Manual de marca EME

Page 1

Manual de Identidade visual





Sumário 1. Apresentação

9. A diagramação

2. Diretrizes

10. As imagens 10.1 Aplicação de filtros

3. A Marca

3.1 Vertical 3.2 Horizontal 3.3 Simplificada

4. Área de Proteção 5. Redução Mínima 6. As cores

6.1 Cores Institucionais 6.2 Cores Complementares

7. A tipografia 8. Grafismos da Marca 8.1 Os grafismos 8.2 Mesclas com textos

11. Versões da Marca 11.1 Monocromáticas Pretas 11.2 Monocromáticas Brancas

12. Aplicações

12.1 Marca Institucional 12.2 Marca monocromática Branca 12.3 Google Docs 12.4 Documentos em PB 12.5 PowerPoint 12.6 Web Site

13. Ficha técnica


Apresentação O EME é um grupo multidisciplinar que visa levantar, projetar, desenvolver, produzir e distribuir Equipamentos Médicos de Emergência para combater a pandemia da COVID-19. Foi criado de forma voluntária por professores, estudantes e pesquisadores da UFSC e IFSC inicialmente. Com a demanda de atividades em função do agravamento da contaminação do Coronavírus em Santa Catarina, houve a necessidade de se criar ações de comunicação para o grupo. Com isso, uma marca e um sistema de uso dessa marca tornou-se imprescindível.


Diretrizes

Saúde

Humanitário

Solução

Especialista

Cocriativo


A

Marca Versão Vertical A marca gráfica caracteriza-se como uma marca mista ao conter um logotipo, formado pelas letras EME e um elemento simbólico, um coração. Também foi acrescentada a palavra UFSC, cujo lettering é o oficial da instituição, trazendo seriedade à marca. Por fim, a tagline “Equipamentos Médicos de Emergência” escrita com a fonte tipográfica “foco”, com caracteres sem serifa, conferem boa legibilidade e harmoniza com o logotipo e símbolo criados para o grupo EME. A versão vertical é a versão principal criada para o EME, por tanto o uso dela deve ser prioritário.

Símbolo e Logotipo

Tagline


Versão Horizontal Esta versão, composta por Símbolo, logotipo, tagline e disposta horizontalmente deve ser utilizada quando a leitura da marca na versão vertical estiver comprometida (com baixa legibilidade) e quando for a melhor opção no espaço disponível.

Versão simplificada A versão simplificada composta por Símbolo e a palavra UFSC deve ser utilizada quando for necessario apenas uma representação visual da marca ou quando a legibilidade das outras versões estiverem comprometidas.


Área de

Proteção São as margens que estabelecem o espaço vazio que a marca deve manter de outros elementos, com a intenção de preservar a legibilidade e integridade visual da marca. O módulo estabelecido foi baseado na letra “U” da palavra UFSC.


Redução

Mínima Para não perder suas características e legibilidade, a marca deve ter um limite de redução quando for aplicada em menor escala, tanto em meio digital como impresso. O tamanho mínimo estabelecido para a versão vertical é de 3,5cm de largura ( baseado na tagline).

O tamanho mínimo estabelecido para a versão horizontal é de 1,5cm de altura ( baseado no símbolo).

O tamanho mínimo estabelecido para a versão simplificada é de 1,5cm de altura ( baseado no símbolo).

3,5cm

1,5cm

1,5cm


As

Cores Institucionais As cores institucionis são as bases tonais que compõe as marcas. Para o EME foram utilizadas duas cores institucionais, as quais quando aplicadas exigem a necessidade de respeitar os códigos de acordo com cada método de impressão para que haja fidelidade e coesão na reprodução, sendo RGB para mídias digitais e CMYK para meios impressos.

R= 41 G= 41 B= 132 #292984

C= 100 M= 94 Y= 13 K= 2

R= 27 G= 24 B= 25 #1B1819

C= 75 M= 69 Y= 60 K= 83

R= 1 G= 124 B= 160 #007CA0

C= 84 M= 36 Y= 23 K= 7

R= 0 G= 212 B= 123 #00D47B

C= 69 M= 0 Y= 68 K= 0

Complementares As cores complementares são criadas para dar suporte às aplicações da marca, como textos e grafismos. Da mesma maneira que nas institucionais os códigos devem ser respeitados de acordo com o meio aplicado.


