Issuu on Google+

SJCampos

REVISTA

REVISTA MENSAL DE INFORMAÇÃO, NOTÍCIA E CULTURA | Ano 3 | no 23 | Março . 2014

ATIVIDADE FÍSICA AO AR LIVRE Urbanova é um bairro muito procurado para a prática de exercícios ao ar livre, mas os praticantes reclamam da falta de infraestrutura e segurança.

Lei de Zoneamento Participe da audiência pública sobre a Nova Lei de Zoneamento no Urbanova. Será no dia 17 de março às 19h no auditório do CEPLADE da Univap. Leia a reportagem na página 14.

Denúncia Um morador do bairro denunciou uma obra suspeita na Avenida Possidônio José de Freitas. Caminhões particulares realizavam serviço de terraplanagem em uma área destinada à construção do Parque Ribeirão Vermelho. Saiba mais na página 4.


MARÇO


Editorial Março, o mês das mulheres! Apesar de todas nós sabermos que as mulheres devem ser homenageadas diariamente, não custa nada aproveitar que temos um mês dedicado a nós! Na coluna Eu moro no Urbanova deste mês, apresentamos uma mulher batalhadora, que, como muitas de nós, desempenha diversos papéis, com garra e muita disposição! Por meio dela, gostaríamos de parabenizar todas as nossas leitoras! Nosso assunto de destaque é a prática de atividades físicas ao ar livre no bairro. É motivador ver famílias, grupos, casais passeando pelas ruas do bairro. Curtindo nossas belas paisagens e as áreas verdes, porém, o bairro ainda é muito carente de espaços adequados à prática esportiva. Leia a reportagem e comente em nossa página no facebook. Apresentamos também matérias sobre o nosso bairro e, ainda, lançamos uma nova coluna: Nossa Cidade. Esse espaço foi planejado para falarmos sobre assunto relacionados a São José. Dentro desta editoria, criamos o espaço Responsabilidade Social, que destacará o trabalho de instituições e entidades. Boa leitura! Um forte abraço Fabiana Pupio

Expediente Publicação mensal. Distribuição gratuita e dirigida aos condomínios, prédios e comércio do bairro Urbanova

des Vapraireadasua casa

Sumário 05

Eu moro no Urbanova

Diretora Geral: Fabiana Pupio - Mtb: 46.957 Publicidade: Fabiana Pupio revistaurbanova@hotmail.com 12 97402-0740 Sandra Assunção sandra_assuncao@hotmail.com 12 99177-6273 Jornalismo: Fabiana Pupio - Gislaine Nunes Foto capa: Jaide Menezes Modelos: Lucas Coppini e Patrícia Staffa Colaboradores: Taís Bento (Coluna de Moda) e Abel Freitas (Coluna Breves & Leves) Projeto Gráfico e Diagramação: Equipe de Criação Revista Urbanova Impressão: Resolução Gráfica Tiragem: 3.500 exemplares Curta: facebook.com/revistaurbanova As informações divulgadas nos anúncios publicitários e colunas assinadas são de exclusiva responsabilidade dos anunciantes e colunistas.

Tem no Urbanova

07

Direito do Consumidor

10

Especial: Atividade física ao ar livre

12

Casa & Construção

16

Nossa Cidade

Chegou ao Urbanova a MR. TUDO. A proposta da loja é oferecer aos moradores produtos diversificados com ótimos preços. Na MR. TUDO você encontra ferramentas e ferragens, presentes e utilidades domésticas, material elétrico e hidráulico, papelaria e brinquedos educativos, variedades e muitas novidades. Prestigie o comércio local e conheça a MR. TUDO. Informações:

17

Moda

MR. Tudo Utilidades Domésticas Centro Comercial Urbanova

18

Saúde

Soluções para o seu lar

Avenida Ironman Victor Garrido, 623 - loja 3 Tel.: 12 3341-1713

No Urbanova, uma loja onde você encontra de tudo! Papelaria, ferragens, utilidades domésticas, parafusos, ferramentas, novidades, presentes e muito mais!

(12) 3341-1317 Avenida Ironman Victor Garrido,623 Loja 3 93


MARÇO

Urba-Vídeo Indica

EM CHAMAS - SAGA - JOGOS VORAZES Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um a d o l e s c e nte d e ca d a d i st r i to d e Pa n e m , considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

Denúncia

4

Locadora

(12)

Morador denuncia ação ilegal no bairro

Há algumas semanas, o morador Elias Salomé observou uma movimentação estranha de caminhões que estavam despejando areia num local destinado a ser o futuro Parque Ribeirão Vermelho, localizado na Av. Possidônio José de Freitas. O que deixou o morador desconfiado foi o fato de os caminhões não possuírem identificação da prefeitura e a disposição da areia que poderia prejudicar a vegetação ao redor. “Pelas fotos é possível observar o aterro em andamento, logo as árvores que estão próximas poderão ser afetadas”, destaca Elias. Com a denúncia do morador, procuramos a Secretaria de Obras para sabermos se se tratava do início das obras do parque, no entanto fomos informados de que nenhuma atividade da prefeitura estava sendo realizada naquele local. Diante disso, levamos o caso a Secretaria de Defesa do Cidadão que averiguou e esclareceu que, em vistoria

URBA-VÍDEO

realizada no dia 14 de fevereiro, agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) constataram se tratar de caminhões particulares que realizavam serviço de terraplanagem. A Secretaria informou que no dia 20 do mesmo mês foi lavrado o auto de infração e entregue, na sede da empresa, a multa por sujeira em via pública. O mais curioso foi que no dia seguinte a autuação, os fiscais do DFPM flagraram novamente caminhões da mesma empresa depositando areia no local. De acordo com a Secretaria, o serviço de terraplanagem foi embargado mediante emissão da notificação preliminar. A Secretaria não divulgou o nome da empresa autuada. Você também pode participar da Revista Urbanova. Envie suas sugestões para o e-mail revistaurbanova@hotmail.com ou pela nossa página no facebook: (facebook.com/revistaurbanova)

