1 minute read

Praia Grande segue avançando na Agenda 2030

Praia Grande continua avançando na implementação da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) por meio da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na quarta-feira (07), representantes da Prefeitura de Praia Grande e do Instituto Cidades Sustentáveis, que atua neste segmento, se reuniram para discutir o Relatório Local Voluntário.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Meio Ambiente, além de representantes do Instituto, e teve como objetivo apresentar as vantagens de elaboração do Relatório Local Voluntário, que é uma orientação da ONU para o poder público, com o objetivo de avaliar a evolução das ações relacionadas aos ODS e valorizar suas políticas públicas. A elaboração do relatório é incentivada pelo

Advertisement

Programa Cidades Sustentáveis, do qual Praia Grande é signatária desde 2021.

A secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, explicou que várias temáticas da Agenda 2030 já vêm sendo desenvolvidas por secretarias municipais, antes mesmo da adesão ao programa. “Praia Grande está muito envolvida na questão da sustentabilidade, tanto que incluímos o tema nas oficinas de revisão do Pla- no Diretor 2027/2036, que estão ocorrendo pelos bairros da Cidade desde março deste ano, e o interesse do Instituto para que Praia Grande integre o Relatório Local Voluntário é mais um reflexo do avanço da Cidade com relação ao assunto”.

Ela observou ainda que o Município concorre este ano com três projetos de boas práticas no Prêmio Cidades Sustentáveis. “Isso também demonstra a preocupação da Administra- ção Municipal em implementar políticas públicas nesse sentido”.

Praia Grande está concorrendo na categoria Ambiental, com projeto de Descarbonização da Frota Municipal de transporte coletivo, realizado pela Secretaria de Transportes (Setransp); na categoria Governança com o projeto PG On-line, da Secretaria de Finanças; e na categoria Social com o programa Qualifica PG, da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai).

This article is from: