SHOCKWAVE 2010 PORT

Page 1

a n a m e s e d l a in f Um

5-7 MApaRíseçs o

Mais de 50 os id n u s n e v o j e d s e r a h Mil em oração

E você, vai se juntar a nós? www.odshockwave.org

FAZENDO A DIFERENÇA

PÁGINA 2

ESTILO DE VIDA DE ORAÇÃO

PÁGINA 3-5

GEOGRAFIA DO CAFÉ SENTAR, TOMAR CAFÉ E ORAR

PÁGINA 6-7

RECEITA DE ORAÇÃO REFEIÇÃO COM OS PERSEGUIDOS

PÁGINA 8-9


INÍCIO Quando você toma uma atitude, você realmente faz diferença e agrada a Deus. Ele vê aqueles que são perseguidos por causa dEle e sente a dor desses filhos.

Milhões de cristãos são perseguidos em todo o mundo por causa da fé. A cada minuto do dia, irmãos e irmãs enfrentam injustiça, são espancados ou presos ou perdem suas vidas, simplesmente porque são seguidores de Jesus. Como seria andar nos passos deles? Caminhar como eles? Hebreus 13.3 nos diz “Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.” O “Shockwave” é uma iniciativa mundial anual de oração organizada pelo “underground”, o Ministério de Jovens da Portas Abertas. Nossa visão central é fortalecer e equipar os cristãos que enfrentam restrições e perseguição e encorajá-los a assumir seu papel de falar ao mundo sobre Jesus. O “Shockwave” reúne jovens de todo o mundo, de todos os estilos de vida para estarem diante de Deus junto com aqueles que compartilham a mesma fé, mas não a mesma liberdade. Ore onde você estiver e da forma que você se sentir confortável – faça parte desse clamor em massa que subirá ao céu em prol dos cristãos perseguidos. Shockwave Austrália

Conteúdos: 1.

Início

2.

Por que orar?

3.

Geografia do café

4.

Receita de oração

5.

Pós Shockwave

6.

Anúncio

fone (0_11) 5181 3330 / fax (0_11) 5181 7525 cx postal 12.655 cep 04744-970 são paulo sp underground@portasabertas.org.br www.underground.org Fotografia: © Mark Tatton 2009

Shockwave Escócia

2 SHOCKWAVE


POR QUE ORAR? Como cristãos, orar deve fazer parte de nosso estilo de vida, parte de quem somos e do que fazemos.

Use essa parte com seu grupo de jovens Trechos de depoimentos sobre oração... “Eu realmente acho que a vida anda sozinha. Você deve permitir que isso se desenrole tão naturalmente quanto possível. Simplesmente deixe que ela flua. Quando você está realmente desesperado, você ora e espera o melhor. É assim que eu tenho feito em minha vida.” – Shania Twain, lenda do pop “Basicamente, eu sou favorável a tudo que faz você passar a noite – seja oração, tranquilizantes ou uma garrafa de Jack Daniels.” – Frank Sinatra Oração do Homer Simpson – “Deus, se você realmente existe, arranje-me ingressos para aquele jogo!” A cantora Madonna acredita na oração, embora para quem ela ore é contestável! Na revista Hello, Madonna declarou que estava realizando reuniões de oração particulares em sua casa enquanto ela se preparava para o processo de adoção de uma menina da Malásia. De acordo com a fonte da revista, Madonna “acredita no poder da oração e a espiritualidade traria misericórdia durante a apelação do processo de adoção”.

Atividade em grupo: - O que é um dia normal para você? - Você encontra tempo para orar? - Quando você ora? - Pelo que você ora? - Por que você ora? Converse com o grupo para obter algumas respostas. Um depoimento sobre oração de Madre Teresa: “Tudo começa com oração. Ame orar – sinta a necessidade de orar várias vezes ao dia e apresente seu problema em oração. Se você quer orar melhor, você precisa orar mais. Quanto mais você ora, mais fácil fica. A oração perfeita não consiste em muitas palavras, mas no fervor do desejo que eleva seu coração a Jesus”.

Shockwave Inglaterra

O que é oração? É falar com Deus e ouvi-lo. Dê uma olhada para a oração do Senhor – a mais conhecida oração da Bíblia.