3949-1044

Av. Shishima Hifumi, 2184 - Urbanova


MARÇO

Eu moro no Urbanova

Virginia Santos Bonelle Neste mês das Mulheres, apresentamos uma moradora do Urbanova que representa bem a maioria das mulheres pela sua força, coragem e determinação. Assim é Virginia Santos Bonelle, uma joseense de 51 anos que cativa a todos com sua simpatia. Virgínia veio morar no Urbanova no ano de 2000. Na época, o comércio era quase inexistente, havia poucas casas e muito mato no bairro. Mas foram, justamente, essas peculiaridades que atraíram Virginia para cá. Segundo ela, um bairro cheio de verde e com muita tranquilidade, cenário perfeito para criar os três filhos. Logo que se mudou para o bairro, Virginia se deparou com um desafio: recém divorciada, precisou encarar a tarefa de criar os filhos sozinha, sendo responsável não apenas pela e d u ca çã o, m a s ta m b é m p o r m a nte r financeiramente o lar. Foi aí que ela resolveu usar os conhecimentos que tinha de costura e começou a fazer consertos de roupas. “Quando a gente é mãe, a gente encontra forças que não sabemos nem de onde vem, mas enfrentamos qualquer desafio para fazer o melhor para os nossos filhos”, conta Virginia. A ideia deu tão certo que ela montou uma oficina de costura no bairro para atender a demanda de clientes. Quase 15 anos depois, os filhos já estão crescidos e com o futuro bem encaminhado. A caçula Jéssica Bonelle de 21 anos é estudante de administração; o filho mais velho, Thiago Bonelle, hoje com 26, está cursando o último ano de matemática na Unicamp e Raphael Bonelle de 22, atualmente mora em Oklahoma City nos EUA, onde cursa administração na universidade de Laramie County Community e destaca-se como jogador de futebol. Ainda trabalhando com o mesmo entusiasmo e dedicação de quando começou, Virginia só se desliga do trabalho para curtir os filhos ou assistir um bom filme em casa tomando um bom vinho!

Raphael, Jéssica, Virgínia e Thiago Bonelle

de ver aqui? Quem você gostariapara o nosso email: o stã ge su a su la Envie hotmail.com ou pe revistaurbanova@ book: ce fa nossa página no taurbanova. facebook.com/revis

URBANOVA

LOCAÇÕES | VENDAS | CONSTRUÇÕES CASAS | APARTAMENTOS | IMÓVEIS COMERCIAIS | TERRENOS

(12) 3949-2666 | www.horizonteimoveis.com

Av. Shishima Hifumi, 2732 | Urbanova | contato@horizonteimoveis.com 95


MARÇO

Hajime

Super mulheres! Academia Hajime oferece aulas especiais para as mulheres Elas são filhas, mães, esposas, donas de casa, profissionais e, ainda precisam cuidar da saúde e da aparência. São tantos compromissos e funções que as mulheres modernas merecem o título de super mulheres. Na HAJIME Academia de Lutas as mulheres encontram várias opções de modalidades e horários para atender essa demanda. Conheça algumas modalidades oferecidas: MMA (Mixed Martial Arts) As artes marciais trazem diversos benefícios à s a ú d e , e n t re e l e s a m e l h o ra d o condicionamento físico, a resistência muscular, a coordenação motora e a flexibilidade. Além disso, a atividade é uma ótima aliada na perda de peso podendo chegar à perda de 1.000 calorias POR TREINO. Vale lembrar que a luta é um esporte democrático, podendo ser praticada por todas as pessoas. Condicionamento Físico e Mammy & Kids A aula Mammy & Kids foi criada para as mães que não têm com quem deixar seus filhos para poder cuidar de sua saúde; na HAJIME elas

podem trazer seus filhos e fazer seu treino com tranquilidade e segurança. YOGA A palavra Yoga origina-se da língua sânscrita e significa basicamente unir, integrar, comungar. Surgiu há milhares de anos na Índia. O Yoga melhora e reforça a autoestima, a autoimagem e a força de vontade, melhora a forma de nos relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo, proporciona alívio de estresse além de proporcionar autoconhecimento e paz interior. ZUMBA A modalidade que está chamando a atenção de muita gente é a de Zumba, que não é um ritmo, mas sim uma modalidade que mistura ginástica e dança com inspiração em ritmos latinos e internacionais. É como dançar em uma festa com os amigos, mas você está queimando calorias e ficando em forma! Ele é um exercício disfarçado, porque você está queimando calorias e gordura, mesmo sem perceber e se divertindo muito. Você pode perder entre 500 e 1000 calorias em uma aula de uma hora, dependendo da intensidade do seu treino. Na HAJIME respeitamos os limites individuais e o aprendizado acontece de forma

Nosso bairro

Moradores reclamam do sinal das operadoras de celular no bairro

É grande a insatisfação com os serviços de telefonia móvel no Urbanova. A principal queixa dos usuários é por conta do mau sinal das linhas telefônicas. Vários mo rad o res d o b airro registraram reclamações junto à Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel sobre este problema que é comum a todas as operadoras. O bairro possui cobertura de 6 torres de 6

serviço móvel, sendo duas da VIVO, duas da TIM, uma da Claro e outra da Nextel. Independente de duas ou uma torre, a verdade é que todas prestam serviços ruins a preços elevados. Diante das frequentes reclamações de nossos leitores, entramos em contato com a Anatel para saber qual o posicionamento da agência a respeito deste assunto e o que está sendo feito para melhorar a qualidade do serviço de telefonia celular no bairro. Por meio da assessoria de imprensa, a Anatel informou que as operadoras são obrigadas a cadastrar, em sistema da Anatel, as interrupções e falhas relevantes no serviço. Todas as falhas serão apuradas pela Agência e, caso comprovada a culpa das operadoras em processo administrativo, será dada uma sanção, que na maioria das vezes é multa. A Anatel reforçou a importância de os usuários reclamarem dos casos na central da Agência, pois as queixas recebidas servem como subsídio para ações de fiscalização. O telefone da Anatel para reclamações é o 1331. Também é possível reclamar pela internet, no sistema Fale Conosco por meio do endereço eletrônico: anatel.gov.br/consumidor

progressiva e segura, sempre muito focado no que tange a saúde e qualidade de vida; essas atividades são indicadas para mulheres dos mais diferentes perfis e níveis de condicionamento, desde que estas estejam aptas a realizar a atividade física. No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a HAJIME Academia de Lutas parabeniza todas as mulheres, mães, filhas, empresárias e guerreiras e convida todas a participarem de uma aula experimental das modalidades acima. Venha fazer a diferença em você !!!

