3 minute read

Doce de abóbora cristalizado

Não é de hoje que a bebida grega, feita em homenagem ao deus Baco, era servida em comemorações e símbolo de festa e alegria. Com o tempo, o fermentado de uva ganhou adeptos no mundo inteiro por seu sabor e paladar inigualável, além de fator socializante. E se te falassem que, além de saboroso, o líquido faz um bem enorme para sua saúde?

Para comprovar os benefícios de vinho, reuni pesquisas e estudos das mais diversas partes do mundo. Vale sempre lembrar que tais proveitos só são válidos para o consumo moderado da bebida de qualidade, definido como um ou dois copos por dia.

Advertisement

O VINHO FAZ MUITO BEM AO

CORAÇÃO - Bebedores moderado que sofrem de pressão alta têm 30% menos probabilidade de ter um ataque cardíaco do que os abstêmios. O resultado veio de um estudo de 16 anos Harvard School of Public Saúde com 11.711 homens, publicado na revista Annals of Internal Medicine, 2007. Pesquisadores de Harvard incluíram o consumo moderado de álcool como uma das “oito maneiras comprovadas para reduzir o risco de doença cardíaca coronária”. Os investigadores acreditam que os antioxi-

MELHORA SEU HUMOR E O SONO - Além de relaxante e aliviar o estresse, o vinho melhora seu humor. Um grande estudo descobriu que o consumo de vinho na faixa de 2 a 7 copos por semana foi significativamente associada com menores taxas de depressão, enquanto os bebedores pesados parecem estar em maior risco. Outro estudo realizado pela Health Study Nord-Trøndelag (Estudo HUNT), com base na Noruega descobriram que os bebedores moderados têm menos risco de sofrer depressão do que aqueles que não têm álcool. Curiosamente, os cientistas na Itália descobriram que certas variedades de uvas usadas para fazer vinhos tintos contêm altos níveis do hormônio melatonina sono ou algo com efeitos semelhantes. Isto poderia explicar porque o consumo moderado de vinho induz o sono.

VINHO AJUDA NA DIGESTÃO - O efeito estimulante do álcool e o sabor de vinho ajuda o sistema gastrointestinal a operar com o desempenho ideal. Portanto, o consumo moderado de vinho auxilia a digestão e evita alguns transtornos como a síndrome do intestino irritado.

O VINHO É UMA BEBIDA SOCIALIZANTE - Um copo de vinho durante o jantar com os amigos ou em uma festa cria um ambiente propício e socializador. Dificilmente você comprará um rótulo para tomar sozinho, além de ser muito mais interessante compartilhar a bebida.

COMBINA COM GASTRONOMIA - A cerveja tem suas vantagens na hora de combinar pratos, mas não dá pra negar que o vinho é a bebida mais antiga a promover harmonizações das mais variadas. Ela traduz requinte e sofisticação.

É UM CALMANTE NATURAL - Quando você está estressado, querendo explodir, o que faz? Abra um vinho. Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, beber vinho com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção e mobilidade.

VINHO É UM AFRODISÍACO FEMININO - Você pode tomar uma cerveja com uma mulher e simplesmente jogar conversa fora. Mas o vinho pede uma intimidade maior, proporciona uma ocasião romântica, além de ser um afrodisíaco feminino. Segundo estudo realizado pelo hospital Santa Maria Annunziata, em Florença, na Itália, o consumo de uma ou duas taças diárias de vinho tinto aumenta a libido feminina. Foram pesquisadas 789 mulheres entre 18 e 50 anos. O que você está esperando para abrir um com sua parceira?

Você vai precisar de:

. 1 e 1/2 kg de abóbora . 2 colheres (sopa) de cal virgem . 2 litros de água . 1 kg de açúcar . 1 xícara (chá) de água . 4 cravos-da-índia . 1 pau de canela . Açúcar cristal

Modo de preparo:

Tire a casca da abóbora e corte-a em cubos e reserve Dissolva a cal na água, coloque os pedaços de abóbora dentro e deixe repousar por cerca de duas horas.

Escorra e lave bem os pedaços de abóbora em água corrente. Leve ao fogo o açúcar, a água, os cravos e a canela, deixe ferver até que o açúcar esteja dissolvido, junte os pedaços de abóbora e cozinhe em fogo brando por 30 minutos.

Adicione mais água se necessário.

Retire do fogo e espere esfriar.

Escorra os pedaços de abóbora em uma peneira, passe-os em açúcar cristal e deixe secar ao sol.

PRAIA GRANDE | Semana da mulher

This article is from: