Ruminantes 2

Page 17

ENTREVISTA

O processo de cura do queijo “Picante da Beira Baixa” é feito sobre palha.

homogéneo, que nos permite uma grande homogeneidade na qualidade do queijo.

Ruminantes: Que tipos de queijo produz? Carlos Lourenço: Nós produzimos os três tipos de queijo da Beira Baixa, porque podemos certificar qualquer um deles. O Amarelo da Beira Baixa, o Picante da Beira Baixa, com que o meu pai começou a actividade, e o queijo de Castelo Branco (ou o ovelheira) que é muito conhecido aqui na nossa região. São estes três tipos de queijo, com vários tamanhos em função das exigências do mercado. Hoje pedem-nos queijos de menor tamanho.

competitivas. Mas acho que tem que existir algo diferente a partir de 2013, caso contrário grande parte das explorações não terão viabilidade económica. A falta de leite, nomeadamente, pode pôr em causa os produtos regionais. Entendo que a Politica Agrícola deve proteger quem produz, caso contrário poderemos ter um país cada vez mais deserto.

Ruminantes: Como é feita a comercialização? Carlos Lourenço: Grande parte das vendas são feitas aqui na queijaria, não só ao consumidor final mas também a revendedores que carregam aqui. Outra parte, sobretudo no alto Alentejo e zona centro do País, é feita através de supermercados e em feiras. Não estamos na grande distribuição, porque ainda não conseguimos encontrar nenhuma grande superfície que queira comprar os nossos produtos ao preço que consideramos justo, ou seja, um negócio interessante para os dois lados.

Ruminantes: Como vê o futuro depois de 2013, quando terminar esta PAC? Carlos Lourenço: Com grande preocupação, apesar de tentarmos que a exploração e a queijaria se mantenham actualizadas tecnologicamente, para poderem ser

Expositor dos produtos da Queijaria Lourenço, com a marca “Queijos Lourenço”.

Ruminantes • Julho | Agosto | Setembro

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.