Hajime Academia de Lutas Av. Ironman Victor Garrido,623 Tel.: 98158-4020 – 98852-3107 Facebook: Hajime Academia de Lutas E-mail: hajimeacademia@gmail.com

Quedas de energia no bairro

Constantes quedas de energia no Urbanova vem preocupando moradores do bairro. Após vários comentários na nossa página no facebook sobre o assunto, pedimos a empresa fornecedora de energia, EDP Bandeirantes, um posicionamento acerca do problema. A EDP Bandeirantes informou que será realizado um estudo aprofundado no Urbanova para identificar a causa das quedas de energia e assim encontrar uma solução para o caso. Acompanharemos os resultados desse estudo e manteremos a comunidade informada. Comente nossas reportagens e envie sugestões em nossa página no facebook: facebook.com/revistaurbanova ou por e-mail: revistaurbanova@hotmail.com


MARÇO

Seus direitos

Comissão de Corretagem uma armadilha das construtoras Por Vinícius Peluso

Atualmente, estamos vivendo um período de grande especulação imobiliária, com prédios sendo erigidos por toda parte e terrenos sendo loteados onde menos se espera. Basta olharmos ao nosso redor, especialmente em nossa cidade para percebermos que o mercado de imóveis está muito aquecido. Tal cenário traduz ótimas oportunidades de negócios para o consumidor, pois tem visto seu poder aquisitivo evoluir, abrindo portas para a compra de um imóvel para moradia própria e de sua família ou para investimento. Contudo, muitas das vezes, o consumidor não se atenta às cláusulas contratuais colocadas pela construtora, cláusulas estas que, em sua grande maioria, não são redigidas de forma clara, o que coloca o consumidor em desvantagem, eis que não

pode discuti-las, ou acabam por fazer com que haja o pagamento de valores cobrados indevidamente. Estamos falando da chamada Comissão de Corretagem, ou taxa de corretagem ou, ainda, comissão por intermediação de venda de imóvel, que nada mais é do que a comissão do corretor de imóvel, contratado

pela construtora para fazer a venda dos imóveis, sendo que o ônus pelo pagamento do corretor é transferido aos consumidores, que acabam pagando altos valores aos intermediadores, imaginando se tratar de entrada ou sinal pela compra do imóvel.

O Código de Defesa do Consumidor veda expressamente tais práticas, que são conhecidas como “vendas casadas”, na qual se impõe ao consumidor o pagamento por um produto ou serviço que não deseja e não contratou (no caso, a corretagem) como condição para adquirir um produto ou serviço que deseja (o próprio imóvel). Pelo fato de ter sido cobrado indevidamente, o valor pago pelo consumidor deve ser devolvido em dobro, conforme previsão no Código de Defesa do Consumidor conhecida como “repetição de indébito”. Assim, deve-se ter o máximo de atenção e cautela a fim de não cair nessa verdadeira armadilha das construtoras, que transferem ao consumidor a responsabilidade pelo pagamento de tais valores. Procure sempre o auxílio de um advogado antes de assinar qualquer contrato, especialmente de compra e venda de imóvel. Caso você já tenha assinado um contrato, ainda há tempo de conseguir reverter a situação, por meio de um ação judicial.

Vinícius Peluso Sócio da Costa Galvão Advocacia Atua nas áreas Cível, Consumidor, Empresarial e Penal

7


MARÇO

Beleza

Historicamente a beleza está associada à construção da identidade feminina, sendo considerada como um atributo que deve ser realçado e cultivado a cada dia. Já dizia o poeta Vinícius de Moraes: “as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”. Graças as conquistas do mundo contemporâneo, não é mais preciso nascer bonita, pois existem vários recursos e inúmeras possibilidades para uma mulher se tornar bela. Assim, o universo dos Salões de Beleza se apresenta como o lugar, por excelência, dedicado à arte do embelezamento, frequentado, predominantemente, pelas mulheres. O ambiente de um salão de beleza transmite sensação de bem-estar,aumentoda auto estima e até revitalização da alma, pois além de trabalhar a beleza, estes espaços se transformaram em ponto de encontro entre amigas. O que faz a diferença entre um salão e outro é o ambiente prazeroso e agradável. O Salão Beleza Essencial que comemora neste mês 4 anos de funcionamento no Urbanova, possui essa atmosfera de harmonia. A assistente administrativa Mirela Reis, cliente desde que o salão começou a funcionar, ressalta esse diferencial do salão: “Gosto daqui porque, além dos serviços serem de primeira qualidade, o ambiente é aconchegante”, diz. O salão também atrai clientes de outros bairros. A arquiteta Celine Guimarães mora no Aquarius, mas, foi no Urbanova que ela encontrou um espaço que atendesse suas necessidades. “Gosto muito do Beleza Essencial, as manicures são ótimas e rápidas e, as cabeleireiras muito experientes. O Urbanova não é mais um bairro isolado” justifica. O Salão Beleza Essencial é especializado no tratamento de cabelos, desde uma simples hidratação até tratamentos mais sofisticados com aminoácidos. Além de cuidar dos cabelos, o salão também oferece serviços básicos para tratamento de unhas fracas e manchadas e possui uma variedade de mais

8

Jaide Menezes

Sim, beleza é essencial!

de quinhentas cores de esmaltes de três diferentes linhas. Além de trabalhar com materiais de qualidade, manter uma equipe de profissionais qualificados que estão sempre realizando cursos de atualização, o salão Beleza Essencial dispõe de um espaço limpo e organizado. Todo o material utilizado é descartável, afinal a higiene é fundamental não apenas por uma questão de aparência, mas também por uma questão de saúde. Para Gilmara Gomes, proprietária do Beleza Essencial, todos esses cuidados consolidaram, ao longo desses quatro anos, o crescimento do salão. “O Beleza Essencial é um salão familiar, por isso nos preocupamos com um ambiente agradável, no qual todos se sintam bem. Crescemos junto com o Urbanova e nossa expectativa é ampliar para atender mais clientes que chegam ao bairro.

