1 minute read

SP soma R$ 450 milhões em infrações com papel imune

A partir de informações colhidas pelo Sistema Recopi, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo lavrou autos de infração, por operações envolvendo desvios do papel imune, que somam R$ 450.140.603,10, em valores atualizados até 15 de julho de 2013. O valor expressivo é um dos bons resultados obtidos pelo Sistema, como informou o coordenador adjunto da Coordenadoria da Administração Tributária (CAT), da Secretaria da Fazenda de São Paulo, Afonso Quintã.

Como o papel imune não recolhe ICMS, o produto passava à margem da fiscalização, sendo desviado para concorrer no mercado comercial. A partir dos dados obtidos pelo Recopi, a Fazenda hoje conhece e monitora a movimentação de papel imune no estado, podendo agir rapidamente ao identificar as fraudes. Por isso, além de autuar as operações já realizadas, o Recopi também dá agilidade à fiscalização e possibilita a apreensão de produtos que alimentariam o mercado ilegal. Como exemplo, Quintã cita o confisco recente de 2.930 toneladas de papéis, das quais 630 toneladas já foram encaminhadas para perdimento pela Receita Federal e 2.300 toneladas estavam em fase de apreensão no dia 20 de agosto, quando o coordenador atendeu a reportagem do NewsPaper. Munidos de informações, os fiscais estaduais têm trabalhado em parceria com a Receita Federal, em especial nas apreensões.

Advertisement

Os valores dos autos de infração correspondem aos impostos não recolhidos e multas decorrentes da ilegalidade. Segundo Quintã, parte desse montante já foi recolhida aos cofres estaduais, enquanto outros processos ainda estão em fase de execução judicial. Já as apreensões foram de mercadorias negociadas com empresas que já tiveram a documentação cassada pela Fazenda Estadual.

This article is from: