
7 minute read
Recanto de paz com infraestrutura
Na Praia de Guaratuba, a sensação de plenitude que só a exuberante natureza proporciona pode ser desfrutada com tranquilidade, conforto e opções variadas para toda a família.
Que tal conhecer Bertioga?
Advertisement
A cidade está inserida em grandes áreas de preservação ambiental, garantindo a proteção da biodiversidade, desde o ambiente marinho até a floresta. Localizados entre a serra e o mar, estamos envolvidos pela Mata Atlântica e Oceano Atlântico, e aqui é a morada de muitas espécies de plantas e animais.
Além das belíssimas praias, a cidade tem manguezal, diversos rios e cachoeiras, aldeia indígena e atrativos históricos, como a primeira fortificação edificada do Brasil, além de outras atrações culturais. Aproveite sua estada no Centro de Férias e descubra os encantos da cidade nos passeios promovidos pelo Sesc Bertioga. Também é possível contratar diretamente algum monitor local e realizar os passeios de forma independente. Caso tenha interesse, no balcão de informações da Área de Convivência você poderá ter acesso aos contatos das associações de monitores locais.
Em Bertioga, a natureza foi generosa no encontro dos rios com o mar, proporcionando três desembocaduras que oferecem múltiplas possibilidades ao visitante. A primeira é a do Rio Itapanhaú, na área urbana da cidade. Mais distantes, formando praias pouco conhecidas e por isso mesmo quase secretas, estão os deltas dos rios Itaguaré e Guaratuba, que fazem parte do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), criado em 2010.
Concebido como unidade de conservação de proteção integral para um dos últimos redutos de vegetação de restinga no Estado de São Paulo, o PERB abrange mais de nove milhões de hectares e forma um corredor ecológico de biodiversidade junto ao Núcleo Bertioga do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). Nessa imensidão, as faces voltadas para o oceano são as praias de Itaguaré e de Guaratuba, que possuem, entretanto, diferentes formas de manejo.

Enquanto em Itaguaré a proibição de construções e de comércio é total, na Praia de Guaratuba são vedados apenas os acampamentos, piqueniques e veículos na faixa de areia que conta, entretanto, com infraestrutura proporcionada por ambulantes, que oferecem comida, bebida, cadeiras de praia e guarda-sol.
As formas de acesso também são diversas. Penúltimo bairro de Bertioga antes da divisa com São Sebastião, Guaratuba é dividida em quadras identificadas por letras, números e diferentes portarias que permitem acessar a praia desde a rodovia Rio-Santos. Embora seja um condomínio, a passagem de visitantes pelas guaritas é livre. Nas ruas em formato de colmeia circulam mais bicicletas do que carros, conferindo um ar bucólico ao lugar.
A faixa de areia se estende por 5 km e convida os surfistas a pegar ondas no mar aberto.
A maioria do público, porém, se concentra no canto da praia onde o Rio Guaratuba desagua no mar. Ali os banhistas escolhem entre a água salgada e a doce, lembrando que a correnteza do rio pode ser forte e requer cuidados. A vista para a serra e o verde do manguezal que margeia o rio é deslumbrante. O local tranquilo é propício, ainda, para pescarias, passeios de caiaque e a prática do stand up padle.
Guaratuba também é cultura e turismo compartilhado. A Vila da Mata é uma comunidade localizada no Parque Estadual da Restinga de Bertioga, próximo à praia de Guaratuba. Com iniciativas exemplares de organização coletiva, a comunidade possui um centro cultural em bioconstrução, horta comunitária, receptivo de turismo de base comunitária, entre outros projetos protagonizados pelos moradores.
Com 4.140 metros de extensão que conduzem a uma cachoeira de água cristalina e potável, a trilha de Guaratuba requer monitoramento, de acordo com as regras do Parque Estadual Restinga de Bertioga.

A Trilha do Guaratuba está inserida em duas áreas naturais protegidas: o Parque Estadual Restinga de Bertioga e Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Bertioga, um local repleto de belas paisagens e grande diversidade de fauna e flora.
Para chegar lá, o caminhante atravessa densa mata paludosa, que faz parte da Mata Atlântica e contribui para a preservação de anfíbios e algumas espécies de aves, que podem ser observados ao longo do percurso. O piso arenoso e pedregoso, alternado com terra argilosa e leito de rio, torna recomendável o uso de tênis antiderrapante. Fazem parte do trajeto o ribeirão Perequê-Mirim e o Poço do Limão, ideal para um banho refrescante.
Cada viagem é única. Os sons, os aromas, a cultura do lugar, nosso estado de espírito. Tudo isso junto faz com que a viagem nos proporcione momentos especiais. No Sesc Bertioga não poderia ser diferente, pois une belas instalações a um universo rodeado de muita natureza.
Neste guia, listamos algumas sugestões de experiências que parecem singelas, mas que podem ser inesquecíveis.
Ouvir A Cantoria E Observar Aves
Assistir O Sol Nascer No Mar