Salão Beleza Essencial Avenida ShishimaHifumi, 2982- Urbanova Tel.: 3206-5704 Facebook.com/blzessencial


MARÇO

Pilates

Método Pilates auxilia no tratamento da hérnia de disco Por Plenitat Pilates

Segundo o IBGE, 5,4 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de hérnia de disco, que acometem geralmente pessoas entre 30 a 50 anos. São mais frequentes nas regiões cervical e lombar, regiões que apresentam maior movimentação e recebem grande sobrecarga. A coluna é formada por 33 vértebras (7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais fundidas formando o sacro e 4 coccígeas também fundidas formando o cóccix), unidas elas formam um canal por onde passa a medula espinhal, nas junções das vértebras formam-se orifícios por onde saem as ramificações da medula, os nervos, que vão para todo o corpo e, finalmente, entre as vértebras existem os discos intervertebrais formados por tecido cartilaginoso e elástico que têm a função de amortecer o impacto recebido pelo corpo e diminuir o atrito entre os corpos vertebrais. A hérnia de disco aparece como resultado de

diversos e repetitivos traumas na coluna, postura de trabalho estática (por exemplo o uso de computador por longos períodos), trabalho físico pesado, sedentarismo que com o passar do tempo podem desgastar alguns discos intervertebrais e provocar a saída de uma parte do mesmo da posição normal comprimindo a raiz nervosa e causando dor (que pode variar de fraca a de grande intensidade), formigamento, diminuição da força e atrofia do músculo. A palavra coluna já diz muito sobre a importância desta estrutura para nosso corpo, é o pilar, a sustentação do nosso sistema músculo esquelético e para preservá-la devemos sempre usar da prevenção ou em casos instalados de hérnia de disco onde o médico opte pelo tratamento conservador (não cirúrgico - que é a maioria) devemos reabilitá-la. Um dos métodos que vem sendo muito utilizado e indicado por muitos médicos é o Método Pilates. É uma atividade que consegue trabalhar o corpo de forma preventiva ou terapêutica (com a hérnia já instalada), através dos seus princípios da respiração, concentração, equilíbrio, centro de força, postura, flexibilidade e consciência corporal. Isso porque algumas “escolas” de Pilates aplicam o princípio da Estabilização Segmentar da Lombar e da Pelve. Em primeiro lugar o praticante é levado a

entender e sentir a biomecânica do seu corpo e em seguida a ter o controle sobre ele. É importante para respeitarmos os limites e sabermos exercitá-lo sem risco de piorar a lesão. Como toda atividade física é importante procurar um profissional habilitado e que compreenda todo esse mecanismo.

PlenitatPilates Av. Ironman Victor Garrido, 140 – sala 2 Tel.: 3949-1097 www.plenitatpilates.com.br

9


MARÇO

Especial

O preferido dos atletas de rua Urbanova é um bairro muito procurado para a prática de exercícios ao ar livre, mas os praticantes reclamam da falta de infraestrutura e segurança.

Foto: Jaide Menezes

M

uito se fala na importância de manter um estilo de vida saudável, afinal a ciência já comprovou que a prática regular de exercícios físicos propicia inúmeros benefícios à saúde. Seja em casa, na academia ou na rua, o que importa mesmo é se movimentar! Para quem não gosta do ambiente fechado das academias ou não tem estímulo pra se exercitar em casa, fazer exercícios ao ar livre surge como uma opção prazerosa e satisfatória tanto para a saúde do corpo, quanto da mente. Inúmeros estudos indicam os benefícios de praticar atividades físicas em lugares abertos, entre eles uma pesquisa realizada pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido que revelou que os efeitos positivos para a saúde mental são maiores para quem faz exercícios em ambientes naturais, como praças e parques. Uma outra pesquisa, também do Reino Unido, apontou que o contato com a natureza promove

10

nas pessoas sentimentos positivos e sensação atividades físicas ao ar livre. Seja para praticar de vitalidade, além de diminuir caminhada, corrida, ciclismo, skate, as pessoas consideravelmente os níveis de tensão, estresse lotam as ruas do Urbanova. Isso se deve, e até depressão. principalmente, a característica residencial do bairro e por estar cercado de áreas verdes. Para Leticia Marcondes, líder do grupo de ciclismo para mulheres “Pedal das Penélopes”, “Sempre pedalamos no Urbanova, é mais os resultados benéficos tranquilo, não tem de exercitar-se ao ar tantos cruzamentos e uma pesquisa realizada pela livre são vários. “A Universidade de Glasgow, no Reino Unido semáforos. O exercício que revelou que os efeitos positivos para prática de exercícios rende mais, por não ter a saúde mental são maiores para quem físicos ao ar livre, tantas paradas, além faz exercícios em ambientes naturais, independente de qual disso temos acesso as como praças e parques. for, é sempre uma nova trilhas para Mountain experiência. Bike”, destaca Letícia sobre as vantagens que o bairro oferece. Conhecemos pessoas e percursos novos, além O treinador da equipe 300 Triathlon, Clayton de ser super ecológico, pois quando deixamos de Gomes costuma vir para o bairro com o grupo correr na esteira, por exemplo, pra correr ao ar treinar para as provas de ciclismo. Segundo ele, livre economizamos energia!” diz Letícia. o diferencial do bairro está na qualidade do Nosso bairro atrai, tanto moradores, quanto asfalto e na possibilidade de percursos não pessoas de bairros vizinhos para a prática de


MARÇO Fotos: divulgação

Jutupiara e Letícia, idealizadoras do Pedal das Penélopes

repetitivos. “Além do asfalto ser de boa qualidade, temos opções de percursos, não precisamos dar voltas circulares, como acontece em outros lugares e isso torna o treino mais proveitoso”, afirma Clayton. Melhorias: O Urbanova precisa de melhorias para se tornar um lugar ideal para a realização de exercícios essencialmente ao ar livre. Isso porque, o bairro ainda é carente de praças, parques, pistas de caminhadas, as calçadas são estreitas, a ciclovia é curta e em determinado trecho divide espaço com os carros. Para que a população tenha uma vida mais saudável e ativa é necessário que o poder público crie oportunidades para que as pessoas se exercitem mais. Além de melhorias na infraestrutura, o bairro também necessita de mais segurança, uma vez que quem se exercita na rua fica mais exposto à violência. Para Clayton, deveria haver mais fiscalização no trânsito, aumentar a quantidade de radares, pois muitos carros passam em alta velocidade, além de policiamento nas trilhas para evitar assaltos. “Muitos atletas treinam com medo, pois treinam com bicicletas de fibra de carbono que são caras, chegam a custar o preço de um carro”, afirma. Nossa equipe foi atrás de informações para saber, das autoridades locais, o que está sendo planejado para o Urbanova em relação à segurança e a construção de espaços para a prática de atividades físicas ao ar livre. Em contato com Polícia Militar, o Comandante da companhia responsável pela área que compreende o Urbanova, Tenente Alain Kalczuk informou que a Polícia Militar executa o policiamento preventivo e ostensivo em todo o município de São José dos Campos, incluindo o bairro Urbanova, por meio de várias modalidades de policiamento e ressaltou:“Temos um programa de acompanhamento de passeios ciclísticos com grande número de componentes, no qual é feito um acompanhamento

Grupo Pedal das Penélopes

momentâneo do passeio em vias públicas, sendo necessário um prévio contato, solicitando tal apoio por ofício”. Em relação a infraestrutura, a Secretaria de Planejamento, por meio da assessoria de impressa, informou: “As áreas verdes disponíveis no Urbanova estão, na sua grande maioria, inseridas em loteamentos com características de condomínios fechados, o que impossibilita intervenções da Prefeitura, uma vez que os moradores passam a ser responsáveis por tais áreas a partir da autorização de fechamento concedida pela Prefeitura. Os espaços que estão fora dos loteamentos e que poderiam ser usados para abrigar equipamentos de lazer encontram-se em áreas de proteção ambiental, proteção permanente ou são particulares”. A Secretaria informou também, que a prefeitura realiza constantemente buscas por novas áreas para atender as solicitações dos moradores da cidade.