Leiam juntos Mateus 6.5-13

3 SHOCKWAVE


Atividade em grupo: O que Jesus e essa passagem nos ensinam a respeito da oração? Converse com o grupo. Aí estão algumas ideias: 1. Somos advertidos em como não orar: a oração religiosa é uma performance para termos a aprovação do público. Usar frases vazias, palavras longas e orações prolixas fazem parecer como se Deus precisasse ser informado ou forçado a fazer alguma coisa. 2. A oração cristã deve ser humilde, respeitosa, sincera e relacional. Orar é falar e ouvir a Deus. Ao ensinar-nos a orar, Jesus não está nos ensinando sobre o que orar; não é como um mantra ou um canto. 3. Nós oramos a Deus – nosso Pai – que nos ama e que se preocupa conosco. “Pai Nosso que estás no Céu.” Oramos a Deus que criou todas as coisas e que conhece todas as coisas. Podemos orar a Deus a qualquer momento, de qualquer lugar e sobre qualquer coisa. 4. Adoramos a Deus através da oração. Oramos para que o Reino de Deus seja estabelecido na terra: amor, paz, unidade racial, perdão, generosidade para com todos, especialmente para com os pobres e marginalizados. Não devemos orar para que a nossa vontade seja feita, “seja feita a Tua vontade.” Devemos confiar que tudo aquilo que Deus fizer é a vontade dEle para nossa vida. 5. Levamos nossas necessidades a Ele – “O pão nosso de cada dia nos dai hoje.” Deus se alegra quando mostramos nossas necessidades a Ele. Levar nossas necessidades e não nossa ganância. Deus se preocupa com as pequenas e as grandes coisas. Orar a Deus por nossas necessidades nos faz amadurecer e ver que tudo que temos é presente dEle. 6. Pedimos perdão. Jesus nunca orou por isso porque Ele nunca pecou. Nós sim! Todos os dias. Por causa da morte de Jesus na cruz, nossos pecados do passado, do presente e do futuro morreram com Ele, foram perdoados. Com simplicidade e humildade e com frequência confesse seus pecados – peça perdão. 7. Oramos por aqueles que nos ferem. Jesus abriu o caminho para sermos perdoados; podemos estender isso a outros, orando por aqueles que pecam contra nós e os perdoando. Isso não significa que justificamos o pecado ou o erro.

Shockwave Holanda

8. Oramos por força e coragem. “Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal.” O mundo é cheio de tentações e maldade. Um dia Jesus irá reinar. Enquanto isso, precisamos orar pelas tentações e lutas que enfrentamos.

4 SHOCKWAVE


O ponto principal da oração é nossa transformação. Reflexão: tenha um momento a sós e peça a Deus para transformá-lo enquanto você ora. • Talvez você tenha uma necessidade real para apresentar a Deus – uma necessidade, e não ganância! • Talvez você tenha ferido alguém e precisa de perdão. • Talvez você esteja lutando com alguma coisa e precisa de fortalecimento e coragem para parar com isso e mudar. • Use a oração para adorar a Deus. Os cristãos perseguidos nos ensinam a orar. Eles confiam na oração. A perseguição mostra que eles realmente precisam de Deus. Eles agem de maneira simples e veem o impacto da oração. A igreja do pastor Ha, no Vietnã, cresceu de 29 para mais de 5 mil membros em poucos anos, durante o regime comunista no final dos anos 70. Quando questionado sobre o segredo desse crescimento fenomenal, o pastor Ha responde: “Eu tenho uma teologia muito simples. Quando você tem problemas, ore! Quando você tem mais problemas, ore mais.” Toda manhã essa igreja realizava uma reunião de oração às 6h. E a igreja cresceu e cresceu. Embora eles vivessem constantemente sob pressão, havia um texto das Escrituras pintado na parede do santuário. “Em tudo dai graças.” E, após anos de prisão, o pastor Ha dizia: “Quando eu tinha liberdade, eu “usei” a oração algumas vezes. Na prisão, eu descobri que a oração é tudo. É como um piloto fazendo o check list antes de decolar. Se ele pula o primeiro item, muitas vidas podem estar em jogo. O primeiro item de nosso check list deve ser a oração. Se a pularmos, a missão toda está em perigo.” Um cristão perseguido da China disse o seguinte: “Toda manhã quando você acordar, não levante, fique na cama por 10 minutos agradecendo a Deus por todas as coisas que vierem à sua mente. Pode ser sobre sua família, sobre seus amigos ou simplesmente por sua vida. Qualquer coisa. Quando você faz isso, descobre que o mundo é cheio de graça. Cheio da graça de Deus. Com essa atitude você está pronto a viver o dia para Deus – porque está dominado pelo quanto Deus é generoso com você, com todos”. A oração é parte do estilo de vida dos cristãos perseguidos. Torne a oração parte de sua vida também. Nós precisamos de Deus tanto quanto os cristãos perseguidos. Eles nos lembram que a oração faz a diferença. A oração é parte do estilo de vida dos cristãos perseguidos. Torne a oração parte de sua vida também. Nós precisamos de Deus tanto quanto os cristãos perseguidos. Eles nos lembram que a oração faz a diferença... Pergunte ao grupo: Você já teve alguma oração respondida? O Senhor sempre ouve e sempre responde: “sim”, “não” ou “espere”. Um dos primeiros pedidos dos cristãos perseguidos é “oração”. Eles são motivados por saberem que nós oramos por eles.

