80 anos

Page 125

Bancários avançam rumo à abertura política

para fazer as grandes passeatas. O SEEB passa a ajudar novamente outros sindicatos a estruturarem-se para melhorar a condição de vida das suas categorias como os petroleiros e os empregados da construção civil, além de apoiar movimentos sociais e organizações como o MST (Movimento dos Sem Terra). “O Sindicato dos Bancários desempenhou um papel importante neste processo de redemocratização e de construção do movimento sindical aqui no estado do Paraná”, diz Vanhoni. Inicia-se a era das grandes assembleias e em locais que possibilitavam maior ajuntamento de pessoas, como a sociedade Dom Pedro II, a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e a Sociedade Beneficente Protetora dos Operários, no Largo do São Francisco.

Capítulo 4

Antes e Depois de Zanetti Paulo José Zanetti sempre esteve na linha de frente dos movimentos grevistas de Curitiba. Ao microfone e em cima do caminhão de som: esta é a forma que a maioria dos amigos e bancários lembra deste sindicalista. Zanetti chegou à presidência do Sindicato em 1987, entretanto já havia ocupado diversos cargos na entidade. Começou como 2º secretário em 1975, depois foi secretário geral, vice-presidente e finalmente presidente no triênio 1987-1990. Foi nesse período que o SEEB atingiu o maior número de associados de sua história. “Dos 25 mil bancários existentes na Grande Curitiba, 22 mil eram sócios”, conta Zanetti. Para que isto acontecesse, primeiro ele vendeu alguns terrenos adquiridos no período de Saldanha. Depois comprou uma impressora, para confecção do Jornal dos Bancários em grande escala. A segunda aquisição foi um caminhão de som. Alguns o apontam como louco pela direção que deu à entidade. Outros tendem separar a história do Sindicato em Antes e Depois de Zanetti, muito pela organização de luta que adquiriu e pelo diálogo com toda a categoria, independente de seu credo político e ideológico. Zanetti deixa sua marca por onde passa. Hoje é vicepresidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), o maior sindicato da América Latina, com mais de 600 mil associados. 80 anos do Sindicato dos Bancários de Curitiba

123


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.