Circuito de Festivais de Teatro

Page 6

de que as pessoas envolvidas com o fazer teatral podem se tornar cidadãos conscientes e cada vez mais críticos, à medida que tomam posse de mais uma maneira de construir um depoimento sobre o mundo. Uma das maiores façanhas do Festival Velha Joana é sua organização, através de três mostras distintas: Mostra Panorama (com grupos do município), Mostra Regional (grupos de cidades vizinhas) e Mostra Oficial (espetáculos de importantes grupos, companhias e coletivos do Brasil). Além disso, promove intercâmbio e espaços para trânsito de troca do fazer artístico e de contaminação, integrando aquele grupo de carreira consolidada ao grupo que inicia suas atividades profissionais e ao jovem ator que se apresenta pela primeira vez. Estudos aprofundados, estudos que se iniciam, processos e mais processos num jogo de cena que envolve não apenas os atores, encenadores e técnicas, mas também um grande sistema de subsistência e formação de plateia. Em um importante ensaio sobre a arte teatral, o filósofo Denis Guénoun pergunta, já no título: “O Teatro é Necessário?”. Para ele, existem dois tipos de necessidade. Uma biológica, essencial à vida do homem, como a necessidade de água. Outras necessidades são constitutivas daquilo que nos faz humanos e que, por essa razão, são exigidas por uma necessidade cultural, construída por aquilo que entendemos como necessário, fundamental para se opor à morte, para que nossa existência realmente seja considerada viva. Esse é o tipo de necessidade que seria gerada pelo teatro: não apenas porque ele constitui e estrutura formas e narrativas que analisam nossa própria existência, mas fundamentalmente porque a arte teatral está erguida sobre o ato de jogar. Esse jogo não é inato: ele é fruto de um aprendizado construído pelo trabalho de artistas que já superaram a dicotomia entre o “fazer arte” e o “ensinar arte”, pois já entenderam que a permanência do teatro consiste na urgência da necessidade gerada por ele. Em sua nona edição, o Festival Velha Joana fortalece a força desse chamado por mais um ano. Esse é seu trunfo. Que venham muitas outras edições, para que o jovem Velha Joana supere a idade de sua homenageada!

TEATRO FACES Fundado em março de 2005 por jovens atores com o intuito de criar uma cena teatral no município de Primavera do Leste-MT, acabou se estabelecendo como um projeto de teatro de grupo e de formação de atores e plateia que movimenta os mais diversos espaços públicos do município. Participou de maneira atuante da Federação Mato-grossense de Teatro (FEMAT) pelo fortalecimento de espaços de circulação e encontro dos grupos do Estado. Após o encerramento das atividades da FEMAT, o Festival Velha Joana, produzido pelo Teatro Faces há nove anos, passou a dialogar, principalmente, com os grupos sediados no interior de Mato Grosso, buscando a manutenção de um espaço de encontro e trocas do fazer artístico. Tem, nos assuntos ligados à morte e suas ritualizações nas mais diversas comunidades, sua mais importante pesquisa. Mas está na organização estrutural e de manutenção sua principal característica: Fundou, em 2009, a Escola de Teatro Faces, que recebe anualmente uma média de 300 alunos, das mais diversas idades. Criou um sistema de bolsas de estudos em Teatro ofertada a jovens atores que desejam seguir a carreira teatral; e, juntamente com a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, trouxe a primeira graduação na área das Artes Cênicas em Mato Grosso.

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.