Page 1

MANUAL DAS CLASSES

UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS


O Clube de Aventureiros oferece atividades para crianças de 6 a 9 anos,mas é comum recebermos pedidos para que os menores de 6 anos participem do clube. Mas de que forma? Qual o programa mais adequado? Abrir um novo clube? Descobrimos que as perguntas são as mesmas em outros países e selecionamos algumas iniciativas muito interessantes de programa e atividades para as crianças de 4 e 5 anos. Adotamos o modelo utilizado na Divisão Norte Americana, com adaptações de acordo com nossa realidade local. Acompanhe como será estruturado este trabalho com os menores. Ampliamos o Clube de Aventureiros com duas novas unidades: JOANINHAS para crianças de 4 anos e FORMIGUINHAS para as crianças de 5 anos.

DEPARTAMENTO JOVEM DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA SUL 2


OBJETIVO O objetivo desses dois novos programas é suprir a necessidade de atividades adequadas para meninas e meninos menores de seis anos, que desejam no futuro entrar oficialmente no Clube de Aventureiros de sua igreja.

PROPOSTA A proposta é que as unidades das JOANINHAS e FORMIGUINHAS estejam sob a responsabilidade do Clube de Aventureiros, antecedendo a unidade das Abelhinhas Laboriosas, classe de 6 anos. Dessa forma, a diretoria, a organização e todo suporte para essas duas turmas, será dado pelo clube com o apoio do Ministério da Criança da igreja local, pois aos 4 e 5 anos elas integram o grupo do Jardim da Infância.

ATIVIDADES As atividades para JOANINHAS e FORMIGUINHAS tem o acompanhamento de conselheiros e dos pais que participam auxiliando nas atividades propostas para a reunião e para serem feitas em casa.

PROGRAMA O programa tem alguns requisitos e especialidades simples e adequadas para a faixa etária das crianças, que podem ser feitas em casa com os pais, desde que sejam orientados pelos conselheiros. Lembramos que as Joaninhas e Formiguinhas definitivamente necessitam de atividades disponíveis e bem planejadas. 3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


PROGRAMA PARA AS JOANINHAS Recepcionar as crianças de forma alegre e lúdica. Enfatizar três aspectos interessantes que podemos aprender com as joaninhas. Faça um crachá, máscara, brinquedo ou uma lembrança de joaninha com o nome da criança, procure conhecê-la melhor e cativá-la. Enfatize que Deus criou a Joaninha.

JOANINHA COM PALITO

JOANINHA COM BALAS

CHAPÉU

ALMOFADA JOANINHA ESCULTURA DE BALÃO

A joaninha é bem simples de fazer e você pode presentear suas crainças ou pode produzir um efeito muito legal como decoração no primeiro dia de reunião, com a criação de um jardim, todas elas junto à flores, caracol ou em arcos e colunas de balões. Materiais que você precisará: 1 bomba balão, 1 balão canudo (260) vermelho e canetão preto ou azul próprio para escrever em quadro branco. Dica: para você que está iniciando com esculturas de balões, a artesã recomenda o uso dos balões Canudo (260R) Imperial da Balões São Roque, por serem macios, bem fáceis de manusear e darem um excelente acabamento para a arte. Todos os passos você pode acompanhar no vídeo gravado no site : http://aprendi.net/escultura-de-baloes-joaninha/ 18


PROGRAMA PARA AS JOANINHAS Destaque DUAS informações positivas sobre a joaninha e aplique-as para a unidade. Utilize ilustração de livros, desenhos e fotos para que a criança compreenda o texto. Para finalizar o debate faça junto com a criança uma atividade ou brinquedo de joaninha. VOCÊ JÁ VIU UMA JOANINHA? JESUS FEZ A JOANINHA. VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE A ELA? JOANINHA É UM DOS BESOUROS MAIS CONHECIDOS E BONITOS. É PEQUENA, REDONDINHA E COLORIDA COM VERMELHO, AMARELO E PRETO. A MAIORIA TEM CÍRCULOS PRETOS, SOBRE O CORPO, SEMPRE COMBINANDO COM A COR PRINCIPAL. ALGUMAS TÊM APENAS UMA MANCHA E OUTRAS DEZ. EM GERAL ELA MORA EM JARDINS OU EM LUGARES QUE TENHAM PLANTAS, FLORES E OUTROS BICHINHOS. MUITAS PESSOAS ACHAM QUE TODAS AS JOANINHAS SÃO FÊMEAS, MAS EXISTEM OS MACHOS E AS FÊMEAS JOANINHAS. ELAS GOSTAM DO CALOR, MAS DURANTE O INVERNO, A JOANINHA VIVE EM GRUPOS, AMONTOADA EMBAIXO DE CASCAS DE ÁRVORES OU EM BURACOS DE PAREDE. QUANDO FICAM JUNTAS ELAS AJUDAM UMAS AS OUTRAS. APESAR DE SER PEQUENA, DEUS CUIDA DAS JOANINHAS, ASSIM COMO CUIDA DE VOCÊ TAMBÉM! CONVERSE COM AS CRIANÇAS, FAÇA PERGUNTAS E ARGUMENTE AS INFORMAÇÕES DO TEXTO E DESCUBRAM DUAS COISAS QUE PODEMOS APRENDER COM AS JOANINHAS. 1ª) ELAS FICAM EM GRUPO, TODOS DA UNIDADE DEVEM ANDAR JUNTOS. 2ª) DEUS FEZ A JOANINHA, FEZ A MIM TAMBÉM. Fazer com as crianças um brinquedo ou lembrancinha. 1) Porta-treco Material: lata de massa de tomate, tinta plástica, . pincéis, retalhos de Eva, tesoura sem ponta, botões e cola branca. 2) Porta-retrato Material: palitos de sorvete; retalhos de E.V.A e tinta.

