revista Observatório #17

Page 219

DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO MERCADO EDITORIAL

Fabio Malini

“A escritora se comunica dizendo sempre aquilo que muitos estão a dizer, numa espécie de prisão ao ‘assunto do momento’.”

Nesse sentido, a escritora se inscreve na cultura pop juvenil, ficando ligada sempre na flutuação dos desejos dessa faixa etária. Ao mesmo tempo, isso gera um processo comunicacional tautológico em que a escritora se comunica dizendo sempre aquilo que muitos estão a dizer, numa espécie de prisão ao “assunto do momento”. Um dado muito interessante que conseguimos identificar são as URLs (endereços na internet) que mais foram mencionados pelo público de Thalita. Boa parte dos links forma uma comunidade virtual de fãs em torno da escritora, como exemplo: Tudo Sobre Thalita3 , Eu leio Thalita Rebouças4 , Fala Sério no Norte Shopping5 . Foram mais 70 links diferentes apontados, pelo público, para sites relacionados com a obra da escritora. Muitos fãs criam eventos no Facebook e publicam em posts e em blogs dedicados a acompanhar Thalita. 2. A literatura brasileira retuitada: consumidores num lugar, editora em outro A palavra livro é utilizada cotidianamente nas redes sociais. Ora para demarcar um sentimento de tédio (“tenho que ler um livro, ai, que preguiça”), ora para recomendar obras literárias para amigos e seguidores. Em dois meses de coleta, identificamos todos os posts publicados no Twitter com as palavras literatura, livro e escritor. Na última, separamos quatro deles: Leminski, Clarice, Caio Fernando Abreu e Machado de Assis. Quantos tweets cada um produziu? Foram mais de 70 mil tweets que os autores obtiveram no período, com exceção de Machado de Assis, com 35 mil tweets. A tese de que os perfis de redes sociais não discutem literatura em tempo real é, além de uma especulação simplista, um luta vã. A rede se tornou um manancial de novos críticos, novos mediadores da literatura, por onde as obras da nova geração e dos autores “mortos” ganham vida e sobrevida.

219


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.