
1 minute read
Àmesacom... Àmesacom...
O Meu nome é Ana Paula Rebelo, sou natural do Barreiro, mas vivo há 59 anos em Alhos Vedros, desde muito cedo que me juntava com a minha mãe e uma avó materna a fazer os bolos para as ocasiões especiais, como Natal, Páscoa, etc.
O primeiro bolo que aprendi foi os folares da Páscoa. Entretanto quando era jovem quis trabalhar em fábricas, visto que em Alhos vedros havia muita fábrica de cortiça e confeções. Nos últimos anos trabalhei numa fábrica no Lavradio de lavandaria que já fechou.
Advertisement
Há 4 anos os meus pais adoeceram e eu tive de tratar deles, nos tempos livres ia fazendo um bolo de aniversário para uma amiga, um familiar, etc. Agora que eles já faleceram vou continuando a fazer pois é o meu momento de escape, amo o que faço e adoro ver a carinha das crianças quando veem o seu bolo de aniversário. Nunca fiz nenhum curso, vou aprendendo com vídeos que vejo. Adoro Alhos Vedros não me via a viver noutro lado, é uma vila pequena, mas muito calma e foi aqui que me batizei, casei, trabalhei e criei a minha filha.
Deixo abaixo, uma das minhas receitas, o Bolo Indiano
BoloIndiano BoloIndiano Massa:
5 ovos;
2 1/2 de açúcar;
2 1/2 de pão ralado;
1 colher de sopa de canela;
1 /4 da medida de óleo;
Uma colher de pó royal;
A minha medida tem 200 ml.
Recheio:
2 latas de leite condensado;
1 caixa de natas;
2 gemas;
2 colheres de maizena;
2 colheres sopa de margarina;
Preparação:
Para a massa, separa-se as gemas das claras.
Bate-se as claras bem firmes, noutro recipiente junta-se o açúcar às gemas e bate-se até ficar um creme esbranquiçado, depois junta-se o óleo e bate-se bem, em seguida junta-se o pão ralado e a canela, for fim mistura-se as claras em castelo e o pó Royal.

Leva-se ao forno numa forma untada com manteiga e farinha, durante 40 minutos a 180 graus.
Para o recheio junta-se tudo numa panela de fundo grosso e vai ao lume brando mexendo sempre até engrossar, quando estiver pronto põe-se num recipiente tapado com um plástico junto ao creme para não apanhar ar até esfriar.
Quando o bolo e o creme estiverem frios, corta-se o bolo ao meio e molha-se com leite, recheia-se com metade do creme e monta-se o bolo.
Por fim barra-se o bolo todo com o restante do recheio, juntando canela.
Bom apetite