Historia do Brazil. Tomo segundo

Page 428

418

HISTORIA DO BRAZIL.

630.

CAPITULO XVIII Negocios do Maranhão. — Alguns missionarios de Quito, fugindo pelo Napo abaixo, entregão-se ao rio, e chegão a Belem. — Sobe Teixeira o Amazonas. — Regressa com elle Acuña, que explora o curso do rio.

Os Inglezes no Pará.

Emquanto meio Brazil mudava de senhores, ficara o Maranhão até agora illeso d’esta guerra, Continuavão porem differentes aventureiros a procurar firmar pé n’estas partes, e cada vez mais formidaveis se havião tornado suas tentativas desde a perda d’Olinda. Outra vez se esforçárão os Inglezes por formar um estabelecimento na ilha dos Tocujos1 ; duzentos se fortiíicárão sobre o Rio de Philippe, e ja se dizia que um reforço de quinhentos homens se achava a caminho para unir-se a elles. Desde logo se alliárão com estes recemchegados os Tapuyas, sempre promptos a entregarem-se a quem lhes offerecesse protecção, certos de que nenhum jugo haveria mais intoleravel do que o dos Portuguezes. Muitas trihus, que se tinhão suhmettido a estes insaciaveis tyrannos, que taes erão elles por este tempo no Maranhão e Pará, 1

Tucvjús e não Tocujos. F. P.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.