Shockwave França

Maria, norte do Iraque: no ano passado, jovens usaram sua liberdade para orar pela jovem de 16 anos. Maria foi presa por ter matado seu tio, em defesa própria. O tio, um extremista muçulmano, atacou a mãe de Maria na loja da família e começou a bater em Maria e no seu irmão, por terem se convertido ao cristianismo. Cada oração dos jovens fez diferença. A sentença de Maria foi reduzida e ela não está mais atrás das grades. Mas não se esqueça: ela ainda precisa de oração. Ore pelos cristãos perseguidos durante o Shockwave!

5 SHOCKWAVE


CAFÉ GEOGRÁFICO: Algumas vezes é natural, no momento do café da manhã e nas demais refeições, nos sentarmos e orarmos para agradecer pelo alimento!

O café vem de três continentes: • América (América Latina) • África • Ásia Nesses continentes estão muitos dos países que perseguem os cristãos. A beleza do “Shockwave” é que você pode orar como quiser, onde quiser, quando quiser e com quem você quiser. E o “café geográfico” é uma ótima maneira de orar durante o “Shockwave”. E é também um ótimo caminho para a sensibilização. Se você tomar café colombiano, por exemplo, por que não falar sobre a perseguição naquele país e orar por isso? Então, da próxima vez que você tomar café, não importa onde você estiver, no “Shockwave”, na Starbucks, na padaria, descubra de onde vem seu café, sente-se e ore! E para os amantes do chá, por que não orar por lugares como China e Índia?

Lista de produtores mundiais de café Classificação de países por perseguição da Portas Abertas Vietnã: 21° Colômbia: (Este país não se enquadra entre os 50 mais intolerantes ao cristianismo) Indonésia: 48° Etiópia: 44° México: (Este país não se enquadra entre os 50 mais intolerantes ao cristianismo) Índia: 26° Quênia: 50° Iêmen: 7°

6 SHOCKWAVE


Prepare 3 tipos de café, cada um de um continente. Faça o possível para que cada pessoa possa experimentar uma xícara cheia de cada tipo. Coloque sua mão sobre a xícara de café por 5 a 10 segundos. Cheire. Tome um pequeno gole. Beba tudo. Quais sabores você sente? Fale a respeito do continente e do país originário desse café. O que os cristãos enfrentam nessa parte do mudo? Ore por esses cristãos. Repita o procedimento para cada tipo de café.

Algumas sugestões: - Aqueça rapidamente o café enquanto você explica. Não ferva todos ao mesmo tempo, senão cada café esfriará. - Coma algo achocolatado com cada café para que o sabor da bebida seja ressaltado. - Beba água entre cada degustação de café para limpar seu paladar.

Instruções: - Moa o café rudemente - 10 g de café, 180 ml de água fervendo Deixe o café descansar por 4 minutos antes de colocar a água. Para melhor resultado, o café deve estar guardado em uma embalagem a vácuo ou hermética, em temperatura ambiente e deve ser moído antes de fervido. Fonte: Starbucks

Café: Colômbia – América Latina Sabor balanceado, com toque suave de noz, levemente encorpado, limpo e torrado. O país tem o maior índice de sequestros do mundo. Os líderes cristãos são frequentemente alvos de grupos marxistas paramilitares que são hostis ao cristianismo.

Café: Etiópia – África Sabor complexo e rico, com frutas exóticas e notas florais. Muitas igrejas evangélicas são monitoradas e enfrentam oposição das autoridades locais. Muçulmanos convertidos ao cristianismo são frequentemente perseguidos por membros de suas famílias, ameaçados, atacados e rejeitados.

Café: Indonésia – Ásia Sabor encorpado, com leve toque de ervas, sem acidez. Os islâmicos usam mecanismos legais que acarretam no fechamento de várias igrejas. Os ex-muçulmanos podem ser expulsos de sua família e comunidade.

