linux magazine br 16

Page 56

Análise

Renderização O processo de converter modelos tridimensionais 3D em imagens que poderíamos confundir com objetos reais é conhecido no mundo todo como renderização. Como o estágio de renderização é o único que a platéia vai realmente assistir, é considerado o mais importante de todos. Como também é um processo bastante complexo, é desempenhado tipicamente por ferramentas especializadas. Para isso, obviamente, é preciso que a troca de dados entre o software de modelagem e o de renderização seja eficiente, sem falhas e dentro de tolerâncias apertadíssimas.

Yafray O Yafray [4] é, hoje, a ferramenta livre de renderização mais poderosa que existe. Ela pode gerar imagens tanto realistas como estilizadas, ambas de altíssima qualidade. A maneira como a luz e a sombra são aplicadas tem um efeito fenomenal na impressão de realidade que o espectador tem da cena renderizada. O Yafray calcula o efeito de luz na superfície do

Animações 3D

modelo de forma muito mais precisa do que qualquer outro programa. Calcula sombras difusas, reflexão de luz e refrações baseadas no princípio de Fresnel. Também consegue rastrear os raios de luz espalhados por superfícies rugosas ou refratados em objetos transparentes. A técnica é conhecida como iluminação global ou “caustics”. Normalmente, o Yafray é usado como uma ferramenta externa, chamada pelo programa de modelagem mas que funciona de forma independente. Entretanto, possui sua própria API para plugins, o que poderia ser usado para integrar o Yafray ao programa de modelagem. O Blender, por exemplo, faz uso da API para mostrar aos usuários uma previsão mais exata de como ficará a renderização. Embora a versão do Yafray seja 0.0.8 (assustador, não acha?), os recursos implementados são suficientes para que possa ser usada como ferramenta profissional. A qualidade da renderização é comparável à de softwares profissionais cujo preço chega a estratosféricas dezenas

de milhares de dólares. Isso faz do Yafray a única ferramenta de código aberto que, no momento, pode ser considerada pronta para uso profissional – além, é claro, do renderizador interno do Blender que, apesar de bem mais básico e com muito menos recursos, também pode ser usado com resultados muito bons. O processo de renderização faz uso de um número ridiculamente alto de cálculos. Isso significa que tempos de renderização de horas ou mesmo dias são a regra da casa. Os desenvolvedores estão, entretanto, em busca de uma maneira de usar também os recursos do processador da placa de vídeo (graphics card processor - GPU) para o processo de renderização. Se isso for conseguido, o tempo de renderização poderá ser drasticamente reduzido no futuro.

Toxic O Toxic [5] é uma ferramenta de renderização baseada em computações fisicamente exatas (o que quer que isso queira dizer…). Ele usa, entre outras, uma certa “Bidirectional Reflection Distribution Function” (função bidirecional de distribuição de reflexões) para produzir imagens de qualidade extraordinária e impressionantemente realistas. Em muitos aspectos do processo de renderização, o Toxic adota uma abordagem similar à do Yafray. Entretanto, o Toxic dá mais ênfase à perfeição física do objeto. Os resultados não são realistas apenas ao olho humano, mas também matematicamente. O Toxic usa um formato próprio (e bem documentado) de arquivo, baseado em XML. Entretanto, não importa cenas vindas de outros pacotes de 3D, então não serve para muita coisa.

Aqsis Figura 6: O Aqsis mostrando todo seu potencial com formas complexas.

O principal chamariz do Aqsis [6] é sua completa compatibilidade com a sintaxe padrão RenderMan para geração de

http://supertuxbr.blogspot.com

56

janeiro 2006

edição 16

www.linuxmagazine.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.