Comente esta reportagem em nossa página no facebook: facebook.com/revistaurbanova

Equipe 300 Triathlon

11


MARÇO

Casa & Construção

Tratamentos alternativos ao cloro para piscinas Por Fenix Piscinas

Já é possível aliviar o calor com um mergulho na piscina sem ficar com o cheiro de cloro, os olhos ardendo, os cabelos danificados e a pele ressecada. Os chamados modelos ecológicos ainda não são tão populares no Brasil como na Europa, mas é possível nadar em águas com pouca ou nenhuma química. Os geradores de cloro são equipamentos que funcionam quebrando moléculas de sal, gerando o cloro que será colocado na piscina. Aágua fica salobra, mas menos salgada do que a do mar, e sem nenhum cheiro ou gosto de cloro. Além disso, como é um processo natural, não há os efeitos causados pelo uso do produto químico. A purificação de água por ozônio, por sua vez, reduz em até 70% a necessidade de cloro na água. Esse sistema funciona agregando uma molécula de oxigênio às duas que já existem no ar. As três formam o gás ozônio, que é um super desinfectante. A esse sistema pode ser agregado outro, de ultravioleta, que também faz a desinfecção da água passando-a por esse tipo de luz. Os dois tem funcionamento simples, pois basicamente são lâmpadas especiais que, em contato com o líquido, ativam reações químicas que tornam a água totalmente estéril. Mas ainda assim é preciso uma quantidade de cloro, ainda que pequena, pois a esterilização só ocorre quando os equipamentos estão ligados. Um tipo mais radical de piscina ecológica é o que não usa nenhum tipo de química, apenas o chamado filtro biológico, esse sistema funciona com um compartimento nos quais são colocadas bactérias que digerem a sujeira da água. Como nesse processo há liberação de nitrogênio, são utilizadas plantas aquáticas para absorver esse nutriente, evitando a formação de algas nas paredes da piscina. Essa vegetação fica em determinados pontos do tanque, ou mesmo em um espaço anexo, bastando que a

Terra Vegetal 20kg R$7,20 Substrato p/ gramado 20kg R$7,00 (12)

/companhiadasplantas

2a

água passe por ela. O "acabamento" da limpeza é dado com o uso da luz ultravioleta, que elimina as bactérias da piscina, que fica com padrão de balneabilidade comparável ao de praias próprias para uso. A vigilância sanitária exige um nível mínimo de cloro nas piscinas, para evitar a dengue. Então, mesmo usando quaisquer um destes sistemas “alternativos” deve-se manter um residual de cloro livre na água de no mínimo 0,5 ppms. A Fenix Piscinas dispõe de todos os tipos de equipamentos para instalação imediata em sua piscina. Consulte-nos sobre como substituir o tratamento, com cloro, da sua piscina por outros mais modernos, e ainda automatizar o funcionamento e o tratamento.

Informações: FENIX PISCINAS Av. Shishima Hifumi, 2050 - Tel.: 3302-1933

Você fica livre de juros, utiliza seu FGTS e conta com diversas opções de crádito.

Av.Shishima Hifumi, 2051

12

Horário de funcionamento:

a 6a das 8:15h às 18h e aos sábados das 8:15h às 13h. AV. JORGE ZARUR, 1805 - VILA EMA

Invista na compra ou reforma de seu imóvel de forma inteligente

Contato: (12) 3302.1933 www.fenixpiscinasjc.com.br fenixpiscinas@yahoo.com.br

3939.8264

www.companhiadasplantas.com.br

Para mais informações, consulte-nos 3923.2744


13


MARÇO

GACC GACC com o bairro Compromisso

Nova lei de zoneamento será debatida em 20 audiências públicas No Urbanova, a audiência será no dia 17 de março A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, apresentou à população no final de janeiro os procedimentos que serão adotados pelo governo para a elaboração da nova Lei de Zoneamento. Em uma cerimônia, o prefeito assinou um decreto que regulamenta as 20 audiências públicas preparatórias que servirão de base para o início dos debates. O governo entende que a nova legislação de parcelamento, uso e ocupação do solo de São José deve ser construída com a participação de toda a sociedade, por isso, serão realizados encontros setoriais para apresentar os conceitos de zoneamento, os tipos de restrições urbanísticas e administrativas, além de esclarecer dúvidas sobre o assunto. Haverá uma audiência no auditório da CEPLADE da Univap, no Campus Urbanova no dia 17 de março às 19h. É fundamental que a comunidade participe e encaminhe sugestões que contribuam para a elaboração da nova Lei de Zoneamento. Para a Prefeitura, a futura legislação deve garantir inclusão social, diversidade e o desenvolvimento do município com melhora na qualidade de vida da população. “O processo de elaboração da nova lei de zoneamento será coletivo, vamos envolver toda a cidade para garantir uma legislação que promova qualidade de vida, inclusão social, desenvolvimento sustentável e crescimento econômico. O futuro de São

14

José deve ser decido pela população”, afirmou o prefeito. O secretario de Planejamento Urbano ressalta a importância das audiências preparatórias na construção do projeto. “Nossa intenção é informar a sociedade como será construída a nova lei, quais os princípios e objetivos que buscamos e de que forma a população pode colaborar para termos uma legislação mais justa e equilibrada para São José”, disse o secretário. Construtoras sugerem pacotes de mudanças Entidades da construção civil de São José dos Campos encaminharam à Prefeitura um documento com diversas sugestões de mudanças na Lei de Zoneamento. Entre elas, estão alterações no gabarito dos prédios, uma das críticas dos empresários à legislação vigente, editada em 2010, na gestão do ex-prefeito Eduardo Cury (PSDB). Atualmente existe uma restrição na altura dos edifícios a 15 andares no núcleo urbano que abriga bairros nobres da cidade Vila Ema, São Dimas e Aquarius. No Urbanova, a altura máxima permitida para novas construções é de 8,70m de altura, equivalente a dois andares. Outros aspectos apresentados pelos empresários estão estacionamentos rotativos nos prédios, normas para construção em corredores viários, outorga onerosa e contrapartidas exigidas aos impactos provocados pelos empreendimentos no sistema viário. Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Emmanuel dos Santos todas as sugestões recebidas serão analisadas sob o aspecto técnico e urbanístico.

