Em Órbita n.º 25 Abril de 2003

Page 14

Quando o lenço recolhe a água a flutuar, absorve-a tão rapidamente que elas desaparecem como se fossem bolas de sabão que rebentam instantaneamente. Sente-se uma ligeira tristeza dentro de nós por termos destruído algo de tão belo.

Colabora com o Em Órbita

O mais completo boletim sobre a conquista do espaço editado em português

Gostavas de ver um artigo escrito por ti publicado neste boletim? Escreve algo sobre a História da Conquista Espacial, sobre as Tecnologias do Espaço ou sobre um tema que te fascine relacionado com o espaço. Entra em contacto connosco e (rcb@netcabo.pt) com o teu trabalho.

envia-nos

um

e-mail

Histórias da Conquista do Cosmos “Soyuz-3” por Rui C. Barbosa Após a catástrofe da Soyuz-1 da qual resultou a morte do cosmonauta Vladimir Komarov, a União Soviética levou a cabo uma série de voos teste da Soyuz antes de voltar aos voos tripulados com a Soyuz-3. A missão da Soyuz-1 tinha um programa extremamente ambicioso que passava pelo teste no novo veículo tripulado desta vez com uma tripulação a bordo, a acoplagem com outro veículo tripulado em órbita (Soyuz-2) e a realização de uma saída para o espaço de dois cosmonautas da Soyuz-2 e sua transferência para a Soyuz-1. O lançamento da Soyuz-2 que seria tripulada por Valeri Fyodorovixh Bykovsky, Yevgeni Vasilievich Khrunov e Alexei Stanislavovich Yeliseyev, foi cancelado após os problemas detectados em órbita com a capsula de Komarov. Analises posteriores revelaram que caso a Soyuz-2 tivesse sido colocada em órbita os três cosmonautas teriam o mesmo destino que o Comandante da Soyuz-1.

Em Órbita – n.º 25 / Abril de 2003

14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.