANA


A ÁRVORE GENEALÓGICA DA HUMANIDADE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.