Em Órbita n.º 125 - Junho de 2012

Page 60

O foguetão CZ-4B Chang Zheng-4B O pequeno TT-1 Tiantuo-1 A bordo do foguetão CZ-4B Chang Zheng-4B que colocou em órbita o satélite YG-14 Yaogan Weixing-14, encontravase um outro satélite, o pequeno TT-1 Tiantuo-1 (天拓) ‘Pioneiro Espacial’. Este satélite irá levar a cabo experiências com um sistema de observação óptica, proceder à detecção da intensidade do oxigénio atómico à altitude da sua órbita e receber sinais do sistema marítimo AIS (Automatic Identification System). As dimensões do satélite são 0,425 x 0,410 x 0,080 metros e a sua massa no lançamento foi de 9,3 kg. O satélite foi construído pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa e o projecto teve início em 2009, sendo o primeiro nano-satélite chinês que integra as funções de controlo, distribuição de energia, transferência de dados e controlo de atitude num único quadro de circuitos integrados.

Desenvolvido pela Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai, a família de lançadores Chang Zheng-4 é utilizada para a colocação de satélites em órbitas polares e órbitas sincronizadas com o Sol. São lançadores a três estágios de propolentes líquidos cujas raízes se encontram no foguetão FB-1 Feng Bao-1. A família destes lançadores consiste em três variantes: CZ-4A Chang Zheng-4A, CZ-4B Chang Zheng-4B e Chang Zheng-4C. Após o desenvolvimento do Feng Bao-1, a Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai foi incumbida do desenvolvimento do CZ-4. Aparentemente, este lançador seria um veículo suplente para o CZ-3B Chang Zheng-3B, com os dois primeiros estágios do CZ-4 a serem basicamente idênticos aos do foguetão CZ-3 Chang Zheng-3. O terceiro estágio do CZ-4 Chang Zheng-4 foi inteiramente desenvolvido pela Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai. Após o sucesso do CZ-3B, a versão CZ-4 foi abandonada em 1982 e baseado no seu desenho foi introduzido o CZ-4A Chang Zheng-4A que é geralmente idêntico à primeira versão mas tendo uma massa no lançamento ligeiramente inferior8. O desenvolvimento do foguetão CZ-4B Chang Zheng-4B (长征四 号乙火箭) teve início em Fevereiro de 1989, com o primeiro lançamento previsto para ter lugar em 1997 mas acabando por só se realizar em 1999. O CZ-4B Chang Zheng-4B (長征系列運載火箭) tem uma carenagem de protecção de maiores dimensões; o controlo electromecânico original foi substituído por um controlo electrónico; os sistemas de telemetria, seguimento, controlo e de auto-destruição foram melhorados e substituídos por dispositivos de menores dimensões; procedeu-se a uma revisão do desenho dos escapes dos motores do segundo estágio para melhor desempenho a elevada altitude; foi introduzido um sistema de gestão de consumo de propolente para o segundo estágio com o objectivo de reduzir o propolente residual e assim aumentar a capacidade de carga; e foi introduzido um sistema de ejecção de propolente para o terceiro estágio.

8

O CZ-4 Chang Zheng-4 tinha uma massa de 248.962 kg enquanto que o CZ-4A Chang Zheng-4A tinha uma massa de 241.092 kg.

Em Órbita – Vol.12 – .º 125 / Junho de 2012

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.