Apologética de Supermercado

Page 43

inquisição? E os campos de concentração nazistas? E o tráfico de bebês recém-nascidos para a prostituição, como há em lugares da Índia? Se Deus é amor, Ele deve retribuir toda essa maldade com justiça! Pior do que o inferno seria não haver um inferno53! Não quero que ninguém vá para lá, mas os que forem, foram porque quiseram...o inferno é uma grande solitária eterna. 1 – Dessa maneira entendo e concordo que haja um lugar de reclusão como o inferno, mas o problema é que vocês dizem que até aquele índio que nunca teve a oportunidade de conhecer seu deus está condenado a essa prisão eterna. Isso não é justo por mais que tentes justificar. 2 – ...não tento. Mas Jesus nunca disse que esse índio seria condenado, alguns cristãos que gostam de brincar de Deus ficam passando julgamento sobre a redenção das almas e acham que sabem quem ‘sobe’ e quem ‘desce’. O que sabemos é: quem quer que Deus salve, salvará através e por causa de Jesus. Para o homem que quiser se salvar, apenas confessando e crendo, mas quem Deus quiser salvar, Ele salva. Entendes? 1 – Estás me dizendo que há pessoas que serão salvas mesmo sem concordar ou conhecer a salvação do seu deus? Isso não contradiz a ideia de escolha que anteriormente expusesse? 2 – Não. Jesus deixou claro que cada um será julgado a partir da luz que recebeu. Você e eu recebemos muita luz, isto é, muitas oportunidades de conhecer o Evangelho profundamente, enquanto que o índio que morou aqui nas Américas antes de os povos ‘civilizados’ chegarem não teve oportunidade alguma, portanto, seremos julgados conforme a luz que recebemos e as respostas que demos a essa luz. Mas escute...Jesus falou que se nós que éramos maus sabíamos fazer coisas boas, porventura Deus, que é bom, não fará coisas justas e melhores54? Deixa o índio pra Deus cuidar, e se preocupa com você, se é que te importas. 1 – Claro, deixe pra ele...se ele é capaz de criar o mundo mesmo não existindo, imagino que julgar esses casos será moleza! 2 – Percebi ao longo dessa conversa, 1, que constantemente tens te escondido atrás da ironia e do sarcasmo. Por quê? 1 – Porque por mais convincentes que seus argumentos sejam, continuam soando surreais. 2 – Mas entendes que não ganhas nem o debate nem a simpatia de alguém com isso, certo? 1 – E nem procuro tais coisas...às vezes ridicularizar é a maneira mais clara de se provar algo. 2 – Às vezes também revela um medo, uma insegurança grande...mas, por favor, não quero perder muito o foco do assunto. Diga-me, pois, o que pude te ajudar a entender a respeito do inferno?

53

“É comum ouvir a objeção de que a existência do inferno contraria a bondade divina. Mas, paradoxalmente, ela o confirma. ‘Se Deus deixasse de amar, deixaria de existir o inferno’, refletia o grande teólogo Ladislaus Boros. Deus é essencialmente amor e esse amor é o que mantém existindo todas as criaturas, inclusive as que o rejeitam. Ele não deixa de amar a todos. O homem, porém, pode ensimesmar-se e desprezar o dom recebido: nega-se a abrir as janelas para que entre o sol da primavera e prefere asfixiar-se em seu próprio ar irrespirável.” - “Só existe um caminho [...] por onde toda a humanidade redimida é convidada a transitar. O inferno é, a partir deste ponto de vista, ficar à beira, isolado, de costas.” – Cláudio Bollini, Céu e Inferno, e o que significam hoje?, p. 101, 102. 54 “[sobre os que serão condenados] A questão fica reservada ao duplo mistério da misericórdia infinita de Deus e do dom da liberdade na consciência de cada um.” – Ibid., p. 100.

42


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.