EDIFÍCIO ROMCY: Proposta de Intervenção Arquitetônica no centro de Fortaleza

Page 9

Há um ineditismo no estudo visto que a edificação nunca foi estudada academicamente, o que reforça a importância dessa pesquisa para que a obra seja notada, preservada e valorizada como merecido, devido a sua importância histórica e qualidade arquitetônica já mencionadas. Foram coletadas informações que auxiliaram na formulação de um diagnóstico sobre o prédio estudado. Analisando criticamente o entorno e a situação atual da edificação visando um reuso apropriado ao edifício. Objetiva-se nesse estudo adequar o uso do edifício as atuais demandas do Centro, visando atrair usuários para o prédio de forma a resolver a problemática de subutilização deste, auxiliando na vitalidade e repovoamento das áreas centrais. O que resultou em uma intervenção arquitetônica que manteve as características modernistas do prédio, porém trazendo uma nova dinâmica a ele. Tornando-o mais confortável e funcional aos seus usuários. Para a realização da pesquisa foram utilizadas quatro linhas metodológicas (Figura 3). A

Figura 3: Esquema criado pela autora para explicação geral das metodologias adotadas. Fonte: Elaborado pela autora (2017).

primeira linha volta-se para a história da arquitetura fundamentando-se no capítulo 5, do livro “Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo” de Serra (2006). O estudo aqui tratado se baseia na abordagem por cenários. Esta metodologia: “[...] considera o objeto da pesquisa como um sistema formado por um conjunto de partes visto como uma totalidade e entre as quais observam-se interações. Mas o foco aqui está no processo e nos diversos condicionantes que o sistema assume à medida que o tempo passa. ” (SERRA, 2006 pg.86).

Portanto, o Edifício Romcy será analisado como um sistema onde após a coleta dos dados esse será resgatado plasticamente mostrando seus condicionantes no passado e como era sua construção original. Posteriormente, constrói-se o estado que se encontra o prédio atualmente

Figura 4: Esquema criado pela autora para explicação da metodologia de SERRA (2006) Fonte: Elaborado pela autora (2017).

e seus condicionantes nos dias atuais e como resultado da pesquisa se desenvolverá uma proposta adequada para a edificação (Figura 4).

A segunda linha metodológica trata-se da análise de projeto se baseando nos estudos de Gastón e Rovira (2007) sobre a investigação de obras modernas com o auxílio de pautas de análise. 9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.