PARTICIPE

Audiência Pública to) (Lei de Zoneamen rio: 19h rá Ho | Dia 17 de março ADE PL CE do Local: Auditório ) va no ba (Univap Ur


MARÇO

Coluna Social

Breves & Leves

Por Abel Freitas Fotos: Wilian Fujiki

COLUNA ESPECIAL DE CARNAVAL Nós da Revista Urbanova tiramos o carnaval para descansar, e nesta edição da nossa coluna preparamos uma cobertura EXCLUSIVA da SUNSET Danúbio, organizada pela F3 Entretenimento com patrocínio da BMW Osten. O evento badalado fez a nossa equipe descer a serra com fotos de Willam Fujiki. O evento foi uma programação diferente para quem preferiu fugir dos agitos de carnaval para curtir música eletrônica de qualidade.

Breves & Leves Carnaval no Clube

Fabiano, Fredy e Felipe Ribeiro foram os anfitriões de três tardes inesquecíveis no Barracuda em Toque Toque Pequeno. Com uma programação diferenciada, esse evento reuniu um seleto grupo de amigos, parceiros, clientes das marcas em um espaço único e paradisíaco na praia de Toque Toque Pequeno.

O empresário Carlos Adriano Carvalho tem circulado bastante por eventos na região com sua nova musa Carolina Avila, na foto eles formam o trio com Fabiano Ribeiro da F3. Alias já se comenta nos corredores de uma academia que vem casamento por aí, será?

O Dj e empresário Fredy Ribeiro, fazendo as honras da casa junto com Renato Krunfli, proprietário do Barracuda Beach Bar, recepcionando Samuel Prado, responsável pelo marketing da Danúbio.

Na equipe de promoção e divulgação a apresentadora Andressa Lopez fez presença VIP nos três dias de festa, ao lado da amiga Júlia Torres. A loira arrancou suspiros durante todo o evento, ela comemora a boa fase na audiência do jogo aberto regional.

Samuel Peluso curte à tarde de domingo de carnaval ao lado dos diretores da Riscão Sheila e Gustavo Oliveira. Alias a Riscão será a responsável pela confecção dos convites do casamento do jogador Casemiro e da joseense Ana Mariana Ortega.

O Dj Carlo Dall Anese foi uma das atrações, por onde passa ele sempre arrasta multidões e rouba a cena, não foi diferente nesta Sunset. Aliás, nossa coluna já contou que o Dj trocou Taubaté por Campos do Jordão, agora ele mora na montanha.

A KF Night Marketing organizou todos os dias a folia do Club Santa Rita, “nadando de braçada” frente à concorrência, afinal o Clube foi o único a realizar um carnaval de salão. Este ano o Luso não abriu suas portas.

Efeito Carnaval, O Grupo Band realizou pela primeira vez um camarote Band Folia em parceria com a KF, no Santa Rita. Para quem não sabe Dodô Minas, um dos responsáveis pelo carnaval no Luso é o responsável pelas promoções das emissoras na região. Isso mostra que a Band não fica fora da folia nunca, uma das tradições do grupo em todo o Brasil.

Diretoria Giselle Toledo, diretora da Band passou seu carnaval fazendo presença VIP no camarote da Brahma em São Paulo. Já Claudio Giordani diretor geral, foi acompanhar a folia em Salvador, no camarote oficial da TV Band.

Sapucaí

Sônia Azeredo contou para nossa coluna que finalmente terminou os trabalhos na Light Design do Rio, e agora volta suas atenções para a unidade da Avenida 9 de julho, em São José. A empresária circulou pelo evento acompanhada por João Vitor. Ela está solteira!

A empresária Juliana Rabecchi acompanhou o marido Fredy Ribeiro, durante os três dias de festa. A maquiagem da loira estava entre assuntos mais comentados nos bastidores. Na próxima acho que ela deveria montar um espaço de makeup, assim as bregas que passaram pelo local ficariam melhores na foto. #FicaADica

Quem estava com os olhos bem abertos acompanhando acompanhando tudo era Douglas Araújo, ele é responsável pelo marketing da Mini e BMW Osten. Aliás, ele observando o evento e elas observando o “marqueteiro”. #SóGenteBonita

Já a turminha da Rede Vanguarda, leia-se apresentadores e repórteres estavam todos animadinhos na Sapucaí, foram acompanhar o desfile que homenageou o todo poderoso Boni. Nas redes sociais alguns publicaram fotos dos bastidores.

15


MARÇO

Nossa Cidade

Vigilância Sanitária alerta: Cuidados na hora de comprar peixes Responsabilidade Social

Divulgação PMSJC

Associação Ágape

A proximidade da Semana Santa aumenta o comércio de peixes, tradicionalmente consumido nesta época do ano. A Vigilância Sanitária de São José dos Campos preparou algumas dicas para o consumidor, que deve estar atento na hora de comprar o produto. Além de observar se o peixe está fresco e sem odor desagradável, o consumidor deve prestar atenção se a cauda e carne estão firmes, as escamas bem presas à pele, os olhos brilhantes e salientes, e as guelras vermelhas e úmidas. Os peixes devem estar em balcão frigorífico ou, no caso de feiras livres, por exemplo, o produto tem que estar refrigerado com gelo suficiente para que não perca a qualidade e esteja apropriado ao consumo. Se as postas estiverem fatiadas, repare se a carne está firme. No caso de peixes embalados, o consumidor deve observar as condições da embalagem: não pode haver amassado ou rasgos. No rótulo deve estar o nome do produto, o registro no Serviço de Inspeção (SIF ou SISP), peso, temperatura, forma de conservação, informação nutricional e data de validade. Na escolha pelo bacalhau, carro-chefe das vendas desta época do ano, o consumidor deve analisar alguns sinais para saber se o produto está ou não bom para o consumo. Pintas pretas no dorso indicam deterioração ou bolor. Já as manchas de cor marrom acinzentado ou com fina camada de pó branco indicam contaminação por fungos e armazenamento inadequado. Manchas vermelhas significam que o bacalhau está contaminado por bactérias resistentes ao sal. Viscosidade de cor amarela significa problemas no processamento ou armazenamento, comprometendo o sabor. 16

