
1 minute read
Escola de Trânsito Móvel ensina regras viárias forma lúdica aos alunos
from O Regional PG
Projeto percorre diversas escolas do município ao longo do ano
O dia começou cheio de novidades para os alunos da Escola Municipal Cidade da Criança. No circuito montado na quadra da escola pela Secretaria de Trânsito (Setran) estavam dispostas diversas placas de sinalização, faixa de pedestre e até semáforos. Todo esse aparato tem o objetivo de ensinar as crianças de forma lúdica e divertida como funciona o trânsito.
Advertisement
No circuito, as crianças andam de bicicleta e aprendem o significado de cada placa de sinalização, além de ter que respeitar os outros colegas que estão esperando para atravessar na faixa de pedestre. Interpretar as cores no semáforo também é outra parte fundamental que eles adoram.
Ensinar para as crianças as noções básicas de segurança no trânsito é o principal objetivo do Projeto Escola de Trânsito Móvel que leva até as escolas um circuito interativo, a fim de proporcionar uma imersão nas regras de trânsito aos alunos. A assistente de direção, Cláudia Cambuí de Almeida, comentou o projeto. “Solicitamos que o projeto viesse até a escola, pois através de ações como essas criamos um cidadão consciente, educado e isso eles vão levar para a vida adulta. Eles fi- cam muito felizes em participar porque é uma novidade e conseguem aprender brincando. A equipe da Secretaria de Trânsi- to faz um excelente trabalho e esperamos que tudo isso reflita em uma boa formação aos alunos em diversos âmbitos”. “Esse trabalho com as crianças é fundamental, uma vez que elas aprendem e se tornam mais conscientes enquanto crescem. Além disso, também se tornam propagadoras desse conhecimento em suas famílias e círculos sociais. Eles gostam muito do circuito porque se sentem motoristas, mas mesmo sendo uma brincadeira aproveitamos para mostrar o quanto é importante ter cuidado ao dirigir e ter respeito com as sinalizações para que tudo corra bem”, explicou o diretor da Divisão de Educação e Segurança do Trânsito, Wanderlei Vivaldo de Sousa Neto.