
3 minute read
Candidatos a guarda civil participam de aula inaugural do curso de formação em PG
from O Regional PG

Conteúdo totaliza 900 horas/aula com ensinamentos teóricos e práticos
Advertisement
Os candidatos a guarda civil municipal de 4ª Classe, do concurso que está em andamento em Praia Grande, participaram no último dia 14, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, da aula inaugural do curso de formação. Esta é a última fase do processo de contratação de 170 integrantes da GCM, que passará a contar com um efetivo de mais de 500 profissionais.
A preparação dos candidatos terá duração de seis meses, com carga horária de 920 horas aulas, divididas em ciclo básico, com conteúdo mais abrangente, e ciclo profissional, com conteúdo mais específico às questões pertinentes à Guarda Civil Municipal. Pela primeira vez, o conteúdo do curso será ministrado integralmente por instrutores da própria corporação.
A aula inaugural oficializa o procedimento, uma vez que o curso já teve início no dia 1º de março e está sendo realizado na Etec Guilhermina.
Para a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, com a ampliação do efetivo, a GCM praia-grandense passará a contar com mais de 500 integrantes, superando o efetivo de outras corporações, o que reforça sua importância dentro do sistema de segurança pública. “A Guarda de Praia Grande está passando por mais uma importante fase. É uma corporação que conta com muitos recursos, como tecnologia, equipamentos modernos e por isso é referência”.
Aos alunos, a prefeita deu a orientação para que sempre atuem dentro da legisla - ção máxima do País, que é a Constituição Federal, e das legislações pertinentes a GCM, mas também para que nunca se percam de quem são na essência. “Não se percam de vocês, da família de vocês. Tratem as pessoas como querem que sua família seja tratada. As pessoas esperam acolhimento, amparo e cuidado. E vocês estarão aqui para abraçar e proteger a sociedade”.
O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, também participou do evento e destacou a importância desse primeiro contato dos candidatos com o comando da corporação e com a Administração Municipal. “Esse primeiro contato tem sido muito positivo e percebo que estão motivados. A ampliação do efetivo é uma importante me - dida para a Cidade e compete aos senhores manter o bom nome dessa corporação”.
O aumento do efetivo da GCM faz parte das metas do plano de governo da prefeita Raquel Chini e busca aprimorar os serviços realizados pela corporação e oferecer ainda mais tranquilidade a moradores e turistas. Atualmente, 377 homens e mulheres integram a corporação.
Caminhada e palestra marcam o Dia Mundial da Síndrome de Down em PG
Para celebrar a vida das pessoas com síndrome de down e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos, no dia 21 de março é celebrado mundialmente o Dia da Síndrome de Down. E para marcar a data, um grupo praia-grandense de mães de crianças com a condição está organizando, com apoio da Prefeitura de Praia Grande, diversas ações na Cidade. Serão realizadas caminhada com atividades de lazer e culturais na chegada, roda de conversa com especialistas, além de palestra gratuita com o escritor gaúcho Vinicius Ergang Streda, que pos- sui síndrome de down.
No próximo domingo (19) será realizada a 2ª Caminhada T21 de Praia Grande. O evento tem concentração marcada para acontecer às 9h no calçadão da orla, na altura do Conviver Boqueirão (esquina da Avenida Presidente Castelo Branco com Rua Pernambuco), com largada agendada para às 10h. Serão cerca de 1 km de caminhada, que tem chegada prevista para acontecer na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina, onde terão brinquedos infláveis e atrações culturais.
A participação na caminhada é aberta ao público, porém é pe- dida a doação opcional de 1kg de alimento não perecível. As doações serão entregues para famílias carentes com pessoas com síndrome de down em Praia Grande. A organização também está confeccionando camisetas para o evento e quem tiver interesse de comprar o item, pode entrar em contato através do telefone/whatsapp 99771-0944. Na primeira edição da Caminhada T21 de Praia Grande, realizada em 2022, cerca de 60 cestas básicas foram arrecadadas e doadas na Cidade.
Já na quinta-feira (23), às 19 horas, está agendado para acon- tecer o 1º Fórum T21 de Praia Grande, que terá como tema “Igualdade Respeito e Inclusão”.
A ação será realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim). O evento gratuito contará com a palestra “Nunca deixe de sonhar”, do escritor Vinicius Ergang Streda, além de roda de conversa com especialistas, como a psicóloga Renata Caroline Moraes, a fonoaudióloga Vera Cristina e a fisioterapeuta Eliana Prado e Silva. As inscrições devem ser feitas através do telefone/whatsapp 99771-0944.
Os eventos estão sendo or- ganizados pelas moradoras de Praia Grande Jackeline Ferreira e Mônica Assunção, ambas mães de crianças, de 3 anos de idade, com síndrome de down: Mariana e Ian, respectivamente. De acordo com Jackeline Ferreira, a intenção do evento é quebrar preconceitos e mostrar para a sociedade que eles são capazes de serem o que quiserem. “Eles têm capacidades como qualquer outra pessoa, chamada de típica. Além disso, o evento tem ainda um importante viés social, com a doação de alimentos para quem mais precisa. Participem!”, concluiu.
CRÍTICA | Renato Caliman (CCR)