1 minute read

Quando foi inventada a primeira moeda?

O primeiro registro do uso de moeda metálica vem da Lídia, a atual Turquia, no reino da Ásia Menor, no século VII a.C. No decorrer da História, metais preciosos, como ouro e prata, foram substituídos por ligas menos nobres, como cobre e bronze, aumentando a circulação monetária. Já o papel-moeda surgiu no século VII, na China, mas só foi adotado no Ocidente, no século XVII, na Suíça. Não demorou muito para se popularizar, já que era fácil fabricar, armazenar, transportar e manusear, além de ser bem mais leve que o metal.

Trabalho e profissão... Tem diferença?

Advertisement

Embora sejam muito próximas, as palavras trabalho e profissão possuem diferentes significados. Trabalho é qualquer atividade produtiva ou criativa, e nem sempre envolve remuneração. Quando uma pessoa se empenha em uma tarefa, podemos dizer que ela está trabalhando.

Já a profissão é um tipo de trabalho especializado que exige em troca um pagamento. Cada ofício requer conhecimentos específicos que podem ser aprendidos em cursos técnicos, universidades, com a experiência ao longo da vida, com familiares ou outros profissionais.

A profissão no sobrenome

Antigamente, as pessoas costumavam ter um nome só. Com o crescimento da população, eles passaram a se repetir, e a solução foi acrescentar uma segunda palavra para evitar confusão. A origem dos sobrenomes é variada. A vegetação do lugar onde a pessoa morava ou a ocupação de sua família podiam ser a inspiração, por exemplo. O sobrenome Schneider significa alfaiate, em alemão; Shepherd é pastor, em inglês; Ferreira veio de Portugal e pode indicar a tradição da família em trabalhos com ferro. Muitos sobrenomes russos também são inspirados em diversas atividades como Singer (cantor), Fischer (peixeiro, pescador) e Gleizer (vidreiro).