3 minute read

Maior mural sobre vida marinha do País recebe placa interativa com informações das espécies

Painel fica ao lado do Terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo, em Praia Grande

Você sabia que o maior mural sobre a vida marinha do Brasil fica em Praia Grande? O painel temático possui 490 metros quadrados e está localizado ao lado do Terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo. Para deixar o ambiente ainda mais especial e atrativo para a população, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) praia-grandense utilizou a tecnologia como importante ferramenta e instalou uma placa interativa com QR Codes que levam para as informações sobre as espécies encontradas no Município e ilustradas na obra.

Advertisement

A ação, realizada nesta quarta-feira (7), encerrou com chave de ouro a programação da Semana do Meio Ambiente 2023 desenvolvida em Praia Grande. Ao longo dos últimos dias diversas atividades ocorreram na Cidade chamando a atenção de pessoas de todas as idades para a importância de preservar o meio ambiente, os recursos naturais e, desta forma, cuidar do Planeta.

Entre as atividades da Semana do Meio Ambiente, destaque para as primeiras edições dos projetos ‘Recicle e Brinque’, no Bairro Anhanguera, e Ecotrilha, na Trilha do Laranjal, no Parque Estadual Serra do Mar. Oficina de materiais recicláveis com a artesã e ecodesign Lucy Carvalho, no Conviver Ocian, e ainda palestra sobre Coleta Seletiva e demais ações realizadas pela Sema, na Associação Amigos do Jardim Real, complementaram a programação.

Placa interativa – O maior mural sobre vida marinha do País é assinado pelo artista Alexandre Huber. A linda obra é mais um ponto em Praia Grande que reflete também a preocupação da Administração Municipal com a preservação dos oceanos e sua biodiversidade no Planeta. A instalação da placa interativa foi uma forma encontrada pela Sema para disseminar as informações sobre as espécies e o próprio painel.

Na placa estão contidos QR Codes (códigos que possibilitam a transmissão de conteúdos e que podem ser facilmente escaneados através dos celulares) que levam para as informações de sete animais marinhos que colorem o mural. Um dos animais é a baleia-jubarta, retratada na obra em tamanho natural, fato que chama a atenção de quem utiliza o Terminal Tudo Bastos.

Dicas de atitudes que as pessoas podem tomar para salvar os animais marinhos em extinção também fazem parte da placa. Entre elas: ajudar a conservar os lugares onde vivem as espécies; cuidar do lixo e do esgoto; não capturar comercializar nem consumir espécies ameaças de extinção.

“Achei uma ótima iniciativa. O mural sempre chamou minha atenção, principalmente, a pintura da baleia-jubarte. Já tirei várias fotos dessa obra. Agora, tenho a possibilidade de saber mais sobre os animais que fazem parte do painel. Eu amo o mar”, comentou a moradora de São Paulo, Kátia Alberguario, antes de entrar no ônibus rumo, mais uma vez a capital paulista.

Alunos de PG colocam as ‘mãos na terra’ e plantam árvores na Semana do Meio Ambiente

Alunos da Escola Municipal Natale de Lucca, no Bairro Quietude, em Praia Grande, colocaram, literalmente, as ‘mãos na terra’ e plantaram mais de dez árvores. A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Cidade e marcou as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado no último dia 5.

Os jovens estudantes praia-gradenses curtiram cada momento da atividade. Antes mesmo do plantio, todos já estavam empolgados pela oportunidade de colocarem em prática o que aprenderam nas salas de aula da escola com as orientações dos professores. E quando a atividade foi libera- da, os pequenos usaram toda a energia possível com o objetivo de deixar o entorno da unidade

Pedro Sbravatti

mais verde e arborizado.

“Foi muito legal. Curti demais plantar a árvore. Eu, meus amigos e as professoras demos o nome de Luz do Sol para a árvore. Todo dia quando chegar na escola vou vir aqui dar ‘oi’ para ela e colocar água também. Cada um tem que cuidar da sua árvore”, afirmou, com um largo sorriso no rosto, Rafael de Lucca, de 5 anos.

O plantio das árvores foi desenvolvido graças à parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Educação (Seduc), e contou ainda com o apoio da equipe da pasta de Serviços Urbanos (Sesurb). Ipês amarelo, rosa e quaresmeiras, árvore eleita símbolo do Município em votação popular, foram as espécies que agora fazem parte do dia a dia dos estudantes da escola Natale de Lucca.

“Nas salas de aula trabalhamos temas ligados a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. É importante despertar a consciência ambiental desde cedo. As crianças levam esse tema para dentro de suas casas e, com isso, incentivam os pais e familiares. O plantio dessas árvores ficará gravada na memória deles”, comentou a professora da escola, Fabiane do Nascimento Gomes.

This article is from: