Em Busca da Imperfeição

Page 1

Oficina de Fotografia de Scott MacLeay Fotógrafo, artista de novas mídias, compositor, curador www.scottmacleay.com Na Busca da Imperfeição

Na Busca da Imperfeição

“Nós somos imperfeitos em todos os sentidos possíveis. É difícil conceber a vida na ausência das inúmeras formas de imperfeição que pontuam a nossa existência diária. E, no entanto, para a maior parte das pessoas, a fotografia se manteve resolutamente dedicada à busca de várias formas de perfeição, sejam técnicas ou estéticas, sem dúvida resultado de ter nascido sob o desejo de fixar permanentemente representações bidimensionais da realidade, durante uma época em que a celebração da beleza constitui um dos objetivos primários da expressão artística.

Todavia, a contribuição mais importante da fotografia para a compreensão do mundo que nos rodeia pode eventualmente vir de sua capacidade de explorar a imperfeição em um contexto conceitual extremamente aberto, celebrando seu poder de inspirar e expondo o seu potencial para irreverência.

A relevância e o poder da imperfeição são revelados naturalmente quando escolhemos substituir a comunicação de mensagens facilmente compreensíveis como principal preocupação de uma mídia por formas mais ambíguas de auto-expressão, quando escolhemos tratar o processo como conteúdo, quando usamos o mundo concreto ao nosso redor como uma base de dados e não como um produto final para ser representado fotograficamente.”

A fotografia tem sido tradicionalmente focada em representações visuais de conteúdo concreto e não de processos e é uma vítima da exigência de clareza inerente a tais abordagens. Nós gostamos de saber para onde estamos indo e como chegar lá. Conceitualmente falando, os fotógrafos tendem a ser orientados para destinações.

Este workshop questiona esta tradição e faz perguntas tais "como faço para começar a partir de onde estou para uma destinação totalmente desconhecida, que eu sei é inerentemente importante, sem saber exatamente o porquê?" A resposta está inexoravelmente ligada a abraçar a imperfeição (e sua aliada, interferência) de uma forma ou de outra - dúvida, ambiguidade, desequilíbrio e inúmeras outras manifestações.

© 2017 Scott MacLeay / Creative Process (CNPJ: 28.031.009/0001-89) rua Dr José Bahia Bittencourt, 45 - Florianópolis / SC 88054-500 – Brasil - Email:scottmacleay@gmail.com / telefone: 48 99926 9588
Oficina de Fotografia de Scott MacLeay - F ot ó grafo, artista de novas mídias, compositor, curador

Data: Local:

Carga horária – 3 opções: 16h (4 encontros de 4 horas) / 12h (versões condensadas: 3 encontros de 4 horas) ou 2 encontros de 6 horas)

Pré-requisitos: Sólida base de técnicas fotográficas. Os participantes devem trazer exemplos (impressões ou em pen drive / HD) de quaisquer retratos autorais que tenham produzido. Eles também devem ter um método para transferir arquivos de suas câmeras para o computador da oficina

Número de vagas: 16

Dia 1

Programa: Oficina de 2 encontros

• Leitura de exemplos do trabalho dos estudantes

• Redefinindo objetivos e perspectivas conceituais e estéticas na fotografia contemporânea

• Introdução ao tema da imperfeição

• Criando e capturando situações, não momentos

• Considerando o processo como conteúdo

Dia 2

• crítica dos exercícios realizados pelos alunos

Abordagens práticas para imperfeição

• O visor é um prisão

• Desistindo de controle total – o poder do acaso

• Arte performática /e abordagens teatrais em fotografia

Equipamento necessário para realização da oficina: Projetor/monitor com conexão para computador

/ telefone: 48
© 2017 Scott MacLeay / Creative Process (CNPJ: 28.031.009/0001-89) rua Dr José Bahia Bittencourt, 45 - Florianópolis / SC 88054-500 – Brasil - Email:scottmacleay@gmail.com
99926 9588
rua
- Email:scottmacleay@gmail.com / telefone: 48 99926 9588
© 2017 Scott MacLeay / Creative Process (CNPJ: 28.031.009/0001-89)
Dr José Bahia Bittencourt, 45 - Florianópolis / SC 88054-500
Brasil

Scott MacLeay é mestre em Ciências Econômicas pela London School of Economics e deixou seus estudos de doutorado para prosseguir carreira em fotografia em Vancouver, especializando-se em fotografia de moda e retrato editorial. Em 1979, mudou-se para Paris a fim de se dedicar em tempo integral à exposição do seu trabalho, sendo representado em Paris pela Galérie Créatis e em Nova York pela Galeria Marcuse Pfeifer. Ele tem exibido amplamente em galerias e museus nacionais na América do Norte e do Sul, Europa e Japão e suas imagens estão presentes em inúmeras coleções privadas e de museus.

Seu trabalho no campo da videoarte abrange mais de três décadas e suas obras foram incluídas nas seleções oficiais de festivais no Japão, nos Estados Unidos e no Canadá.

Na década de 1980, foi nomeado Diretor do prestigiado Center for Media Art and Photography (CMAP) do vanguardista American Center, em Paris, onde se dedicou à produção de projetos audiovisuais, à curadoria de exposições fotográficas para o CMAP durante o Festival de Arles e ao desenvolvimento de programas pedagógicos de ponta para jovens artistas. Em 1987 fundou o MMAP (Music, Media Art and Photography) em Paris para dar continuidade ao trabalho realizado no CMAP e expandiu suas atividades para incluir consultoria em projetos audiovisuais de grande escala na França e na China.

Deixou o trabalho de fotografia analógica em 1988, dedicando-se à composição de música contemporânea para vídeoarte, cinema alternativo e a dança contemporânea, bem como para o seu grupo de pesquisa musical Private Circus, uma atividade que despertou o seu interesse em imagens digitais e tecnologias online. O grupo gravou dois CDs do trabalho de MacLeay: Small Crowds, uma ópera contemporânea e La Moitié de L'Histoire, uma compilação de obras compostas para a dança contemporânea.

Desde sua mudança para o Brasil, em 2010, ele divide seu tempo entre criações e exposições focadas em novas mídias, composição musical para instalações e exposições, exploração de interatividade on-line e curadoria para jovens artistas brasileiros de novas mídias. Ele é o autor do livro de ensaios Pensar, Sentir, Ver: Percepção e Processo em Fotografia, publicado em 2015 pela Editora Photos.

B iografia completa online: https :// en wikipedia org / wiki / Scott MacLeay

© 2017 Scott MacLeay / Creative Process (CNPJ: 28.031.009/0001-89) rua Dr José Bahia Bittencourt, 45 - Florianópolis / SC 88054-500 – Brasil - Email:scottmacleay@gmail.com / telefone: 48 99926 9588

Para mais informações sobre cursos, oficinas, residências e palestras, entre em contato com:

Scott MacLeay

email: scottmacleay@gmail.com

telefone (estúdio): 48 3207 9814

celular: 48 99926 9588

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.