Turismo Etnico - Português _WEB

Page 78

O atabaque e a variação de ritmos

Música A contribuição dos africanos na formação da música popular brasileira é inquestionável. Na Bahia, a herança cultural do povo negro é marca registrada em vários ritmos e estilos, desde a batucada e o samba de raiz até o afoxé, o samba-reggae e a chamada nova música baiana ou Axé music.

Batucada Por um bom tempo, todo tipo de manifestação cultural africana que se revelasse no Brasil era tido como batucada ou batuque. As expressões musicais por instrumentos, coreografias e cantos africanos ganharam no Brasil diferentes conotações regionais ou nacionais. Batuque é um título que existe desde o Brasil colonial, pois não era de preocupação tentar entender as várias manifestações musicais africanas no Brasil. A batucada segue a mesma linha e não necessita da riqueza musical de muitos instrumentos africanos. Seu estilo comporta instrumentos e maneira de tocar, como cuíca, pandeiro, atabaque, agogô, reco-reco, ganzá, tamborim, ilu, batá, afoxé, berimbau, banjo e outros. Os estilos de dança também revelam a riqueza musical da África: samba e suas variações, lundu, passo, jongo, caxambu, tambor-de-crioula, inúmeras danças rituais do candomblé, do xangô, do mina, do tambor e cortejos em que se incluem congada, ternos-de-congos e muitos outros.

Samba As pesquisas sobre o tema indicam que, possivelmente, o termo samba seja uma corruptela de semba, palavra de origem africana, da região de Angola e do Congo, que significa umbigada, batuque ou ainda dança da umbigada. O ritmo festivo foi trazido para o Brasil pelos escravos oriundos dessa região e aqui se tornou uma forma de expressão do sofrimento vivido por eles no cativeiro e nas senzalas. A história do samba está diretamente relacionada à história da formação cultural do povo baiano. Durante o período colonial, o samba foi enriquecido com palmas e instrumentos, como viola, violão, triângulo, cuíca e pandeiro. O ritmo desenvolveu-se principalmente no Recôncavo Baiano, mais precisamente nos engenhos de cana-de-açúcar, para onde foi levada a maioria dos escravos originários de Angola. Ali, ganhou a forma conhecida hoje como 78


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.