5 minute read

(NOVAS) PROFISSÕES DO PRESENTE

Tecnologia

origem grega

Advertisement

TECKNE - técnica, arte ou ofício

LOGIA - estudo

Cada geração tem as características de seu tempo. Os trabalhos feitos atualmente são bem diferentes dos do passado e, certamente, não serão os mesmos no futuro em que viverão seus filhos e filhas, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas.

Tá na moda

Tendências de moda são previsões do que as pessoas vão escolher para vestir: cores, estampas, formatos, acessórios etc. As marcas de roupa criam suas coleções a partir dessas previsões.

• Quem se lembra da camisa gola V? Foi muito usada nos anos 2000.

• A pochete foi moda em 1980.

• O cabelo mullet era tendência nos anos 1980 e está de volta.

Coolhunter

Cool = legal, maneiro

Hunter = caçador

Coolhunter é um caçador de coisas legais, que estão na moda. Não se trata só de roupas e acessórios. Este profissional pode “procurar” lugares onde as pessoas gostam de ir ou suas comidas preferidas, por exemplo. Uma boa pesquisa de tendências ajuda as marcas a criarem produtos de sucesso, afinal, mostram o que as pessoas querem!

Minha avó é youtuber

Personalidades, celebridades ou criadores de conteúdo. Estes são alguns dos nomes dados a quem se dedica a trabalhar como youtuber. Pode parecer algo que só gente jovem faz, mas não se engane. Em 2020, o livro dos recordes – Guinness World Records –premiou uma obaasan, que é como se chamam as avós no Japão. Ela é a youtuber de games mais velha do mundo. Nascida em 1930, seu nome é Hamako Mori, e seu canal no YouTube tem mais de 250 mil inscritos. Quando o videogame foi lançado, ela se perguntou: “Por que só as crianças podem se divertir com isso?”, e comprou seu primeiro console há 40 anos. Após receber o prêmio pelo recorde, Mori-san declarou: “Depois de viver tantos anos, sinto mais do que nunca que jogar videogame por tanto tempo foi a escolha certa. Estou realmente gostando da minha vida, é uma vida cor-de-rosa”.

eSports: Profissão Gamer

Jogar futebol é uma paixão nacional! Com a criação de videogames, além da habilidade com a bola no pé, passou a ser valorizado o talento de se movimentar o jogador na tela, usando um controle. A chegada da internet e das transmissões ao vivo abriram portas para uma nova forma de se competir: os eSports. Os esportes eletrônicos são transmitidos em tempo real e os jogadores atuam como verdadeiros atletas do mundo virtual. Por mais que essa modalidade não exija tanto esforço físico, a dedicação dos atletas digitais também é grande. As equipes profissionais possuem centros, onde se pode ficar até 14 horas por dia estudando estratégias e treinando. Os tipos de eSports são variados, e algumas competições oferecem prêmios altíssimos em dinheiro.

Desenvolvedor de jogos

O Brasil é o 13º país do mundo em consumo de games, movimentando 1,5 bilhão de dólares por ano. Nesse cenário, a profissão vem crescendo rapidamente. As áreas de atuação são: design de jogos, roteiro, programação, design gráfico, design de áudio e teste de jogos. Esses profissionais criam e desenvolvem jogos até que estejam prontos para serem vendidos. No Brasil, já existe uma faculdade de jogos digitais.

Desenvolvedor de Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Realidade virtual e realidade aumentada são tecnologias de ponta que estão cada vez mais populares ao redor do mundo. Na primeira, a sensação é de se estar em um outro ambiente, normalmente usando-se óculos especiais para proporcionar essa experiência, graças a efeitos de computação gráfica. Já na realidade aumentada, é possível sobrepor elementos do mundo real e virtual, e o usuário de smartphone já consegue realizar este feito usando aplicativos específicos. Até poucos anos, trabalhar com essas tecnologias era apenas um sonho de muitos, mas hoje o mercado está cheio de possibilidades. Para se trabalhar nessa área, pode-se estudar tecnologia da informação, engenharia ou desenvolvimento de software.

Robôs em todos os lugares!

