Relatório da visita de campo RTRS 2023

Page 1

VISITA DE CAMPO RTRS 2023 A UBERLÂNDIA MINAS GERAIS BRASIL OUTUBRO | 2023


VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Visita de Campo RTRS 2023 A Associação Internacional da Soja Responsável (RTRS) realizou, entre os dias 6 e 7 de outubro, uma Visita de Campo a Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. Dentro do contexto do Ponto de Encontro RTRS 2023, a Associação propôs realizar uma visita de campo como uma atividade opcional e subsequente à conferência internacional anual. O objetivo dessa atividade era conhecer de perto o impacto da certificação RTRS e, ao mesmo tempo, compreender o que acontece ao longo da cadeia de suprimento sustentável, desde a origem da soja e do milho até o seu processamento e distribuição. Foram 33 participantes de 25 organizações de 8 países diferentes (Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Holanda, Japão, Paraguai e Reino Unido). A visita de campo incluiu a exploração de duas fazendas e uma planta de processamento de soja no estado de Minas Gerais, localizados nas proximidades de Uberlândia.


Dia 1 Incluída na Plataforma Produzindo Certo desde setembro de 2015, por meio da parceria entre Bayer e Unilever, a propriedade recebe todos os anos a consultoria e assistência técnica do time de especialistas, com objetivo de alcançar e manter a certificação RTRS. A Fazenda Água Santa é certificada RTRS desde 2016, onde já foram certificados uma média de 18 mil toneladas de soja por ano. Além disso, está certificada dentro do grupo Aliança da Terra - Grupo IV, que em 2022 certificou um total de 235.274 toneladas.

DIA 1

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Na manhã do dia 6 de outubro, os participantes visitaram a Fazenda Água Santa, de propriedade do Sr. João Emílio Rocheto, localizada nos municípios de Perdizes e Santa Juliana, Minas Gerais, Brasil.

Possui uma área preservada com mais de 230 espécies de aves documentadas, que representam mais de 30% de todas as aves existentes no bioma Cerrado e 2% de todas as aves conhecidas no mundo.

Área total

10.232 mil hectares

Área plantada de soja, na safra 21/22: 3.388 hectares

*Neste caso, a área plantada foi de 4.739,77 ha

Volume total de soja certificada: 2022

2021

15.401 toneladas

21.714 toneladas*

Áreas designadas por lei para conservação na propriedade:

Áreas de Preservação Permanente (APP):

Total de trabalhadores:

2.047 ha

20%

427


• • • •

Áreas de vivência e cantina para funcionários Câmaras frias para sementes e grãos Biofábrica para o estudo de bactérias graças ao qual conseguiram uma diminuição de 20% no uso de agroquímicos As características dos depósitos para agroquímicos de acordo com as disposições do Padrão RTRS para Produção de Soja Responsável DIA 1

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

A visita começou com uma apresentação por parte dos responsáveis pelas certificações da Fazenda Água Santa. Durante o passeio pela fazenda, os participantes conheceram:

Eles também deram detalhes sobre outras atividades realizadas pela fazenda: •

Produção de florestas de Eucalipto: fornece energia para a fazenda e é utilizado na construção de contêineres para as

câmaras frias de sementes e seus resíduos são compostados Projeto “Núcleo ambiental Água Santa do Cerrado - NASC”: projeto de educação ambiental que nasceu de uma parceria entre Fazenda Água Santa, Bembrasil Alimentos e BASF


Por meio de uma parceria entre as empresas CJ Selecta e Produzindo Certo, a propriedade passou a receber assistência técnica do time de especialistas com objetivo de alcançar a certificação RTRS.

Há muitos anos atuamos como fomentadores e facilitadores para expansão da soja RTRS na América Latina. Esta iniciativa representa uma realização para Produzindo Certo e seus produtores, pois permitiu demonstrar que, com muito suor e algum apoio financeiro, é possível implementar com sucesso numa operação agrícola os requisitos do Padrão RTRS para Produção Responsável de Soja. A certificação RTRS combina exigências de sustentabilidade que são possíveis de serem alcançadas em larga escala quando associadas a uma compensação financeira pelo produto certificado.”

