Issuu on Google+

Informe 1

Defesa de Tese de doutorado de Renato Barbosa Reis

Aconteceu no dia 17/03/2014 às 14 horas no auditório do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, a defesa da tese de doutorado do geógrafo Renato Barbosa Reis, colaborador da Área de Meio Ambiente (AMA) do SENAI. O titulo da tese foi “AVALIAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DO GRADIENTE SOCIAL NAS INFECÇÕES POR LEPTOSPIRAS EM UMA COMUNIDADE DE SALVADOR/BA”. O objetivo do trabalho foi de identificar fatores de risco para infecção por Leptospiras no contexto ambiental e socioeconômico na comunidade de Pau da Lima, localizada na região central de Salvador, Bahia. Os achados deste estudo serviram para ampliar

1 - Informe AMA | Março, 2014

ÁREA DE MEIO AMBIENTE 01/03 a 31/03/2014 Salvador - Bahia o conhecimento científico sobre ás áreas de risco, modo de transmissão da leptospirose no ambiente urbano, bem como estão auxiliando a guiar politicas públicas para intervenções, focalizadas nas comunidades com maiores deficiências na infraestrutura de saneamento, que servem como fontes de transmissão da doença. Na ocasião da defesa, os colegas da Área de Meio Ambiente prestigiaram o mais novo doutor do SENAI DR Bahia.

Figura 1: Colaboradores da AMA presentes na defesa – Daniel Sacramento, Mariane Costa, Renato Reis, Pedro Pozzi, José Rafael Lopes e Camila Chamusca.


Informe 2

Curso de Metodologia em Gerenciamento de Projetos – Project Model Canvas

No período de 17 a 21 de março de 2014, colaboradores da Área de Meio Ambiente participaram do curso da 9ª Edição do Curso de Metodologia em Gerenciamento de Projetos, que servirá de base para um melhor gerenciamento dos projetos executados pela área. Com o intuito de apoiar os coordenadores de Projetos na etapa de elaboração de pré-seleção de temas, o Escritório de Projetos também apresentou o Project Model Canvas – desenvolvido por José Finocchio Jr, uma metodologia baseada nos princípios do Business Model Generation. A metodologia Canvas é ideal para ser utilizada durante a fase do planejamento preliminar de

2 - Informe AMA | Março, 2014

ÁREA DE MEIO AMBIENTE 01/03 a 31/03/2014 Salvador - Bahia projetos, e tem como principais benefícios envolver todas as partes interessadas no projeto desde a sua concepção, acelerar o processo de tomada de decisões estratégicas e facilitar o planejamento em grupo, proporcionando melhores resultados na identificação de riscos e na geração de ideias consistentes.

Figura 2: Colaboradores da AMA que participaram do Curso de Metodologia em Gerenciamento de Projetos: Marina Lordelo, Patrícia Bahia, Arilma Tavares, Viviane Spencer e Alexsandro Reis.


Informe 3

Foi realizado no Centro de Tecnologia Ambiental (CTA/ SENATI) mais um encontro do Comitê de Coordenação Conjunta do Projeto em Lima.

No período de 26 a 28 de março de 2014, foi realizado mais um encontro do Comitê de Coordenação Conjunta (CCC) do Centro de Tecnologias Ambientais (CTA) – Projeto de Cooperação Técnica Trilateral Brasil – Alemanha – Peru no SENATI em Lima, Peru. Estiveram presentes representantes das instituições envolvidas: Sra. Eliana Nicolini, Unidade de Relações Internacionais do SENAI-DN; Sra. Edisiene Correia, gerente da Área de Meio Ambiente – AMA do SENAI Departamento Regional da Bahia; Carlos Zarate, consultor GIZ da Cooperação Alemã; Sr. Carlos Herandez, gerente de desenvolvimento do SENATI e Judy Muñoz, coordenadora interina do CTA. O encontro teve como objetivo fazer a entrega oficial dos produtos desenvolvidos ou apoiados pela co-

3 - Informe AMA | Março, 2014

ÁREA DE MEIO AMBIENTE 01/03 a 31/03/2014 Salvador - Bahia laboradora expatriada do SENAI Bahia, Kátia Goes, durante o período de três anos de expatriação, com retorno oficial ao Brasil marcado para final de março. Além disto, foi apresentado o status do processo de compras dos equipamentos previstos pelo Projeto, pela colaboradora Nádia Lima da Fieb, destacada para realizar este trabalho em Lima.

Figura 3: Participantes do CCC: Nádia Lima, Edisiene Correia, Carlos Hernandez, Judy Muñoz, Kátia Goes e Eliana Nicolini realizado em março de 2014.


Informativo AMA - Março 2014