Assistir o sol nascer, com os primeiros raios de luz clareando a escuridão, refletindo suas luzes no oceano, aquecendo e anunciando um novo dia. Pode parecer complicado acordar tão cedo para vivenciar essa experiência, mas é um esforço que não decepciona. O Redário, que fica bem de frente para o mar, é um ótimo local para assistir a esse espetáculo. No local, além de apreciar a vista, é possível fazer uma boa leitura, meditar ou se permitir não fazer nada, se deixando embalar pela brisa e som do mar.
Através do projeto Avifauna a equipe de educadores ambientais do Sesc Bertioga já catalogou mais de 180 aves que deram seu ar da graça na Unidade. Parece que as aves também gostam muito daqui e vivem nos visitando! Só de fechar os olhos e ouvir sua cantoria já é possível alegrar o dia, mas para aumentar ainda mais o contentamento é possível fazer o empréstimo na Central de Atendimento do kit Passarinhar , um guia de observação contendo um binóculo, para visualizar melhor as aves, e também um material impresso que orienta na identificação de algumas espécies.
Apreciar A Vista Das Alturas
Bertioga está localizada entre a serra e o mar. Através de uma visita ao Mirante é possível ter uma vista da cidade em 360 graus, da exuberância da Serra do Mar, ao infinito do oceano.
Se Imaginar Em Uma Floresta Encantada
Chamamos carinhosamente o Bosque das Aves de “floresta encantada” porque o local está passando por um processo de acompanhamento e monitoramento para que, cada vez mais, a vegetação nativa possa se regenerar naturalmente. Com o crescimento das plantas, podemos observar diferentes aves e a dança das borboletas coloridas sobrevoando as flores. À noite, muitas vezes é possível encontrar corujas e vagalumes e, ao fechar os olhos, temos a sensação de um mergulho na floresta. O bosque também faz parte da história da arborização da Unidade, com espécies arbóreas que foram plantadas desde os anos 50.

Pedalar Sem Destino Pelas Alamedas
Para quem gosta de um pedal, é possível alugar uma bicicleta e pedalar pela praia, ou até mesmo dentro da Unidade. A surpresa acontece quando se permite sair sem destino e se perder pelas alamedas. Será possível descobrir uma encantadora Capela, que foi construída em 1948, quando tudo começou por aqui. Tem também a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, uma doação que o Sesc recebeu na década de 60, a Casa do Caiçara, que é uma casa cenográfica de janelas baixas e paredes de pau a pique, e muitos outros equipamentos que vão surpreender o seu passeio.
Brincar A C U Aberto
Quem nunca sonhou em brincar em uma casinha de madeira na altura das árvores?
A Casa da Árvore fica bem próxima do Circuito de Cordas e do Centro de Educação Ambiental, garantindo um passeio em família muito divertido. As crianças que quiserem explorar a Unidade vão descobrir também que, perto do estacionamento, tem um Brinquedo Musical no qual o som é criado a partir da interação com o instrumento musical gigante.
SE DESLUMBRAR COM OS AROMAS, CORES E SABORES
Fazer Amigos No Esporte
São muitas as histórias de grandes amizades que se formaram nas quadras do Sesc Bertioga. Com um Complexo Esportivo grande e diversificado, o convite é para participar das atividades oferecidas pelos educadores ou até mesmo pegar o material emprestado e tentar se organizar com os outros hóspedes para garantir a diversão. O espaço tem Campos de Futebol, Cancha de Bocha, Quadras, Minigolfe, Pista de Caminhada, Lago e um Ginásio da década de 60, que foi projetado por Ícaro de Mello Castro, arquiteto que desenhou outros espaços esportivos bastante conhecidos, como o Ginásio do Ibirapuera, por exemplo.
Tirar Os Cal Ados E Sentir A Terra
Pisar na terra com os pés descalços é uma prática de bem-estar agradável e muitas vezes, nas cidades mais urbanas, são poucos os locais que proporcionam essa experiência. Aqui é possível pisar na terra, na grama e até mesmo na areia fofa da praia. Para uma experiência diferente, uma boa dica é experimentar o Caminho dos Seixos Rolados, uma instalação que simula um córrego de rio, com pedrinhas e água corrente. A massagem nos pés promovida ao caminhar nas pedras com a água geladinha proporciona uma enorme sensação de bem-estar.
Ver um alimento brotar, um botão de flor florescer e comer uma frutinha direto do pé são experiências simples, mas que proporcionam alumbramento. No Viveiro de Plantas a vida brota da terra e nos proporciona uma experiência sensorial muito prazerosa. Os aromas do manjericão, da hortelã e da lavanda já são conhecidos por muitas pessoas, mas ainda assim encantam, por sua presença marcante. Os animais polinizadores fazem a festa, com visitas diárias das mais diversas aves e borboletas, além das abelhas nativas que moram no Meliponário, construído especialmente para a sua morada.
Caminhar Sentindo A Maresia
A maresia é uma névoa fina e úmida, formada por pequeninas gotículas de água salgada, sopradas pelo movimento das ondas do mar. Tem quem não goste, mas uma coisa é fato: só é possível ter essa experiência no litoral. Uma caminhada na praia, sentindo a brisa e o aroma que vêm do mar, pode ser uma experiência bem prazerosa. Para finalizar o passeio, a dica é, após a caminhada, com o corpo ainda aquecido, entrar no mar e mergulhar por debaixo das ondas. A sensação será de “alma lavada”.