Catálogo Bienal Naïfs do Brasil 2014

Page 11

INTERIOR EXPRESSIVO Danilo Santos de Miranda Diretor Regional do Sesc São Paulo

As obras de arte são vistas, há séculos, como se fossem algo mais do que aparentam – como se alguma potência se ocultasse por trás das cores, sons, materiais, signos e temas empenhados. Como consequência, o artista foi sendo, aos poucos, considerado um trabalhador diferente dos demais. Mas onde residiria esse excedente de sentido, se ele não está localizado na presença física da obra? Estaria além da matéria, transcendendo-a? Ou, pelo contrário, seria imanente à materialidade, e o esforço do artista consistiria em fazê-la daí emergir? Não foram poucos os que sugeriram que tal excedente seria a atualização de algo que pré-existiria no artista. De inclinação romântica, tal visão disseminou-se como tentativa de compreender o inefável do fazer artístico. Há aqui a suposição de uma riqueza interior do artista, que se torna acessível por meio de sua prática expressiva. A tese de uma expressividade que provém do interior merece ser explorada. A décima segunda edição da Bienal Naïfs do Brasil é uma oportunidade para isso, já que se trata de uma iniciativa que, há mais de duas décadas, joga luz sobre uma produção cultural ligada ao Brasil profundo. O reconhecimento do valor da arte naïf liga-se à ideia da riqueza cultural do interior do país. Mas o que isso implica?

1 Capítulos de História Colonial, finalizado por Capistrano de Abreu em 1907.

Após a chegada dos portugueses, ou seja, a partir de 1500.

2

O historiador cearense Capistrano de Abreu diagnosticara, há mais de um século: “Queixam-se os primeiros cronistas de andarem os contemporâneos arranhando a areia das costas como caranguejos, em vez de atirarem-se ao interior”1. Para o Brasil2, o litoral é algo dado; já em relação ao interior, a situação é diferente: coube conquistá-lo. Afastado por densa natureza e distâncias consideráveis, a noção de interior tornou-se

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.