Folder - Gestão Internacional de Negócios - Vietnã

Page 1

Vietnã 1. Perfil Capital : Hanói Moeda: Dongue Clima: Tropical Idioma: Vietnamita. Extensão territorial: 331.689 km². População: 88.068.900 habitantes. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,572 (médio).

2. Ambientes de Marketing Político: Regime de partido único e o atual presidente desde 2016 é Tran Dai Quang. Econômico: Desde de 2005, o país cresce, em média 6% a.a , e o PIB o pais saltou de US$ 57 bilhões em 2005 para US$ 185 bilhões em 2014. Tecnológico: Investimentos em tecnologia genética para facilitar o sepultamento dos mortos, tecnologias agrícolas para melhorar a produção. Existem avenidas largas repletas de telões de LED e arranha-céus, modernas linhas de produção e motocicletas. Logístico: No Vietnã existe o transporte aéreo, sistema rodoviário, sistema ferroviário e transporte marítimo. Natural/ambiental: As florestas vietnamitas possuem cervos, elefantes, tigres, leopardos, ursos, macacos e animais típicos como, crocodilos, javalis, chacais, lontras, gambas e esquilos-voadores.

3. Intercâmbio comercial

5. Barreiras ComEx

Principais parceiros na exportação: Estados Unidos, China, Japão, Coréia do Sul e Alemanha Principais parceiros na importação: China, Coréia do Sul, Japão, Cingapura e Hong Kong Principais produtos de Exportação País Alvo: Máquinas elétricas, calçados, máquinas mecânicas, vestuário e móveis. País Alvo X Brasil: Cereais, soja em grãos e sementes, farelo de soja, algodão, peles e couros Principais Produtos de Importação País Alvo: Máquinas elétricas, máquinas mecânicas, plásticos, ferro/aço e combustíveis. País Alvo X Brasil: Máquinas elétricas, calçados, máquinas mecânicas, pescados e borrachas.

Barreiras tarifárias: Existem três categorias: impostos de importação ordinários, impostos de importação privilegiados, e impostos de importação especiais privilegiados. Incentivos tributários são concedidos aos representantes legais do governo do Vietnã e dos locais que possuem dificuldades socioeconômicas. Barreiras não-tarifárias: As barreiras não tarifarias, são representadas pelo banco responsável do país, com seus governantes e representantes legais, autorizados pelo governo presente. Produtos sujeitos á isenção de impostos de importação: bens teoricamente importados, que depois serão reexportados, com finalidade de exibição, sempre pensando em alguns requisitos que serão respeitados de acordo com as taxas presentes.

Anos

Exportações

Importações

Saldo da balança comercial

Corrente de comércio

2013

132,03

132,03

0

264,04

6. Cultura

2014

150,22

148,74

2,38

298,06

2015

186,6

190,95

-4,44

377,45

Religião: Além do budismo, cristianismo e ateísmo, também seguem “Cao Dai”, religião que acredita na existência de um único Deus, representado como um olho esquerdo dentro de um triângulo e “Ca Ong”, uma religião que adora as baleias como entidades divinas.

4. Relações internacionais Organismos internacionais: ONU, FMI, OMS E OMC. Acordos internacionais: ASEAN - Associação de Nações Unidas do Sudoeste Asiático Relações bilaterais: 2004: Brasil e Vietnã trocaram um status de "nação mais favorecida" na Organização Mundial do Comércio (OMC). 2008: Foram assinados quatro acordos de cooperação para impulsionar as relações bilaterais. 2016: Parceria para incentivar o movimento turístico entre os dois países.

Festivais: Festa do Tet (Ano novo lunar): Em janeiro/fevereiro, do 1º ao 4º dia do calendário lunar. Thanh Minh: No 5º dia do 3º mês do calendário lunar. É o festival de primavera, ou dia dos antepassados. Trung Nguyen (dia dos mortos): No 15º dia do 7º mês do calendário lunar. Acreditam que a alma dos mortos vagueiam pelas casas.


Festival da Lua Cheia: No 15º dia do 8º mês do calendário lunar, as crianças vão a pé até o pôr do sol, carregando lanternas e um bolo chamado de “Bolo da Lua". São desenhados com a Deusa da Imortalidade e buscam vida longa e fortuna.

7. Internacionalização de empresas

Dia do professor: Em 20 de novembro, os estudantes fazem pinturas, desenhos e poemas para mostrar gratidão e afeição pelos professores.

A empresa ampliou em sete vezes sua produção de couros no Vietnã em dois anos e meio de operações no país.

Culinária: Os ingredientes mais utilizados são: arroz, peixe, legumes, óleo de amendoim; condimento nuoc-mâm feito à base de peixe fermentado; frutas tropicais, como mamão, manga, banana, laranja, coco e abacaxi. Para cozinhar, os utensílios mais usados são a panela wok ou uma frigideira e para comer, é comum que usem hashi.

Após a realização de um seminário em Mogi das Cruzes, a comitiva vietnamita teve contato com a fábrica para, possivelmente, fazer uma parceria, já que há muita exportação de própolis para o Vietnã..

8. Curiosidades 

Muitos camponeses do Vietnã fazem questão de ser sepultados em seus arrozais.

O sobrenome mais comum no Vietnã é Nguyen.

Os aniversários são comemorados coletivamente durante a celebração do ano novo lunar.

Ainda existem minas terrestres não explodidas e não identificadas. É comum que alguns camponeses ainda se machuquem com algumas explosões.

No Vietnã, impera a lei da barganha, ou seja, o mesmo produto/serviço varia de

9. Considerações finais

Traje típico: É chamado de Áo Dài, utilizado por homens e mulheres, na maioria das vezes, hoje em dia, pelas mulheres. Pode ser feito de seda ou algodão, e é utilizado também como uniforme para os alunos do ensino médio, secretárias e guias de viagem.

É uma feira de couro e calçados que ocorre anualmente. Por alguns anos, as empresas brasileiras já foram expor, já que o Vietnã é o 4º maior destino de exportação de couro brasileiro. Algumas empresas expositoras esse ano foram:

A importância de pesquisar, escrever e fazer um projeto sobre um país, além de contribuir enriquecendo a mente de quem participa, é poder mostrar para outras pessoas um pouco mais sobre o Vietnã, para que assim como nós, elas também tenham mais bagagem cultural a respeito desse país tão interessante.

Administração de Empresas Gestão Internacional de Negócios 6° Semestre – Morumbi – Noite Marketing Global – Cultura das Nações e o impacto nos Negócios Internacionais Orientador: Prof. Ms. Sérgio Audician Outubro – 2017 Roberta Vallim Gabriela Ramos Gabriela Mendes Gabrielle Ciferi

Clayton Silva Laryssa Medeiros Gisele Silva


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.