Revista da Escola de Administração Pública do Amapá

Page 87

Os primeiros a aportarem por aquelas terras com ideias protestantes foram os colonos da Virgínia, na parte sul dos Estados Unidos. Denominavam-se AnglicanoPuritanos os “pais peregrinos” que até ali navegaram a bordo do “Mayflower”. Fundaram uma colônia caracterizada por uma organização político-religiosa que regia tanto a vida pública quanto a privada (KLEIN, 2002, p.1). Para os membros deste grupo, o papel do Estado, enquanto instituição normatizadora da sociedade [...] estava intimamente ligado à Igreja e qualquer um que se afastasse da Igreja se isola, literalmente, da sociedade civil. A intolerância se estende as crenças e aos costumes, a comunidade atribuindo-se o direito de velar pela estrita lei de Deus (KLEIN, 2002, p. 2).

As restrições econômicas e a perseguição religiosa fomentadas na Europa, sobretudo por Inglaterra e Espanha, promoveram um verdadeiro êxodo para o “novo mundo”. Os escoceses e os irlandeses chegaram no início do século XVIII, em sua maioria, em decorrência das mesmas questões favorecidas pela Inglaterra e pela Espanha. A vontade de ser livre, destes que somavam quase cem mil em 1750, aglutinou-se com a dos que antes chegaram, no que tange a antipatia pelo governo inglês e o anseio por possíveis mudanças que significassem ruptura com o passado. E é justamente essa antipatia a raiz do antagonismo estabelecido entre metrópole e colônia, bem como o primórdio das ideias de emancipação. Ou seja, um povo que buscava liberdade religiosa agora começava a vislumbrar as chances de uma liberdade bem mais politicamente abrangente. Uma das principais figuras desses preceitos foi o pastor presbiteriano Jonathan Edwards (1703-1758); ele observava as ideias iluministas e era estudioso de John Locke e Isaac Newton. Este pregador buscava a unificação e a restauração de um movimento religioso enfraquecido, através de uma mobilização religiosa e filosófica denominada de “o grande avivamento”, que será um dos fatores determinantes para o recrudescimento de uma mentalidade baseada no Iluminismo, que irá pregar e buscar alcançar o avanço modernizante de seus membros. O grande despertamento estendeu-se pelas treze colônias americanas e estima-se que em conseqüência cerca de 50.000 pessoas uniram-se a igreja. Cumpre observar que a teologia dos avivamentos não dispensa a Ilustração (KLEIN, 2003, p. 5). As ideias desse pregador confrontavam as pessoas com seu “íntimo pecaminoso”, e isso as levava a viver de acordo com o que foi enfatizado por Calvino (justificativa para a burguesia em ascensão conquistar o poder que não tinha – o poder político), possibilitando a aquisição de riquezas, por exemplo, sem 87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.