Comunicação Eleitoral

Page 242

242 Analisando o comportamento das citações de valência positiva, verifica-se que o comportamento é semelhante ao das citações, ao longo do período. Na pré-eleição e no primeiro turno, houve um crescimento para os dois candidatos. Já no segundo turno, as valências positivas diminuíram para ambos. Serra, novamente, apresentou a maior queda (-0,138), em relação à sua adversária (-0,094). Esse fato se constata no gráfico 8. GRÁFICO 8 – NÚMERO DE CITAÇÕES POSITIVAS PARA SERRA E DILMA, NA FSP, EM 2010.

Fonte: Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública – UFPR e Núcleo de Pesquisa em Mídia, Política e Atores Sociais – UEPG.

No que diz respeito às valências negativas, observa-se uma diferença no comportamento do jornal FSP diante dos dois principais presidenciáveis. Serra apresenta um crescimento desta valência no período pré-eleitoral e também durante o primeiro turno. Todavia, no segundo turno, o candidato apresenta uma queda (b1 de 0,026). Já para Dilma, o comportamento é diferente do candidato tucano. Ela apresenta uma queda no período pré-eleitoral (-0,0047), e possui um aumento no primeiro e segundo turno do pleito (0,030 e 0,028, respectivamente). As informações podem ser observadas no gráfico abaixo:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.