Revista Focus 23.2 Questões gastrintestinais

Page 53

computadorizada. Durante a endoscopia, pode-se notar a compressão extraluminal, cranial à base do coração; isso deve ser diferenciado de estenose. A maioria das anomalias vasculares é corrigida por meio cirúrgico via toracotomia do lado direito, embora a persistência do arco aórtico direito seja tratada por uma abordagem intercostal esquerda.

Neoplasia As neoplasias esofágicas são raras e correspondem por menos de 0,5% dos tumores caninos e felinos (6). Elas podem ser de origem esofágica primária (principalmente carcinomas e sarcomas), periesofágica (linfoma, carcinoma da tireoide, timoma) ou metastática (câncer de tireoide, pulmão, estômago), sendo que os tumores metastáticos são mais comuns do que a neoplasia primária. Em regiões onde o Spirocerca lupi é endêmico, é possível o desenvolvimento de granulomas dentro do esôfago. Tais granulomas podem acabar induzindo à metaplasia ou até mesmo ao desenvolvimento de fibrossarcoma ou sarcoma osteogênico. Se houver dúvida quanto à localização de alguma massa, será recomendável a realização de endoscopia. Massas intraluminais podem ser submetidas à biopsia; note que a amostragem do tecido esofágico normal é relativamente difícil de ser obtida. A neoplasia maligna possui um prognóstico mau. Na melhor das hipóteses, se o tumor estiver no segmento faríngeo, talvez seja possível a remoção antes de uma maior disseminação; em caso de linfoma, torna-se apropriada a administração de quimioterapia. Tumores benignos (como leiomioma) podem ser excisados com boas chances de recuperação.

Hérnia de hiato Um deslocamento do estômago através do hiato esofágico recebe o nome de hérnia de hiato, que pode ser congênita ou adquirida. Várias formas de hérnias de hiato são descritas nos animais (7): • Axial (deslizante) • Paraesofágica (por rolamento)

• Mista (axial e paraesofágica combinadas) • Invaginação gastresofágica Em uma hérnia axial, a porção caudal do esôfago se move no sentido cranial juntamente com o cárdia. Em uma hérnia paraesofágica (Figura 6), o cárdia permanece no lugar e uma parte do estômago se projeta através do hiato em direção à cavidade torácica. Por fim, pode se desenvolver uma invaginação do estômago no esôfago (invaginação gastroesofágica) em casos de hérnia axial. Tanto com hérnias paraesofágicas como (raramente) com invaginações gastroesofágicas, pode ocorrer encarceramento. Embora a patogênese seja incerta, uma pressão intra-abdominal elevada (após vômitos crônicos) ou uma pressão intratorácica negativa (em animais com obstrução intermitente das vias aéreas) são possíveis causas de hérnia de hiato adquirida. Ao exame clínico, a doença leva à interrupção da ingestão alimentar, com náusea, salivação, vômito ou regurgitação (algumas vezes, misturados com sangue), problemas respiratórios e, em casos prolongados, emaciação. A radiografia pode revelar o segmento caudal do esôfago preenchido por ar. A porção invaginada do estômago pode ser vista por trás do esôfago repleto de ar como uma área radiodensa. Às vezes, no entanto, pode não ser fácil visualizar a víscera deslocada; nesse caso, pode ser útil a aplicação de pressão externa sobre o abdômen durante a radiografia. Com frequência, estudos contrastados podem facilitar significativamente a localização. O tratamento de hérnia de hiato é cirúrgico, envolvendo a redução do estômago e o estreitamento do hiato.

Acalasia cricofaríngea O termo “calasia” significa relaxamento de um orifício anatômico; portanto, “acalasia” pode ser utilizado para indicar espasmo dos esfíncteres esofágicos superior ou inferior. Acalasia cricofaríngea, ou disfagia, é um problema causado pela falta de relaxamento do esfíncter

Figura 5. Imagens radiográficas de um cão de 6 meses de vida com arco aórtico direito persistente. Em virtude do grave estreitamento de longa data do esôfago ao nível da base do coração, ocorreu o desenvolvimento de uma grande dilatação, que pode ser observada nas imagens tanto simples (a) como contrastadas (b).

51 / Veterinary Focus, Vol 23 n 2 /2013 / Versão Brasileira: jan 2015


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.