Se olharmos para o céu à noite e procurarmos um ponto brilhante avermelhado, vamos encontrar o planeta Marte. O que não dá para ver é que andam sobre o solo marciano dois robôs, enviados para se descobrir mais a respeito do planeta vermelho. Levar pessoas para Marte ainda é coisa do cinema, por isso robôs exploradores foram enviados para mandar informações sobre a presença de água e indícios de vida, além de proporcionarem o estudo do solo e do clima. Estes robôs/veículos são chamados de “rover”, que, em inglês, significa andarilho. Eles são capazes de se locomover em solos arenosos, ultrapassando buracos e pedregulhos. Se até em Marte já temos robôs, imagine quantos outros lugares eles já ocupam e de quantos tipos diversos? Para que eles existam, muitos profissionais diferentes são necessários: engenheiros de sistemas, engenheiros aeroespaciais, engenheiros de softwares, cientistas pesquisadores, assistentes executivos, escritores técnicos, engenheiros da computação, técnicos de laboratório. E aí, que tal participar da próxima missão?

Trabalhar de pijama?

Trabalhar em casa parecia um sonho impossível para muitos funcionários de empresas. No entanto, no período da pandemia da covid-19, companhias e colaboradores foram pegos de surpresa e tiveram que recriar suas rotinas de trabalho. Foi uma mudança complicada no início, mas quando todos aprenderam a usar os novos programas e ferramentas que surgiram para facilitar o trabalho remoto, deu para perceber que este modelo veio para ficar. Essa é uma ótima notícia para quem vai ingressar no “mundo do trabalho”, e não é só por poder trabalhar de pijama. Agora podemos atuar em qualquer cidade do Brasil, ou quem sabe até em outro lugar do mundo, sem sair de casa! Dependendo da profissão, é possível até viver viajando sem parar de trabalhar.

Startups

São empresas que começam pequenas, com poucos funcionários, mas têm um enorme potencial de crescimento, pois surgem para atender necessidades ainda não exploradas. Uber, Spotify e Airbnb começaram assim: desenvolvendo uma ideia que ainda não havia sido pensada e que hoje faz parte do nosso dia a dia. Ao contrário das empresas tradicionais, que precisam de uma quantia inicial de dinheiro para começar, as startups são lançadas no mercado com poucos recursos em busca de aportes para crescer. Dá até para conseguir apoio financeiro pela internet, com crowdfunding, que são plataformas de arrecadação para financiar projetos, a chamada “vaquinha”.

Eu quero essa vaca!

O termo vaquinha surgiu lá pelos anos de 1920, e acredite: na torcida vascaína. Naquela época, os torcedores se juntavam e contribuíam, cada um, com um pequeno valor para premiar os jogadores a cada partida ganha, como um incentivo em dinheiro, cuja quantia variava, seguindo os números do jogo do bicho; o número da vaca era o 25, correspondente à maior quantia da época, 25 mil réis. Com o passar do tempo, o termo foi sendo usado sempre quando várias pessoas se juntavam para reunir e doar alguma quantidade de dinheiro.

Fintechs

O nome fintech junta duas palavras “finança” e “tecnologia”. São empresas que criam várias ferramentas para organização financeira. Sem elas, não teríamos os bancos digitais e as transações bancárias feitas por smartphones. Há pouco tempo, antes da criação do banco online, era necessário ir à agência para fazer coisas triviais, como um depósito. Tudo tinha que ser resolvido dentro do horário de funcionamento. Se chegássemos na porta do Banco às 16h01min, tínhamos que voltar para casa e deixar o pagamento para o dia seguinte. Hoje já podemos pagar tudo por transferência digital a qualquer hora ou mesmo agendar uma transferência com poucos cliques.

Vagas Abertas E Trabalho Para Oferecer

O mercado de trabalho não é um lugar específico, como um supermercado! Usamos esse termo para definir a relação entre as pessoas que estão procurando trabalho e as que estão oferecendo, num sistema em que, como num mercado, negociam-se os preços e as quantidades. Nesse caso, o que está sendo “vendido” é o próprio trabalho.

Eu no mundo

Ser criativo, realizar bem as tarefas, chegar na hora marcada, mostrar suas ideias de forma clara e com respeito aos demais colaboradores… Tudo isso tem se mostrado cada vez mais importante para se obter um lugar no mercado de trabalho. Além das habilidades técnicas, ter inteligência emocional e boa comunicação faz toda a diferença.

Hardskills, do inglês habilidades duras

São habilidades técnicas que aprendemos em cursos e treinamentos, geralmente ligadas a uma profissão específica.

XSoftskills, do inglês habilidade suaves

São habilidades comportamentais, que envolvem a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas, saber gerir as próprias emoções, resolver problemas e usar a criatividade.