1 minute read

Àmesacom... Àmesacom...

A “Doces Vilão” é uma marca recente, foi lançada em 2022.

O meu nome é Teresa Lima e resido nas Arroteias. Já faço bolos há muito tempo, aprendi com a minha mãe e avó materna. Foi através delas que adquiri o gosto pela doçaria e bolos alentejanos, dada as suas raízes.

Advertisement

Foi pelos doces e bolos alentejanos que comecei, pois além de serem muito bons, foi a forma de aprender e praticar tudo o que me ensinaram.

Passei por muitas etapas, não foi um percurso fácil… Hoje em dia obtemos todos os produtos para a confecção dos doces e bolos com muita facilidade, mas há 35 anos atrás, por exemplo para se conseguir obter até uma simples margarina folhada, era necessário deslocar-me até Setúbal, ao Pão de Açúcar. E, mesmo assim, por vezes só conseguia comprar na época de Natal.

Os anos foram passando e fui evoluindo, no entanto sabia que a próxima etapa que me faltava, era aprender a decorar bolos de aniversário. Há 28 anos atrás, uma senhora de Alhos Vedros disse-me que caso eu quisesse aprender decoração de bolos e creme tinha muito gosto em ensinar-me… Era uma oportunidade que não poderia deixar passar, pelo que aceitei de imediato, pois todos sabemos que é difícil alguém oferecerse para transmitir este tipo de ensinamento.

Como a grande maioria das mulheres, trabalhava, naquela altura, na fábrica Helly Hansen. Com o encerramento da fábrica e estando no desemprego, decidi que estava na altura de inscrever-me num curso de pastelaria e profissionalizar-me na área de que tanto gosto. Formei-me em pastelaria no CFPSA – Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, em Lisboa, no ano 2000/2001. Desde que me formei e, por forma a estar sempre actualizada na área da pastelaria, continuo a frequentar acções de formação no CFPSA.

Quem comigo trabalhou na fábrica Helly Hansen conhece a receita de “Bolo de Pêro e Nozes” que escrevo.

Espero que gostem.

This article is from: