Manual analise agua 2ed

Page 32

c) colocar a membrana filtrante no porta-filtro, com a pinça previamente flambada e fria; d) agitar o frasco contendo a amostra, pelo menos 25 vezes; e) destampar e flambar a boca do frasco; f)

verter, cuidadosamente, 100 ml de amostra no porta filtro, evitando que a água respingue sobre as bordas superiores;

g) ligar a bomba de vácuo (seringa) e fazer a sucção; h) após filtrada a amostra, lavar 3 vezes as paredes do funil com água de diluição estéril com porções de 20 ml aplicando vácuo; i)

Após a lavagem e filtração, aliviar o vácuo e remover o funil do suporte;

j)

com a pinça flambada e fria, remover o filtro do suporte e colocá-lo dentro, da placa de Petri, com o lado quadriculado para cima;

k) tampar a placa de Petri e incubá-la invertida a 44,5 ± 0,2º C durante 24 ± 2 horas; l)

após o período de incubação, examinar o filtro fazendo a contagem das colônias;

m) as colônias indicativas de Coliformes termotolerantes aparecem de cor azul. As não coliformes, aparecem com coloração clara ou rósea.

Esterilização do conjunto de filtração no campo a) umedecer cuidadosamente o anel de asbesto situado na base do suporte, com meia tampa de álcool metílico (tampa do frasco de álcool); b) atear fogo; Manual Prático de Análise de Água

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.