REVISTA DIGITAL LUSOBRASILEIRA ALIENAÇÃO PARENTAL

Page 124

Revista Digital Lusobrasileira Alienação Parental Parental Alienation Lusobrazilian Journal

11.º Edição Especial Jornadas Mediação Familiar 11.th Edition Special Family Mediation Seminar

Ago.-Out. 2017 Aug.-Oct. 2017

PSICOLOGIA DO CONFLITO Nuno Ramos Psicólogo, Mediador de conflitos Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)/CIS-IUL Federação Nacional de Mediação de Conflitos nvramos@gmail.com

Bom dia a todos os presentes. Em primeiro lugar quero cumprimentar a Dr.ª Teresa Costa Macedo, e as colegas palestrantes Dr.ª Fernanda Molinari e a Dr.ª Isabel Poças. Quero ainda congratular a Comissão Organizadora pelo trabalho notável de continuamente trazer ao debate as questões dos conflitos familiares que tantos custos trazem aos pais, mães e crianças, e que inevitavelmente impactam o presente e futuro a nossa sociedade. Quando a comissão científica me convidou para falar sobre este tema a minha primeira reacção foi um sentimento de gratidão. Poder ingressar um painel de tantos especialistas, de grande multidisciplinariedade, e reconhecidos nos percursos académicos e prática profissional é de facto uma honra. A minha segunda emoção foi o receio. Num título tão genérico que abrange dois conceitos tão complexos e com tanta diversidade de perspectivas epistemológicas, como Psicologia e Conflito, cabem infindáveis horas de discussão. O meu esforço de falar deste tema será porventura inglório porque inevitavelmente deixarei a audiência com mais questões do que respostas. Contudo, considerando que os objectivos de umas jornadas em mediação familiar são os de apresentar as experiências dos profissionais sobre este tema, mas também informar sobre o estado da arte, e principalmente debater as várias problemáticas, não me parece descabido que muitas das questões fiquem em aberto. É minha expectativa que o tema de que falarei vos interesse o suficiente para querem aprofundar num outro contexto de uma aprendizagem mais individual. De facto, no contexto de aprendizagem quer dos psicólogos, quer dos mediadores, o conflito é o fenómeno a estudar. É sobre o conflito que se desenrola a actividade destes profissionais, sendo a atenção focada na forma como ele se expressa pelos comportamentos de cada uma das partes que constitui uma dinâmica particular.

124


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.