Charton Locks Fundador Associado e Diretor de Operações da Produzindo Certo

DIA 1

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Após a visita pela Fazenda Água Santa, os participantes visitaram a Fazenda São José, propriedade de Angelo Trevisan, localizada no município de Araguari, Minas Gerais, cuja principal atividade é a agricultura.


VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Visitar in loco proporciona um entendimento melhor da realidade das propriedades de soja. Para os produtores de soja do Grupo RTRS da CJ Selecta foi importante conhecer mais sobre a RTRS e seus membros. Fortalecer o senso de pertencimento dos produtores do grupo. Para os colaboradores da CJ Selecta teve grande valor visitar a fazenda e a indústria. Receber o Field Trip foi uma oportunidade de mostrar o trabalho que tem sido feito em conjunto com produtores e CJ Selecta. Os colaboradores se sentiram reconhecidos.”

Patricia Regina Campos Sugui ESG Manager de CJ Selecta

DIA 1

Em termos de seu compromisso com a certificação, a CJ Selecta começou a envolver seus clientes com Créditos RTRS Apoiando a Soja Responsável em 2019, adquirindo em média 60.000 créditos por ano. Desde 2022, a CJ Selecta trabalha com produtores certificados com o selo RTRS no Brasil, onde atua como Gerente de Grupo. O objetivo é originar soja sustentável para produzir o Concentrado Proteico de Soja (SPC) de Balance de Massa RTRS para futura distribuição a seus stakeholders no setor de rações balanceadas para aquicultura no Chile. Como Gerente de Grupo, a CJ Selecta trabalha com nove produtores certificados RTRS, totalizando 24.916 hectares e 95.623 toneladas de soja em Minas Gerais e Goiás, Brasil.


VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Impacto social da certificação RTRS O padrão de Soja RTRS permite que a soja RTRS não apenas atenda aos mais altos critérios ambientais (incluindo verificação por terceiros, desmatamento zero e conversão zero), mas também a um amplo conjunto de requisitos sociais e trabalhistas. O sistema de certificação RTRS é uma abordagem verdadeiramente holística que permitem práticas empresariais e agrícolas responsáveis, preservando a biodiversidade, o solo e a água e protegendo os direitos humanos e dos trabalhadores, ao mesmo tempo que respeita os costumes e culturas dos povos indígenas e melhora o bem-estar das comunidades locais.


Possui 110 hectares de área reservada à preservação da vegetação nativa, o que corresponde a 22% de sua área total. Destes, 8% são áreas destinadas a recuperação da vegetação nativa. Além disso, detém de 94% da sua Área de Preservação Permanente (APPs) preservada e possui em seu interior cursos hídricos com até 10 m de largura, demandando áreas de preservação permanente com 30 m de largura em cada margem do rio.

Área plantada de soja: 2023

2023

Áreas designadas por lei para conservação na propriedade:

325 hectares

1.072 hectares

110 ha

Área total

502 hectares

Volume total de soja estimado:

Áreas de Preservação Permanente (APP):

Total de trabalhadores:

94%

3

DIA 1

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

A Fazenda São José passou pelo processo de auditoria externa no mês de setembro de 2023, e encontra-se em fase de adequações finais.


Experiência do produtor certificado RTRS e agricultura regenerativa

Entre as práticas agrícolas, destacam-se a rotação de culturas e o uso de plantas de cobertura, que evitam o uso de arados ou grades. Essas plantas possuem raízes mais profundas, capazes de alcançar nutrientes nas camadas mais profundas do solo e transferi-los para as plantas. Após a decomposição dessas plantas, os nutrientes são disponibilizados nas camadas superficiais do solo, tornando-os mais acessíveis para as culturas. Além disso, a biomassa gerada por essas plantas protege o solo contra erosão causada pelo vento, chuva e outros fatores ambientais. Outro benefício é a regulação da temperatura do solo, que melhora a retenção de água, proporcionando um ambiente mais propício para o desenvolvimento das plantas. Além disso, a presença das plantas de cobertura ajuda a suprimir o crescimento de ervas daninhas, reduzindo a necessidade de herbicidas.

