(RE)INVENTAR - ARTISTAS CRIADORES

Page 6

Artistas imprimem características marcantes em suas obras, seja pela escolha dos temas que abordam, pelas matérias-primas que escolhem, ou pelo estilo de modelar, esculpir e pintar; seja pelas formas, pelos significados abertos pelo que criam, ou pelo estímulo à imaginação. Toda criação vista como arte pode ser situada historicamente e fala sobre seu autor, o ambiente no qual surgiu, o contexto histórico ou tudo isso junto. Por esta razão, para aprender mais sobre arte, é preciso levar em conta as histórias pessoais e experiências de vida dos artistas, o contexto mais amplo no qual eles se insere e as influências recebidas. Embora a maior parte dos artistas populares seja, essencialmente, participante de uma cultura de forte tradição oral, suas práticas e histórias passam por caminhos variados, os quais incluem múltiplas influências, inclusive dos meios escolarizados, da cultura de massa e outros. O que os conecta a um mesmo campo de criação não é uma maneira de fazer ou o resultado do feito. É, antes, o fato de serem integrantes das camadas populares. Contudo, em relação às artes, a qualificação “popular” indica mais do que a origem socioeconômica de um grupo. Na verdade, ela remete a um conjunto de valores que fala da capacidade de criar e transformar a partir dos materiais e dos elementos que existem ao alcance; de iluminar 4

os valores culturais nos quais nos reconhecemos, sintetizando aspectos do pensamento coletivo. Embora as criações que convergem para esse campo tenham pontos em comum, a noção de arte popular não exclui as criações individuais e as marcas autorais. E também não alude a um único estilo nem a uma única orientação estética. O que se convencionou chamar de “arte popular” constitui, portanto, um campo de arte que ainda disputa sua legitimidade, assinalando as contribuições daqueles indivíduos que encontram sentido em produzir no campo simbólico, seja criando beleza ou desconforto, seja inventando objetos que intriguem a imaginação, seja afirmando seu ponto de vista sobre a vida, os sonhos e a realidade. Muitos exemplos sobre a diversidade de estilos presentes na arte popular brasileira podem ser encontrados no recorte do acervo do Museu Casa do Pontal mostrado na exposição (RE)INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES. Os artistas selecionados e suas histórias nos ajudam a entender que toda criação implica processo e trabalho. Com o objetivo de estimular a percepção acerca da heterogeneidade presente na arte popular brasileira, propomos no catálogo um percurso pelas histórias de vida de alguns destes autores, indicando algumas possibilidades de leituras comparativas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.