Compendio das eras da provincia do Para

Page 236

[226] de vinte Seminaristas, e de duzentas vacas e uma porçaõ de terras, e algumas esmolas para patrimo­ nio do mesmo Seminario. Propõem aõ Governador [1746] Gaspar Barbo­ sa Lima, grande pesquizador das selvas, que está prompto naõ sò a mostrar arvores de Cascarilha , que elle descobrio nas serras do Paru, mas ainda a fazer um consideravel provimento deste poderoso expulsante de febres. Naõ foi aceitada a pro­ posição. Talvez algum motivo politico tolhesse naquelle momento a exportação de u m vegetal taõ precioso ; (a) porem como he desconhecido naõ se pode ajuizar do predominio que teria para descul­ par a recusaçaõ: ainda que muitas vezes motivos politicos naõ douraõ feitos, que naõ sofrem descul­ pa. 1747—1751. Decimooitavo Governador e Capitaõ-General do Estado do Maranhão e Gran-Pará Francisco Pedro de Mendonça Gurjaõ, Commendador da Ordem de Christo. Substitue-se a Joaõ de Abreu Castello Branco recebendo delle o bastaõ na sa­ la do Senado da Camera da Cidade do Pará aõs 14 de Agosto de 1747. Foi mandado passar da e comprehende alem das observaçoens Astronomicas e Geometricas. objecto principal da mismo, o debuxo dos mares por onde navegáraõ , e das terras , por onde transitarão, com as suas particularidades dignas de allençaó, como costumes, propriedades e natureza de seus habitantes, climas, temperie, plantas, e outras es peculaçoens curiosas de Historia Natural.

[a] Em um papel inedito vimos a asserção de que um Missionario Carmelita descobrira Quina no Rio Solimoens: mas não expressa nem о no­ те do Missionário nem o logar da descoberta,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.