
1 minute read
Gestores de escolas municipais participam de capacitação do Prolider em Praia Grande
from O Regional PG
Encontro ocorreu no último dia 13, no Auditório Jornalista Roberto Marinho
O ensino qualificado oferecido pelas escolas municipais de Praia Grande passa diretamente pela atuação das equipes técnicas que atuam nas 78 unidades de ensino. Prepará-los para que desenvolvam cada vez melhor a sua função está entre as ações da Secretaria de Educação (Seduc). No último dia 13, diretores e assistentes de direção participaram do encontro final do Programa de Formação em Gestão e Liderança Educacional (Prolider).
Advertisement
O encontro, realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, foi comandado pela diretora pedagógica do Instituto Casagrande, Josemary Morastoni. Durante a capacitação, a palestrante buscou contextualizar os participantes sobre os diferentes perfis de gestores. O objetivo foi de auxiliar o grupo a identificar em qual dos oito papeis melhor se encaixam e saber reconhecer na equipe a potencialidade de cada um.
De acordo com Josemary Morastoni, a gestão da unidade de ensino precisa acontecer de forma compartilhada entre os integrantes da equipe técnica. “Tem perfil que a pessoa apresenta mais facilidade ou familiaridade e consegue de- senvolver com maior facilidade. Em outros, fica com certa dificuldade, mas qual o ‘pulo do gato’ para saber se virar nesta questão. Muitas vezes, é alguém da sua equipe que vai te ajudar nessa situação, porém, você precisa saber identificar essa qualidade no próximo”, exemplificou.
“A função de gestar uma escola é pesada. Por isso, fazer isso de forma individual pode ser um problema. Quando o diretor faz isso de forma compartilhada esse conduzir se torna mais tranquilo e harmonioso”, completou a diretora pedagógica do Instituto Casagrande. “Uma vez que o profissional tem essa clareza, de destacar as potencialidades de cada um, dar autonomia para que possam agir de for- ma compartilhada, consegue gerir com mais segurança e tranquilidade para que possa fazer também o seu trabalho”.
O programa começou em dezembro do ano passado. Na ocasião, os gestores participaram de encontro presencial onde lhes foi apresentada a proposta do Prolider. Depois diretores e assistentes de direção assistiram à oito aulas online quando ocorreram o aprofundamento da capacitação. “O envolvimento dos gestores foi bem significativo. Inclusive com bastante troca. E o mais interessante é ver esse olhar de cuidado por parte da Seduc em investir na formação dessa equipe”, parabenizou Josemary Morastoni.
Para o diretor da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da Seduc, José Amaro de Mendonça Junior, o Prolider permitiu não apenas trabalhar com os pontos de melhoria de cada gestor, mas, principalmente, em potencializar os pontos fortes. “Isso foi um grande ganho para a educação no geral. Como o curso percorreu o mês de janeiro vimos alguns diretores começarem o ano letivo mais empolgados e com uma dinâmica diferente. Também por conta dos processos que passaram durante capacitação”.