[Title will be auto-generated]

Page 61

nova

As famílias da classe baixa enfrentam as duas dificuldades. Têm uma menor porcentagem de adultos ocupados e, dentre os ocupados, a remuneração média é menor. De fato, enquanto na classe baixa menos da metade dos adultos trabalham; na classe média a taxa de ocupação supera 60%. Além disso, dentre os que trabalham, aqueles na classe média recebem uma remuneração mensal duas vezes maior do que a recebida por aqueles na classe baixa. Apesar de a menor taxa de ocupação dos adultos na classe baixa explicar parte de sua menor renda per capita, a contribuição desse determinante é bem menor que a contribuição da remuneração. De fato, caso não houvesse diferenças na proporção de adultos ocupados entre as classes, o diferencial de renda entre elas seria pouco mais de 10% menor. No entanto, se a remuneração dos trabalhadores fosse igualada, o diferencial de renda entre as classes seria quase 60% menor. O mundo do trabalho é compartimentado (empregos públicos, trabalho por conta própria, emprego formal com carteira de trabalho assinada). Como a remuneração média nesses segmentos é muito distinta, um acesso diferenciado evidentemente influencia a renda do trabalho de uma família. Uma família em que os trabalhadores têm maior acesso a empregos formais terá uma maior renda do trabalho do que outra onde os trabalhadores estão envolvidos em atividades informais. Assim, diferenças na remuneração média dos ocupados nas diferentes classes podem ser originárias de dois fatores: i) a distribuição dos ocupados entre os compartimentos em que os ocupados podem se inserir (trabalhadores não assalariados, trabalhadores assalariados no setor público e/ou privado, informal e formal) e ii) remuneração média em cada ocupação. Dessa forma, a remuneração dos ocupados que pertencem à classe média pode ser maior que a dos ocupados na classe baixa ou porque os ocupados na classe média tem maior acesso aos postos de trabalho formais e a outros compartimentos privilegiados do mundo do trabalho ou porque recebem uma remuneração maior, mesmo quando se inserem no mesmo compartimento. Em parte, a renda das famílias na classe média decorre de uma melhor inserção de seus membros no mercado de trabalho. Os trabalhadores nessa classe tendem a estar mais representados nos melhores compartimentos (assalariado formal e empregadores) e menos representado nos piores (assalariado informal, conta própria e não remunerados)7 .

7 Na Tabela 1 a categoria não assalariados agrega empregadores, trabalhadores por conta própria e não remunerados. Portanto, a proporção de cada um não é evidenciada na tabela.

Classe Média e Emprego Assalariado | 61


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.