“É importante seguir essas dicas para que o consumidor não adquira produtos de qualidade duvidosa. E, caso o consumidor encontre alguma irregularidade, deve denunciar pelo 156 para que o estabelecimento seja averiguado”, explicou a chefe de divisão da Vigilância Sanitária. A Vigilância também alerta sobre os cuidados que devem ser tomados durante e depois da compra para a boa conservação dos produtos: - produtos refrigerados ou congelados devem ser colocados no carrinho ao final da compra; - verifique se o estabelecimento está regularizado junto à vigilância, as condições de organização, armazenamento e higiene e, se os funcionários estão uniformizados; - consuma produtos que tenham procedência garantida; - coloque os produtos em sacos plásticos, mesmo os embalados, para que os líquidos não contaminem outros produtos; - organize seu carrinho separando os alimentos por grupos: as carnes cruas devem estar afastadas de produtos prontos para o consumo, assim como as frutas, verduras e temperos devem ficar longe dos materiais de limpeza, descartáveis e outros; - leve as compras diretamente para a casa, evitando que elas fiquem expostas ao sol ou em local quente; - guarde primeiro os produtos perecíveis no refrigerador; - descongele alimentos na geladeira ou no microondas; - lave as mãos antes de preparar os alimentos. Fonte: Secretaria de Saúde PMSJC

A Associação Ágape para Educação Especial, de São José dos Campos é uma entidade civil, beneficente e sem fins lucrativos, se dedica a prestação de serviço nas áreas de educação, arte e assistência social para crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Fundada em 1996 por um grupo de famílias de crianças com dificuldades de aprendizagem e pessoas envolvidas com a causa, a Associação Ágape desde então trabalha pela inclusão social, por meio de diversos programas e projetos. O primeiro projeto desenvolvido pela Associação foi a Escola Ágape para Educação Especial que hoje atende 65 crianças e adolescentes com idades entre 05 a 20 anos. Na escola, cada aluno é estimulado a desenvolver seu potencial e a se tornar mais independente, por meio de diversas atividades desenvolvidas dentro da sala de aula e extra classe. Outro trabalho de destaque da Associação é o Projeto Despertar Talentos que é patrocinado pela Petrobrás e oferece oficinas semanais de teatro, música, dança e artes plásticas para pessoas com deficiência entre 12 a 29 anos. As matrículas estão abertas. Informe-se pelos telefones: 3931-5722 ou 3322-6244 Além do trabalho direto com as crianças e adolescentes especiais, a Associação Ágape também realiza acompanhamento com as famílias dos alunos pelo projeto Suporte para Inclusão. Esse projeto visa propiciar às famílias acesso aos recursos da rede sócio assistencial e o fe re c e r o r i e nta çõ e s o b j et i va n d o o fortalecimento dos vínculos familiares e, consequentemente favorecer o desenvolvimento integral da criança, adolescente e sua inclusão na família e na sociedade. Como a maioria das organizações não governamentais, a Associação Ágape tem dificuldades financeiras para manter seus projetos. Apesar de contar com algumas parcerias, a instituição depende de eventos beneficentes e doações para continuar funcionando, pois, os recursos advindos dos convênios cobrem apenas parte das despesas. Conheça: Associação Ágape para Educação Especial Rua Helsinque, 114 – Vila Letônia São José dos Campos, São Paulo CEP: 12231-260 E-mail: contato@agape-sjc.org.br Fone: (12) 3931-5722


MARÇO

Moda

Derretendo dentro de um colete de pele (sintético!) Por Taís Bento

Esta semana, para finalizar a coleção da minha marca, tive que provar as peças piloto e me vi apaixonada por um colete de pele, mas derretendo dentro dele nos 5 minutos que fiquei com ele no corpo. O calor está com tudo!!! Ainda está difícil de se contentar com somente um banho por dia, com dias que temos que usar calça e com o fato de não podermos ficar fechados em algum lugar com o ar condicionado ligado ou na beira da praia. Mas como esta não é uma coluna de previsão do tempo, o que isto tem a ver com moda? A questão é que o calor está em todos os lugares, menos nas vitrines, nas revistas e nos blogs de moda! O que fazer? O que nos resta é aproveitar até a última “raspinha” das promoções de verão e já ficar antenado para quando tiver coragem de sair provar um colete de pele (sintética) para comprar neste calor. Separei algumas tendências que vão estar muito presentes no próximo inverno. Como ele ainda nem começou no mundo real, ainda vamos ter muitas colunas falando sobre estas tendências, mas aqui vai uma pincelada de algumas: - Safári: Tons terrosos, bermuda, pele e animal print são elementos desta tendência, pode aproveitar tudo de oncinha que estiver na promoção de verão que ela continua firme e forte! Afinal, como andam dizendo, a estampa de animal virou o novo pretinho básico.rs - Esportista: Moletom de todas as formas, cores e texturas. Com aplicação, estampas ou misturados com tecidos nobres. O moletom vai ser um hit no inverno! - Cropped e Body: sim eles vão continuar, mas vamos variar um pouco né? Acho que já tivemos uma overdose de tops croppe (aqueles tops mais curtinhos) e o body está indo pelo mesmo caminho ( pelo menos os

Yafá convida Você para conhecer nossa NOVA LOJA física!

modelos mais clássicos que todo mundo está usando). Vale lembrar que ambas as tendências são pouquíssimos democráticas, pois uma mostra a barriga e outra mostra as costas inteiras ( na maioria das vezes)! Então quem quiser e puder, aproveite! Mas eu acho que o inverno é uma estação tão “rica” de tendências, texturas e estampas que podemos dar um tempo no excesso dessas peças. - Transparência: a brincadeira de mostra-nãomostra do tule misturado com alguns tecidos ainda vai continuar! - Couro: pouco novidade, mas o couro vai ser tendência. Neste inverno ele vem de mais cores, tex turas e com cortes mais diferenciados. - Fun: brincar com a moda é sempre bom e sempre resulta em looks no mínimo criativos. O desfile de Jeremy Scott (Moschino), foi o mais atual do lúdico e criativo na moda. Bolsas que remetiam ao Mc Lanche feliz, blusa do Bob Esponja e capa de celular de batata frita.

Uma brincadeira nada engraçada quando chega na etiqueta de preço. A bolsa com referência ao Mc Donalds está sendo vendida por R$4800 e a capinha de celular por R$330. Agora nos resta aproveitar este restinho ( ?) de calor e já ir sonhando com os looks de inverno! Minha solução para as lojas? Ar condicionado no máximo para, pelo menos no provador, dar para aproveitar as roupas quentinhas!

