80 anos

Page 205

Bancários no novo milênio

bom termo na Campanha Salarial 2000/2001. Na véspera do Natal, o SEEB promoveu um dia diferente em frente ao prédio da Caixa (localizado na Praça Carlos Gomes) e na agência Zacarias. Cigano, pai de santo, magos e feiticeiros participaram durante toda a manhã de uma manifestação onde tentavam reverter a má sorte dos funcionários. Diretores distribuíram um panfleto denunciando também a discriminação do banco no atendimento a clientes e convidando-os a brigarem pelos seus direitos. A luta por melhores salários arrastou-se até março de 2001, terminando sem grandes resultados.

FGTS

Capítulo 6

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região mobiliza-se frente à briga nacional para garantir a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em ocasião das perdas com os planos Verão (1989) e Collor I (1990). Em 31 de agosto de 2000, o Superior Tribunal Federal (STF) dá ganho de causa aos trabalhadores, que receberiam mais de R$ 40 bilhões. A luta estende-se por mais um ano, quando seria decidida a maneira de quitação desse resíduo pelo governo. A CUT apresenta proposta de que o pagamento da dívida deveria ser feito de forma imediata aos cidadãos de menor renda a aos demais em um prazo máximo de três anos. Entretanto, o governo fecha acordo com a Força Sindical para pagamento em parcelas semestrais que só viriam a cessar em 2006, sem pagamento de juros. E ainda a adesão dos trabalhadores ao acordo seria mediante ao cancelamento das ações judiciais que muitos deles tinham em andamento.

2001: um outro mundo é possível O ano começa com a participação do Sindicato no Fórum Social Mundial5, promovido pela primeira vez por movimentos progressistas de vários países com a finalidade de lutar pelo desenvolvimento humano e contra a globalização neoliberal, discutida anualmente no Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça, desde 1971. O encontro, que reuniu dez mil pessoas representando 120 países, aconteceu entre os dias 25 e 30 de janeiro, em Porto Alegre, com a realização de mesas-redondas, conferências e oficinas, cujos debates giraram em torno de temas como democracia, ética e solidariedade entre os povos, privilegiando a participação popular e a implementação de políticas públicas de inclusão social com participações de mo80 anos do Sindicato dos Bancários de Curitiba

5

O 1º Fórum Social Mundial contou com: 4.702 delegados 2.570 nacionais 1.509 de 117 países 764 veículos de comunicação, sendo 442 nacionais e 322 de 52 países 104 painelistas de 36 países 165 convidados 51 tradutores

203


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.