DIA 1

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

No decorrer da visita, o grupo recebeu uma explicação detalhada sobre as práticas agrícolas regenerativas de manejo do solo, rotação de culturas, metodologia de irrigação e tratamento de água, entre outras que são realizadas pela Fazenda São José.


No dia 7 de outubro, o grupo visitou a Unidade de Processamento de Soja da CJ Selecta, localizada em uma área de mais de 50 hectares na cidade de Araguari (Minas Gerais) e privilegiada por seus canais de logística para a escoação de produtos. A unidade operacional da CJ Selecta foi construída dentro dos mais altos padrões de tecnologia e passa por constantes modernizações para se manter com níveis elevados de qualidade, segurança e eficiência operacional. Em 2019, no mesmo terreno da planta responsável pelo esmagamento e produção dos derivados da soja, foi construída uma unidade para processamento do melaço de soja e sua transformação em fertilizantes especiais, abrindo um novo mercado de atuação para a companhia no país. Em 2020, foi inaugurada a nova planta para a produção de álcool, tendo como base o melaço de soja. A planta está certificada pela Padrão RTRS Cadeia de Custodia desde 2022. Antes de iniciar a visita pela fábrica, Alessandro Reis, COO de CJ Selecta, deu boas-vindas aos participantes, seguida de uma apresentação de Patrícia Reginas Campos Sugui, ESG Manager da CJ Setecta, Gisela Introvini, Superintendente da FAPCEN e vice-presidente da RTRS, e Lieven Callewaert, Presidente da RTRS.

DIA 2

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Dia 2


VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

DIA 2


Nós esperamos fortalecer ainda mais o Brasil com a presença dos produtores que certificam ou que estão no caminho certo de certificar como os que conhecemos nesta visita. Eles nos ajudam a diminuir diferenças sociais, preservar os nossos biomas e a produzir comida. Essa é a formula do sucesso”.

O nosso esforço, serviço e resiliência no dia a dia também nos enche de enorme orgulho porque nos permitiu construir uma empresa comprometida com a sustentabilidade. Pensar diferente e fazer diferente foi o que nos trouxe até aqui”.

Gisela Introvini

Alessandro Reis

Superintendente da FAPCEN e Vice-presidente da RTRS

COO da CJ Selecta

Visitar campos certificados realmente nos remete à raiz da nossa missão, com o reconhecimento de que as práticas agrícolas responsáveis adotadas pelos produtores se estendem também ao processamento da soja. Aprender sobre a transformação da soja em diversos subprodutos é outro exemplo do potencial das cadeias de valor RTRS, com produtores e a indústria trabalhando juntos em um roteiro “regenerativo” baseado no padrão de produção e de Cadeia de Custódia RTRS”.

Lieven Callewaert Representante da Alliance4Soy e Presidente da RTRS

DIA 2

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Durante a abertura, Gisela Introvini, Alessandro Reis e Lieven Callewaert disseram algumas palavras para iniciar a visita:


DIA 2

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

No final do passeio, os participantes, como ato comemorativo e final da visita, tiveram a oportunidade de plantar uma árvore nas instalações do CJ Selecta.


Tenho observado que as empresas que visitamos trabalham de acordo com os princípios e critérios da RTRS e que veem a sustentabilidade como um componente central da sua estratégia empresarial. Da perspectiva do Rabobank, é muito importante pois, na nossa opinião, as empresas que têm uma estratégia de sustentabilidade abrangente são capazes de minimizar riscos e identificar oportunidades e, ao fazê-lo, são as vencedoras de amanhã . Esse é um tipo de investimento que o Rabobank acolhe com prazer para financiar.”

Todas as empresas da Europa, principalemnte da Holanda, de onde eu venho, qurerem ser reponsáveis. E nós tomamos essa responsábilidade por muitos anos na minha empresa. Então, eu acho que é muito importante ter soja certificada na Europa para provar que a soja que você está comprando é fabricada de maneira responsável”.