7 SHOCKWAVE


RECEITAS DE ORAÇÃO “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.” Mateus 18.19

Veja o que fazer: Prepare sua refeição com 3 pratos: entrada, prato principal e sobremesa. Quando todos estiverem sentados à mesa, leia os testemunhos de Andrew e Mario, na página seguinte, e então coma o prato de “entrada”. Enquanto come, converse sobre a história do Egito, de Andrew e Mario, utilizando as informações fornecidas. Então, ore por tudo o que foi falado. Do mesmo modo faça com o prato principal e com a sobremesa.

BANANA FRITA CHINESA Óleo suficiente para fritar em imersão 110 g de farinha 1 colher de sopa de fermento 2 ovos Um pouco de água com gás gelada 2 bananas cortadas na diagonal Molho: 100 g de açúcar 85 ml de nata 85 g de manteiga 50 g de avelãs

HOMOS EGÍPCIO E PÃO ÁRABE 6 colheres de sopa de salsinha picada 4 colheres de sopa de manjericão picado 2 colheres de sopa de queijo ralado, tipo parmesão ou cheddar 1 colher de sopa de pinoles 2 colheres de sopa de suco de limão 2 colheres de sopa de Tahini 1 lata de 400 g de Cannellini ou outro Feijão branco escorrido 2 dentes de alho Sal e pimenta Coloque todos os ingredientes em um processador até que fiquem como creme. Sirva com pão árabe.

CARNE DA INDONÉSIA 300 g de carne de boi 5 “shallots” – espécie de cebola 2 colheres de sopa de molho de soja doce 1 colher de sopa de óleo vegetal 1 limão Sal e pimenta Fatie a carne em pedaços iguais; fatie as “cebolas”. Misture tudo uniformemente. Coloque a carne em espetos e asse em calor médio até o ponto que preferir. Sirva com arroz e salada.

Aqueça o óleo em uma panela grande o suficiente para fritura em imersão. Cuidado! Óleo pode ser perigoso (não deixe de observá-lo). Em outro recipiente, misture o fermento, a farinha, os ovos e a água para fazer um creme. Coloque as fatias de banana no óleo quente para fritar por cerca de 2 a 3 minutos ou até ficarem crocantes e douradas. Retire e seque em papel toalha. Para o molho, caramelize o açúcar aquecendo devagar em uma panela quente até dourar. Quando estiver dourado, acrescente o creme e a manteiga e leve para cozinhar. Deixe reduzir por um minuto e então acrescente as avelãs. Derrame sobre as bananas e sirva.


Os gêmeos Mario e Andrew Medhat Ramsis tornaram-se muçulmanos contra sua vontade, depois que seu pai se converteu ao islamismo e usou seu direito legal para trocar a religião dos filhos na certidão de nascimento. Os gêmeos ganharam notoriedade quando se recusaram a fazer a prova de religião islâmica em maio de 2007 para passarem para o ano seguinte. “Eu sou cristão”, escreveu cada um no teste realizado em julho de 2007. Eles deixaram em branco todas as questões. Os corajosos irmãos foram levados a julgamento e o futuro deles dependia de o tribunal aplicar o código civil, o que significaria que eles poderiam viver com sua mãe cristã, por enquanto. Entretanto, esse caso transformou-se em uma batalha pela custódia dos gêmeos. No dia 15

de junho de 2009, a mãe dos gêmeos venceu a batalha. No entanto, eles ainda são considerados muçulmanos, apesar do desejo de permanecerem cristãos. Perfil na Classificação de países por perseguição: Egito Embora a Igreja no Egito exista desde o primeiro século, as igrejas evangélicas, particularmente, vivem sob constante pressão do governo. Os cristãos sofrem discriminação no local de trabalho e os juízes muçulmanos frequentemente usam a “sharia” para discriminá-los. Ex-muçulmanos vivem sob forte pressão de seus familiares para retornarem ao Islã. Alguns sofrem violência e recebem ameaças de morte.

EGITO

Andrew e Mario

Em outubro de 2005, Noviana e três amigas foram atacadas por extremistas muçulmanos enquanto iam à escola. Ela foi a única que sobreviveu ao ataque. Noviana tem marcas físicas para sempre – a ferida em seu rosto precisou de 60 pontos. Três homens foram considerados culpados em dezembro de 2007, e receberam a pena de 19, 14 e 10 anos de prisão. Às vezes, Noviana fica nervosa quando lembra do ataque, mas ela conta que perdoou os criminosos e que agora ora por eles. Para conhecer melhor essa história, assista ao filme Uma jornada de perdão.