Taís Bento - Formada em Pedagogia pela USP e Pós Graduada em Marketing pela FAAP, ama empreender e unir suas paixões por moda, educação e negócios das maneiras mais inusitadas. É criadora da marca Yafá, www.yafa.com.br, da empresa Sonhos de Luxo e do portal Ao mestre com.

Oficina de costura Consertos em Geral

Apresente este anúncio E GANHE 5% de DESCONTO!

NOVIDADE: Serviço de Sapataria

Av. 9 de Julho, 242, loja 07 www.yafa.com.br (12) 3923.7865

(12) 3018-6535 Av. Shishima Hifumi, 2990 - Urbanova E-mail: bonellevi@hotmail.com 17


MARÇO

GACC GACC Saúde

Curiosidades

Dr. Héctor Enrique Giana Diretor-presidente do Laboratório Oswaldo Cruz.

O vidro demora um milhão de anos para se As pessoas inteligentes têm mais zinco e cobre em decompor, o que significa que nunca se desgasta e seu cabelo. pode ser reciclado um número infinito de vezes! A cauda de um cometa aponta sempre para longe O ouro é o único metal que não enferruja, mesmo do sol. estando enterrado no solo por milhares de anos. A vacina contra a gripe suína em 1976 causou A língua é o único músculo do corpo que está mais mortes e doenças do que a doença ligado apenas a uma extremidade. pretendia evitar. Se você parar de ficar com sede, você precisa A cafeína aumenta o poder da aspirina e outros beber mais água. Quando o corpo humano está analgésicos, é por isso que é encontrada em desidratado, o mecanismo de sede é desligado. alguns medicamentos. A cada ano, dois milhões fumantes param de A saudação militar é um gesto que evoluiu desde fumar ou morrem de doenças relacionadas com o os tempos medievais, quando os cavaleiros de tabaco. armadura levantavam suas máscaras para revelar Zero é o único número que não pode ser sua identidade. representado por algarismos romanos. Se você estiver no fundo de um poço ou embaixo de uma chaminé alta e olhar Pipas foram utilizadas na Guerra para cima, você verá as Civil Americana para entregar A cada ano, dois milhões estrelas, mesmo estando no cartas e jornais. fumantes param de fumar meio do dia. Beber água depois de comer ou morrem de doenças Quando uma pessoa morre, a reduz 61 por cento do ácido na relacionadas com o tabaco. audição é o último sentido a boca. desaparecer. O primeiro O óleo de amendoim é usado sentido perdido é a visão. para cozinhar em submarinos, porque não solta fumaça a menos que seja Nos tempos antigos estranhos apertavam as mãos para mostrar que estavam desarmados. aquecido acima de 450F ou 232C . O barulho que ouvimos quando colocamos uma Morangos são os únicos frutos cujas sementes concha junto ao nosso ouvido não é o oceano, crescem na parte exterior. mas sim o som do sangue correndo nas veias da Abacates têm calorias mais altas do que qualquer orelha. outra fruta: 167 calorias para cada cem gramas. Nove em cada 10 seres vivos vivem no oceano. A Lua se afasta da Terra cerca de dois centímetros A banana não pode reproduzir por si só. Ela só por ano. pode ser reproduzida pela mão do homem. A Terra fica 100 toneladas mais pesada a cada dia Aeroportos em altitudes mais elevadas requerem devido à queda de poeira espacial. uma pista mais longa, devido à menor densidade Devido à gravidade da Terra é impossível do ar. montanhas serem mais altas do que 15 mil A Universidade do Alaska abrange quatro fusos metros. horários. Soldados em formação não podem marchar O dente é a única parte do corpo humano que não quando atravessam pontes, porque poderiam criar vibração suficiente para derrubar a ponte. pode se curar ou regenerar. Na Grécia antiga, jogar uma maçã a uma mulher Tudo pesa um por cento menos no equador. era uma proposta de casamento. Pega-la Para cada kg adicional de carga em um vôo significava aceitação. espacial, 530 kg adicionais de combustível são Warner Communications pagou 28.000 mil necessários para decolagem. dólares para os direitos autorais da canção A letra J não aparece em qualquer lugar da tabela Parabéns pra Você. periódica dos elementos.

LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ (12) 3946 3711

SAÚDE COM QUALIDADE! CONFIRA NOSSOS ENDEREÇOS Sede: Pça. Cândida M. C. Sawaya Giana, 128 Jardim Nova América Fone: (12) 3946 3711 Posto Satélite Av. Cassiopéia, 118 Jardim Satélite Fone: (12) 3937 3137 Posto Clínica Reproferty Rua Santo Agostinho, 179 Vila Adyanna Fone: (12) 3941 5199 Posto Aquarius Rua Alfredo I. Nogueira Penido, 255 S 407 - Jd. Aquárius - Ed. Le Classique Posto Dra. Odivânia - Densitometria Avenida Anchieta, 571 - Jardim Apolo I Rua José Francisco Alves, 150 - Vila Ema Fone: (12) 3911 4445 Posto Infantil Oswaldinho Avenida Anchieta, 325 Jardim Apolo I Fone: (12) 3308 3770

www.oswaldocruz.com

18


MARÇO

Serviços

cie AnunU ! AQ I

faça BOgóNcioSs ne

Para sua comodidade

DELIVERY 3949-1854 Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira: das 8h às 19h30 sábado das 8h às 18h domingos e feriados das 8h às 13h30 Av. Shishima Hifumi 2728

Seu evento ainda melhor!

MAIS Integração MAIS Segurança MAIS Confiabilidade MAIS Tecnologia

INFORMÁTICA Tel:(12)3949-1512

locacoes@yonezawaeventos.com.br (12) 3911-1720 | 7814-3220

Av. Ironman Victor Garrido 623 - Urbanova S. José dos Campos - www.furlanjet.com.br

DECORAÇÕES DE FESTAS INFANTIS Bolos, carrinhos, triciclos, guirlandas de fraldas para chá de bebe e maternidade Lembrancinhas, convites personalizados Organização de chá de bebe 93-4230 (Oi) Tel.: 12 98803-7176 (Tim) | 12 988 patiejair@hotmail.com

Unidade I Av Rui Barbosa, 2115 Santana São José dos Campos (12) 3207.0116

Unidade II Av Shishima Hifumi, 1890 Urbanova São José dos Campos (12) 3307.6297

falecom@vadeverde.com.br

19



REVISTA URBANOVA MARÇO 2014