Issuu on Google+


SACA SÓ... VEM PRO RIO NESSE VERÃO EM PLENA PRIMAVERA, CURTIR A CIDADE MARAVILHOSA, SÓ DE BOAS NA ILHA DO FUNDÃO, ENTRE A BAÍA DE GUANABARA E O MANGUE, ENTRE ABRICÓS E PILOTIS. ACOMPANHADO DE GENTE BONITA E INTELIGENTE....TÁ ESPERANDO O QUE MANÉ? O GALO JÁ CANTOU, A HORA É ESSA...


SABEMOS QUE TODOS OS NOSSOS LINDOS PARTICIPANTES ESTÃO LENDO ESTE BELO, COLORIDO, E FLAMEJANTE MANUAL DE CABO A RABO, NÉ NÃO? ENTÃO... SÃO DE SUMA IMPORT NCIA A LEITURA E COMPREENSÃO DO MANUAL, POIS A PARTIR DELE, VOCÊ, PARTICIPANTE, RECOLHE TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E NOS AJUDA A CONSTRUIR ESSE SEMINÁRIO DA FORMA MAIS LINDA PLANEJADA PRA VOCÊS. SÓ VAI FALTAR AGORA VOCÊ COLAR COM A GENTE NESSE PASSO A FRENTE PELO NOSSO ENSINO.

DEPOIS DE MUITO TEMPO DE TRABALHO E DISCUSSÕES PREPARAMOS COM A MAIOR DEDICAÇÃO UM SEMINÁRIO QUE BUSQUE O OLHAR CRÍTICO SOBRE O NOSSO ENSINO EM ARQUITETURA E URBANISMO. QUE TEM SIDO PALCO DE REFORMAS CURRÍCULARES QUE NEM SEMPRE CONTEMPLAM AS NECESSIDADES REAIS E A ABORDAGEM NECESSÁRIA DE NOSSA FORMAÇÃO ACADÊMICA. E EM MUITOS CASOS, ESTAGNAÇÃO DO ENSINO, DESCONSIDERANDO MUDANÇAS DAS GRADES CURRÍCULARES.

O MOMENTO É ESSE, PASSAMOS POR UMA RENOVAÇÃO DA CRÍTICA E DA VISÃO POLÍTICA DA NOSSA SOCIEDADE, E MAIS DO QUE NUNCA DEVEMOS EXERCITAR A REFLEXÃO DOS CAMINHOS QUE NOSSAS FACULDADES E UNIVERSIDADES TEM NOS OFERECIDO. E VOCÊ? TÁ SATISFEITO (A) COM SEU CURSO? OQUE FALTA?A GRADE AGRADA? O QUE TEM DE BOM? VIRAR NOITE TÁ MANEIRO, DOIDÃO (ONA)? TRAGA SUA EXPERIÊNCIA, SUAS CRÍTICAS E ANSEIOS PELO NOSSO ENSINO, VAMOS CONSTRUIR JUNTOS OS RUMOS DA NOSSA PROFISSÃO NO VISU MAIS BONITO QUE TA TENO.


TÉCNICA DISCUSSÃO SOBRE TÉCNICA, TECTÔNICA E A EXPRESSÃO DESSAS TEMÁTICAS A PARTIR DA ABORDAGEM E ENFASE, E O REFLEXO DAS MESMAS NO EXERCER DA PROFISSÃO.

PROCURAMOS DAR CONTINUIDADE A DISCUSSÕES MUITO PRESENTES E POUCO DISCUTIDAS SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO, GRADE CURRICULAR NAS NOSSAS ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO. TENDO ISSO EM VISTA DESENVOLVEMOS A TEMÁTICA EXPRESSÃO CRÍTICA, QUE TRATA SOBRE A EXPRESSÃO, MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, ATRAVÉS DA LINGUAGEM DA ARQUITETURA. A CRÍTICA A NOSSA FORMAÇÃO PASSA PELO QUESTIONAMENTO E ENTENDIMENTO SOBRE OS ASPECTOS QUE COMPÕE A EXPRESSÃO DA ARQUITETURA E URBANISMO, NESSE SENTIDO IDENTIFICAMOS TRÊS PAR METROS: METODOLOGIA/REPRESENTAÇÃO, TÉCNICA E POLÍTICA. A TEMÁTICA SERÁ DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE MESAS REDONDAS, OFICINAS, WORKSHOPS, DIN MICAS, CONVERSAS E DEBATES INFORMAIS.... VAI VENDO…

POLÍTICA COMO PODEMOS ENTENDER O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES? COMO QUESTIONAR? COMO SE POSICIONAR? E O QUE FAZER DIANTE DO QUE SE É IMPOSTO? COMO ESSA DISCUSSÃO PODE ACONTECER NO MEIO ACADÊMICO?SEM VIOLÊNCIA? ENTRAREMOS NA COMPLEXIDADE DO PAPEL POLÍTICO E SOCIAL DO PROFISSIONAL ARQUITETO, ENTENDENDO SUA RESPONSABILIDADE E FUNÇÃO NO DESDOBRAMENTOS DA CIDADE E DA POLÍTICA. PERECEBEMOS CADA VEZ MAIS, UMA DISTENSÃO, UMA FRAGMENTAÇÃO DA CIDADE QUE ULTRAPASSA UM A SEGREGAÇÃO E EXCLUSÃO SOCIAL DA CIDADES. E AONDE NÓS ENTRAMOS NISSO? METODOLOGIA COMO A METODOLOGIA DE ENSINO DE ARQUITETURA INFLUENCIA NA NOSSA FORMAÇÃO? A PARTIR DA APRESENTAÇÃO, DEBATES E EXPERIMENTAÇÃO DE DIFERENTES VISÕES ACERCA DE DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO E REPRESENTAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTENDER NÃO SÓ AS DIFERENÇAS, MAS NO QUE NOS SENTIMOS CONTEMPLADOS E O QUE QUEREMOS PROPOR E DEBATER SOBRE ISSO NAS NOSSAS FACULDADES.


1_ JÁ ESTÁ INSCRITO NO RGFENEA?! AINDA NÃO ? ENTÃO ENTRA LÁ SE CADASTRE E SE INSCREVA NO SERES RIO 2013! 2_AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE TUDO SOBRE O NOSSO PSEUDO VERÃO (TEMOS CERTEZA QUE VOCÊ LEU COM ATENÇÃO TUDO QUE O GALO CANTOU POR AQUI), VOCÊ ENTRA NO RG FENEA E PREENCHA COM MUITO CARINHO O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO! 3_AGORA VOCÊ JUNTA SUAS MOEDAS E DEPOSITA NA CONTA DO SERES 50 REAIS ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIA ONLINE OU DEPÓSITO INDENTIFICADO NA BOCA DO CAIXA! PRECISAMOS MUITO SABER QUEM É VOCÊ! 4_ULTIMO PASSO! ENVIE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO E UMA COPIA DO SEU RG PARA O E-MAIL: CREDE.SERES.RIO@GMAIL.COM E AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO!

CONTA DO SERES!!! BANCO DO BRASIL AGÊNCIA 0001-9 CONTA POUPANÇA 34221-1 VARIAÇÃO 51 TITULAR: VÍTOR HALFEN MOREIRA


Manual de participante