Maior população muçulmana do mundo, o país esforça-se para governar sob a lei da “sharia”. O governo reconhece a liberdade de culto, mas frequentemente falha em garantir aos cristãos o direito de exercer sua fé. Como resultado, eles vivem sob pressão crescente. Os islâmicos usam mecanismos legais que acarretam no fechamento de várias igrejas. Muçulmanos que se converteram ao cristianismo podem ser expulsos da família e de sua comunidade.

INDONÉSIA

Noviana

Menores de 18 anos não têm permissão legal pra ouvir sobre Jesus, embora milhares respondam a isso e estão sedentos de Deus. Muitos se encontram em igrejas não registradas secretas. Os professores das escolas bíblicas enfrentam perigo por ensinarem os menores de 18 anos. O Partido Comunista se reserva o direito de educar os jovens na China. Além disso, as crianças são ensinadas na escola que Deus não existe e que crer em Jesus é não ser patriota. Cristãos sem registro e professores de escolas bíblicas podem enfrentar agressão, tortura, interrogatório e prisão. Tanto crianças quanto adultos são frequentemente ridicularizados e sofrem

discriminação, especialmente nas áreas rurais. Os jogos olímpicos de 2008 Os Jogos Olímpicos de 2008 colocaram uma pressão extra em alguns líderes de igrejas. Algumas diferenças na liberdade religiosa permanecem, com muito mais liberdade para as igrejas registradas e os cristãos que vivem nas cidades, enquanto que os cristãos não registrados das áreas rurais enfrentam enorme pressão, prisão e até severa punição. Não houve registros de cristãos assassinados ou sequestrados no ano passado.

CHINA

Jovens na China

9 SHOCKWAVE


PÓS “SHOCKWAVE” O “Shockwave” não é somente um final de semana; é um movimento. Todos os dias, milhões de cristãos enfrentam perseguição e injustiça somente porque escolheram seguir a Jesus.

Você participou do Shockwave. Engajou-se com a Igreja Perseguida e foi bombardeado pelo poder do Espírito Santo, que usou suas orações para mudar o mundo. Você envolveu sua igreja, sua família, seu grupo de jovens e sua escola. Agora que você finalmente tem tempo de parar, você pode estar se perguntando: “E o que vem depois disso?”. Bem, a boa notícia é que não termina aqui. Continue o momento “shockwave” e a jornada com a Igreja Perseguida: - Mantendo-se atualizado. - Mantendo-se informado e orando com a ajuda do fanzine Underground, do email mensal e do boletim de oração e de uma porção de outros recursos encontrados no site. - Usando sua liberdade e participando da campanha WALK IN THEIR SHOES Pense sempre: Como seria estar no lugar deles? Lembre-se de apresentá-los a Deus. Organize um grupo de oração Um grupo de oração pode ser montado em qualquer lugar. Reúna seus amigos e ore. Fácil, simples, legal. Arrecade fundos Quer ser parte da resposta para suas próprias orações? Seja criativo e nos ajude a promover a campanha internacional do underground: WALK IN THEIR SHOES! Entre em contato conosco e colabore com mais ideias. Café... e ORAÇÃO!! wits@portasabertas.org.br Escreva para os cristãos perseguidos Você já teve um dia horrível e então recebeu uma mensagem de alguém que aleatoriamente pensou em você? Nos anima tanto sabermos que não estamos sozinhos. Deixe que os cristãos perseguidos saibam que o restante da Igreja não os esqueceu. Entre na página especial de campanhas de cartas e cartões no site da Missão Portas Abertas, reúna todos os seus amigos e seja criativo: www.portasabertas.org.br/escreva/ Faça parte do time O underground e a Missão Portas Abertas está sempre realizando diferentes eventos e encontros e não podemos fazer tudo isso sem sua ajuda. Seja um voluntário underground. Entre em contato conosco e veja o que você pode fazer. Email: underground@portasabertas.org.br

Jovens da Escócia

10 SHOCKWAVE


Um final de semana

5-7 M0 ApaRíseçs o

Mais de 5 os id n u s n e v o j e d s e r a Milh em oração

E você, vai se juntar a nós? quando: onde: contato: © Open Doors 2009/2010

www.odshockwave.org


Prencha as fichas com os dados dos participantes e nos envie por correio ou e-mail. para que recebam uma revista portas Abertas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.