ShaKin' Pop - 7ª edição

Page 11

Por Lily Park

Vez ou outra, forças superiores parecem escolher alguns anos para se diferenciarem dos demais nos quesitos acontecimentos. Na política, 1968 ficou conhecido como o “ano que não terminou” graças ao grande número de acontecimentos importantes e controversos que sucederam ao longo de seus já distantes 366 dias. Para a indústria da cultura pop sul-coreana, 2014 provavelmente será o “ano que não terminou”. Alguns acreditam que este tenha sido o pior período para o k-pop. No ano passado, vimos artistas que jamais imaginamos deixarem suas bandas. Vimos nomes de celebridades envolvidos em escândalos criminais. Vimos também tragédias que levaram pessoas que jamais poderão ser substituídas. Graças a esse grande número de polêmicas, decidimos, esse ano, substituir nossa tradicional seção de análise de escândalos por uma retrospectiva de tudo (ou quase tudo) que deu o que falar no mundo do k-pop em 2014. Alguns fatos não são relativamente ligados a cultura pop coreana, mas certamente a influenciaram de alguma forma. Enquanto esperamos que 2015 traga ventos melhores, relembre os principais acontecimentos no mundo do k-pop em 2014: 4 de janeiro: TaecYeon (2PM) tece críticas a JYP Entertainment em sua página no Twitter. “Os fãs poderão compreender uma agência que nem eu mesmo consigo entender como artista? O que a JYP Entertainment precisa em 2014 é uma reformulação”, disse em tom de desabafo. 6 de janeiro: pai e avós de LeeTeuk (Super Junior) são encontrados mortos. Mais tarde descobre-se que o pai do cantor matou seus próprios pais e, em seguida, cometeu suicídio. 13 de janeiro: saída de Nicole do grupo Kara é confirmada oficialmente.

15 de janeiro: JiYoung deixa o grupo Kara após o fim de seu contrato e vai estudar em Londres. 17 de janeiro: grupo Puretty se separa. 29 de janeiro: Lee Sem e Eunji deixam o grupo Nine Muses. 9 de fevereiro: TaecYeon (2PM) processa internauta que o assediava sexualmente pelo Twitter. 23 de fevereiro: Hon deixa o grupo Mr. Mr. após polêmica com transsexual. Lee Minho é acusado de apostar em cassino;

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.