2 minute read

Transportes Urbanos de Santo Tirso integram o Andante desde 1 de junho

do título simples a bordo (1,65 euros) e dos títulos multiviagens (1,27 euros).

No que se refere ao ajustamento das linhas, destaca-se a criação da Linha 1, também designada Linha Empresarial.

Advertisement

“Esta nova linha dos TUST vai servir, em especial, a Zona Empresarial da Ermida, onde trabalham diariamente cerca de 1700 pessoas, muitas delas provenientes de outras freguesias e de concelhos vizinhos”, realça Alberto Costa.

“Esta linha irá funcionar com recurso a um minibus, em horários articulados com a linha ferroviária Porto-Guimarães e os horários da maioria das empresas instaladas na Ermida”, acrescenta. Simultaneamente, “ao atravessar a Avenida Sousa Cruz, com paragem também na Central de Transportes, este autocarro vai ainda aproximar o centro da cidade de Santo Tirso da estação, servindo, desta forma, outros passageiros para além daqueles que trabalham na zona empresarial”.

Os ajustamentos das linhas dos TUST passam, igualmente, por um reforço dos horários da Linha 3, que irá unir a freguesia de Areias, Via Torre e Via Pinheirinho. “Serão mais três horários a ligar a zona sul de Areias, passando a servir a zona da antiga estação, bem como a atual estação ferroviária (pela Rua Lima Cordeiro) e a Fábrica de Santo Thyrso”, explica Alberto Costa.

A Linha 4 – Santa Cristina Via Ermida / Via Merouços – terá também um novo “desenho”, de forma a garantir a passagem pelas escolas para evitar a necessidade de transbordo. Esta linha fará o atravessamento da cidade com um horário ajustado para permitir aos estudantes irem almoçar a casa. Simultaneamente, passa a servir a zona do cemitério e hipermercado, bem como as populações da Rua Santo André (Ermida) e da Avenida Luís Areal (Tarrio).

Na Linha 5, que faz a ligação entre a Central de Transportes e Burgães, é ajustado o horário do almoço (13h30).

A Linha 6, que unirá Bairro a Santa Cristina, passa a servir o Centro de Saúde de Santo Tirso, assim como a zona do cemitério e do hipermercado. Além disso, serão acrescentados mais quatro horários à semana e dois horários ao fim-de-semana, al - tura em que terá paragem na Igreja de S. Miguel.

Por fim, a Linha 7, Várzea – Via Argemil /Via Carvoeira, passou a realizar um percurso circular entre S. Bento da Batalha, Argemil, Várzea, Fontiscos, Foral e Carvoeira. Esta linha passa a servir em toda a extensão a Rua de S. Bento da Batalha e a efetuar paragem na Zona Empresarial do Alto da Cruz.

À exceção da Linha Empresarial, todas as restantes passam, ainda, a dispor de ligações de ida e volta para as missas de sábado e de domingo.

Os passes da TUST podem ser adquiridos na loja TUST da Central de Transportes. Já o Andante pode ser requisitado no Espaço do Munícipe, na Câmara Municipal de Santo Tirso.

Parque do Verdeal abriu parcialmente

A margem direita do Parque do Verdeal, do lado de Vila das Aves, abriu ao público a 12 de maio. A abertura da totalidade do parque, que se estende à freguesia de S. Tomé de Negrelos, irá acontecer assim que terminem para corrigir os danos provocados pelo mau tempo do último inverno.

No total, está acessível uma área de dois hectares, do lado de Vila das Aves, onde se encontra incluído o parque infantil.

Para a conclusão da requalificação total do parque estão, ainda, previstos mais dois meses de trabalho. O acesso pedonal que liga as duas margens está, para já, interdito.

O Parque do Verdeal abrange uma área de cerca de quatro hectares. No total, a requalificação envolve um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros.

Scoutirso juntou centenas de escuteiros e guias

Centenas de escuteiros e guias participaram, em abril, na sexta edição do VI Scoutirso - Encontro Anual de Escuteiros e Guias de Santo Tirso. Este ano, o tema do encontro foi a "Solidariedade e Paz", numa edição organizada em parceria pelo Corpo Nacional de Escutas (12 agrupamentos), Companhia de Guias de Vila das Aves e Câmara Municipal.

Num dia repleto de atividades ao ar livre, no Parque Urbano Sara Moreira, o Scoutirso teve, como sempre, o objetivo de promover o convívio saudável e as sinergias entre escuteiros e guias.