Henk Flipsen Diretor da Associação Holandesa da Indústria de Alimentação Animal (Nevedi)

Richard Piechocki Diretor Global de Sustentabilidade, Comércio e Financiamento de Commodities no Rabobank

Foi muito interessante compartilhar com os demais participantes da cadeia, principalmente os da Europa, e trocar sobre as diferentes visões sobre o mesmo objetivo que temos, que é o de construir e trabalhar pela sustentabilidade do sistema.”

Nós achamos crucial mostrar para pessoas em outras áreas, como na Europa, mostrar o que está realmente acontecendo e quais são os esforços que estão sendo estabelecidos aqui para preservar a natureza. Como nós podemos ver, está ocorrendo. É uma realidade".

Andrés Laxague

Frederik Jan Esselink

Gerente de Produção de Tecnocampo S.A. produtor certificado RTRS da Argentina

Gerente Sênior de Desenvolvimento Sustentável na MVO - Indústria Holandesa de Óleos e Gorduras

DIA 2

VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

O que disseram os participantes?


VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Destaques da certificação RTRS em 2023 • Foi registrado o total de 1.865.298 hectares e 6.203.015 toneladas de soja certificada RTRS em todo o mundo. • 77.824 produtores do mundo inteiro foram certificados de acordo com o Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, dos quais 77.452 estão da Índia e foram certificados pela Certificação de Grupo. No Brasil, existem 15 grupos de produtores que abarcam 293 produtores e, juntamente com produtores certificados individuais e multi-site, contabilizam 1.379.753 hectares e 5.290.675 toneladas de soja certificada. • 30 novos locais foram certificados de acordo com o Padrão RTRS de Cadeia de Custódia na Bélgica (2), Chile (12) e Suíça (1) esse número inclui 4 portos e 2 terminais de transbordo.

• No fim do ano havia um total de 336 locais certificados para recebimento, processamento e comercialização de soja física certificada pela RTRS em 16 países nas Américas, Europa e Ásia. Estes locais incluíam 260 unidades de armazenamento, 86 plantas de processamento, 58 portos, 40 terminais de transbordo e 32 escritórios comerciais. Isto implicou um aumento de 18% em comparação a 2022. • 115 produtores de soja RTRS certificaram sua produção de milho de acordo com o Padrão RTRS de Produção de Milho Responsável, representando um total de 454.712 hectares e 3.383.541 toneladas de milho certificado.

Para mais detalhes visite www.responsiblesoy.org e acesse o Destaques da RTRS 2023.


VISITA DE CAMPO RTRS | MG / BR | OUT.23

Sobre a CJ Selecta

Sobre a Produzindo Certo

A CJ Selecta é uma empresa com trinta e nove anos de experiência

A Produzindo Certo traz uma solução real para empresas preocupadas em garantir uma rede de fornecimento verificada e de acordo com os mais rigorosos padrões de comprometimento social e ambiental.

no agronegócio, dedicada à fabricação de produtos derivados da soja para diversos segmentos. Desde 2017, a empresa faz parte do grupo sul coreano CJ CheilJedang. Por meio de projetos inovadores, a CJ Selecta é reconhecida como uma das principais fabricantes de proteínas vegetais sustentáveis para a indústria de ração animal, tanto no Brasil quanto no exterior. A empresa é comprometida com a condução de seus negócios de acordo com os mais altos padrões de qualidade em seus produtos e com sustentabilidade máxima em toda a sua cadeia. A CJ Selecta é membro da RTRS desde 2007.

Com um protocolo exclusivo de avaliação e uso de tecnologia, combinam ações presenciais com o uso de satélites para entregar aos seus clientes propostas de mudanças no ambiente rural, oferecendo desde diagnósticos e orientações até a gestão completa da rede de fornecimento, sempre com a consciência de que somente uma atividade lucrativa será capaz de garantir o respeito às práticas indicadas. A organização é membro da RTRS desde 2009.


OUTUBRO | 2023


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.