Em orbita 141 Outubro de 2013

Page 56

O subsistema de propulsão é composto por tanques de titânio, motores de platina-rénio, e componentes e condutas de aço inoxidável. Existe um sistema de bi-propolente pressurizado que utiliza monometil hidrazina e uma mistura de óxidos de azoto. Quatro tanques de propolente e dois tanques de hélio fornecem o armazenamento de combustível, oxidante e pressurizante. Os tanques de propolente e de pressurizante têm por base um desenho standard e já utilizado anteriormente. Em voo, o hélio é armazenado a uma pressão máxima de 3600 psi e o propolente a 250 psi. Os tanques de propolente utilizam dispositivos de tensão superficial para manter o fluxo de líquido na saída dos tanques. O subsistema de propulsão tem um grande motor de controlo orbital de 460 N para manobras de controlo orbital e quatro pequenos motores de 25 N para estabilização durante as manobras de controlo orbital, e para dessaturação das rodas de reacção, que normalmente controlam a atitude do veículo. Os dois sistemas de propulsão são baseados em desenhos já anteriormente utilizados em satélites de comunicações geossíncronos.

O subsistema de comando e tratamento de dados do LADEE é utilizado para o envio de telemetria e para o processamento de comandos. O subsistema de energia é responsável pela geração e armazenamento de energia para o veículo e para os seus sistemas. Este subsistema inclui um conjunto de painéis solares externos fixos e uma bateria de iões de lítio. O painel solar gera a energia para operar o veículo, sendo composto por 30 painéis e é capaz de gerar 295 watts a 1UA. Os conjuntos solares estão ligados a um sistema Electrical Power System (EPS) no sistema de aviónicos do satélite que controla a activação, a distribuição de energia e os serviços de carregamento da bateria de iões de lítio. Esta, tem uma capacidade de 28 amp/h com uma potência de 28 volt, e é utilizada para fornecer energia ao veículo quando os conjuntos solares não são capazes de gerar a energia suficiente para os sistemas a bordo.

55 Em Órbita – Vol.13 – N.º 141 / Outubro de 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.