A

Tipografia A tipografia escolhida é indicada para criar um padrão na aplicação dos textos. Constituída pela fonte “Ubuntu”, de família ampla e versátil, a tipografia deve ser usada nas composições textuais de materiais impressos e digitais, seguindo as instruções abaixo:

1. Ubuntu Bold Utilização em Títulos e Subtítulos.

2. Ubuntu Regular Utilização em Textos, Tabelas e Legendas.

3. Ubuntu Lignt Utilização Auxiliar em Títulos.


Os

Grafismos Os grafismos Os grafismos da marca podem ajudar a compor visualmente páginas de conteúdo do site e em apresentações. A utilização de pictogramas sobre as composições de quadrados azuis ou verdes pode variar, desde que mantenha a linha estética demonstrada abaixo com pictogramas vazados e traçados em branco, com linhas curvas.


Mesclas com texto Para destacar títulos de seções, botões ou em outras necessidades de destaque de texto, podem ser utilizadas aplicações dos grafismos acompanhados de texto, como nos exemplos abaixo. Manter sempre a mesma cor entre grafismo e texto.

Saiba Mais

Como Ajudar

Ajude com Doações

Seja um Voluntário


A

Diagramação A diagramação dos textos deve obedecer o padrão de alinhamento de texto justificado, priorizando texto em coluna única. Para documentos de leitura mais rápida, separar os textos em colunas para agilizar a leitura. A divisão dos parágrafos deve ocorrer mantendo sempre o espaço de uma linha em branco entre eles.


As

Imagens Aplicação de filtros O uso de imagens pode ocorrer com a aplicação de filtros para manter a identidade das cores. Para o efeito do filtro, aplicar no Photoshop uma camada da cor azul institucional ou da cor verde complementar e utilizar o modo de sobreposição de camadas “Superexposição de cores” em opacidade 50%.

Imagem original

Imagem com filtro azul

Imagem com filtro verde


Versões da marca Monocromáticas Pretas Esta versão deve ser aplicada quando a versão colorida da marca não puder ser usada, e para aplicações de baixo custo como impressões preto e branco e xerox.


Monocromáticas Brancas Esta versão deve ser aplicada em fundos escuros e quando a versão colorida da marca não puder ser usada, podendo assim criar destaque na marca.


Aplicações da marca Marca Institucional Esta versão deve ser aplicada prioritariamente em fundos claros ou sobre imagens com opacidade abaixo de 65%. Sendo a versão principal também deve ser aplicada em documento e aplicações principais como veremos a seguir nas proximas aplicações.


Marca monocromĂĄtica Branca Esta versĂŁo deve ser aplicada em fundos escuros e sobre imagens coloridas com opacidade abaixo de 65%, podendo assim criar destaque na marca.


Aplicações da marca Google Docs Foi desenvolvido um padrão de documento na plataforma do google para que, de forma simples e rápida, possam ser gerados documentos com a identidade visual do EME representada. O uso deste material deve respeitar as diretrizes gráficas e estar limitadas as versões já pré definidas.


Documentos em PB Para aplicações de baixo custo como impressões preto e branco e xerox deve-se utilizar a versão monocromática preta.

Projeto de Ventilador Pulmonar de Emergência Dr. Lorem Ipsom


Aplicações da marca Power Point Tamanho padrão do powerpoint. O uso deste material deve respeitar as diretrizes gráficas e estar limitadas as versões já pré definidas.


Web Site Basedo nos grafismos criados, foi desenvolvido um site na plataforma da ufsc. As aplicações respeitaram as cores e símbolos institucionais e complementares.


Ficha

Técnica Equipe Prof. Dra. Mary Vonni Meürer de Lima Prof. Dra. Marilia Matos Gonçalves Prof. Dra. Cristina Colombo Nunes Prof. Dr. Douglas Luiz Menegazzi Graduandas em Design Jéssika Campos Sabrina Stahelin



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.