
1 minute read
TROP de Educação Física orienta professores para início do ano letivo
from O Regional PG
Encontro,
Preparar os professores para o ano letivo que se inicia. Esse foi o objetivo da I Reunião de Orientação Pedagógica (ROP) de Educação Física, realizada no último dia 6. Desta vez, o encontro ocorreu no auditório da EM João Gonçalves, situada no Bairro Aviação. Mais de 150 docentes participaram do momento de instrução, divididos nos períodos da manhã e da tarde.
Advertisement
Um dos assuntos abordados com os professores durante a ROP foi a questão do atendimento aos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em 2022, a Secretaria de Educação registrou crescimento no número de estudantes com TEA. “Nosso objetivo foi de ampliar o olhar do docente com relação à educação inclusiva”, afirmou o diretor da Coordenadoria de Esporte e Complementação Educacional, André Luís da Costa Marques.
Para abordar o assunto, o evento contou com participação da Coordenadoria de Educação Inclusiva, que foi representada pelo assistente técnico pedagógico (ATP), Alexandre Dias Nunes de Melo. O educador ficou responsável em compartilhar com os professores de educação física, características de comportamento apresentadas por alunos com autismo.
“Além de o Alexandre Melo ser um especialista em educação especial e inclusiva, ele tem a vivência da disciplina por ser um professor de educação físi- ca”, destacou Marques. “Então, ele conhece bem a realidade da aula na quadra. Com isso, consegue trazer para os demais docentes, de forma simples e prática, ilustrando maneiras de como pode pensar e repensar as práticas a serem adotadas durante a aula”. Durante a reunião, os professores de educação física receberam também orientações sobre preenchimento da documentação relativa à disciplina. Outro ponto abordado foi relativo a algumas alterações no currículo municipal da educação física. “Até 2022, nós trabalhávamos por ciclos de dois anos. A partir de agora, o professor tem de garantir que, ao final do ano, o aluno atinja as habilidades específicas”.
PRAIA GRANDE | Segurança