19


20


21


MEU MUNDO – Ensinar a criança a viver em sociedade contribuindo de forma positiva, ajudando ao próximo com compaixão e confiança em Deus. REQUISITOS

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1. Pedir que os pais contem a história bíblica de DORCAS com ilustrações.

Na unidade o conselheiro(a) deve reforçar a lição de bondade aprendida nesta história usando situações e casos com as crianças.

2. Visitar junto com seus pais uma pessoa doente e levar um cartão feito pela criança. Registrar com foto.

A intenção é ensinar que existem pessoas com maiores necessidades. Quando a criança vivência esta situação ela aprende a dar valor àquilo que ela possuí, sua família, sua saúde e seus bens.

3. Decorar com ajuda dos pais o final do verso de Filipenses 4:4 “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!”

O responsável em fazer a criança gostar de ler a Bíblia e entender a sua importância é dos pais ou responsável. Se cada dia esta pessoa dedicar 10 minutos da leitura da Bíblia com a criança é o suficiente para desenvolver o hábito e gosto pela Palavra de Deus.

4. Completar a Especialidade de Cuidados com Fogo.

Seguir os requisitos solicitados.

5. Convidar dois ou mais amigos da comunidade para fazer uma As amizades são necessárias para todas as pessoas. Aprendemos cedo na vida que devemos amar nosso próximo. Amar de verdade refeição em sua casa com a ajuda significa fazer algo de bom e que ajuda a pessoa. Permita que a de seus pais. criança ajude no preparo da refeição. 6. Escolher e fazer duas especialidades que ainda não foram realizadas.

Seguir os requisitos das especialidades.

Mostre para a família que é importante ensinar para a criança seu próprio nome e sobrenome, o nome completo dos pais e seu endereço. Assim, se ela se perder, não vai ficar assustada e poderá informar onde mora.

22


Especialidades da Classe das Joaninhas e Formiguinhas

23


1. Cortesia A. Aprenda a regra de ouro de mateus 7:12 blh B. Quais são as quatro palavras mágicas do bom relacionamento? C. Recorte figuras que ilustre cada uma das frases mágicas D. Quando alguém diz: maria, você tem um vestido bonito! O que você diz? E. Quando você quer descer no escorregador e tem alguém na escada, o que você diz F. Quando alguém te agradece por ter feito algo de bom, o que você responde? 2. Alfabeto A. Conheça todas as letras do alfabeto. B. Identifique a primeira letra do seu nome. C. Faça uma caminhada e encontre em diferentes lugares três objetos Que comecem com letras diferentes do alfabeto. D. Escrever e identificar de memória dez letras do alfabeto. E. Desenhe cinco letras diferentes, encontre figuras que iniciam com as respectivas letras e cole ao lado da letra desenhada.f. Identificar três formas de escritas diferentes. (chinês, braile, aeroglífico, etc) Sugestões: use alfabeto de e.v.a. Para fazer letras, figuras e números. Faça letras de palitos de sorvete. 3. Segundo livro de deus A. Quem fez nosso mundo? Genesis 1:1 B. Dramatize a história da criação enquanto alguém narra. C. Cante um hino ou música que fale sobre a natureza. D. Observe um globo terrestre e encontre o seu país. E. Mencione cinco coisas favoritas que deus criou para você. F. Faça uma caminhada e identifique 5 coisas criadas por deus ou faça uma colagem com 5 figuras de coisas criadas por deus. Sugestões: Realize esta atividade em grupo. Faça perguntas para obter respostas em coro: quem fez nosso mundo?, quem disse que foi deus? E como está na bíblia? 4. Natação A. Nadar como cachorrinho B. Saber nadar com a cabeça dentro da água C. Ser capaz de mergulhar D. Ser capaz de nadar 10 metros em uma piscina E. Conhecer as regras da natação F. Por que não devem tentar salvar uma pessoa de um possível afogamento? G. O que fazer em uma situação de afogamento? H. Qual o número para emergências? Regras da natação: Só nadar sob a supervisão de um adulto. Antes de mergulhar, observar se não tem ninguém no local do mergulho Jamais corra ao redor da piscina

24


5. Quebra cabeças A. Recorte e cole desenhos grandes de joaninhas em papelão B. Faça traços ou linhas de formas diferentes e recorte ( máximo de 5 partes) C. Monte um quebra cabeças grande em grupo D. Seguindo os passos do item 1, faça um quebra cabeças e presenteie um amigo.

6. Mundo animal A. Cite 5 animais que podemos ver no zoológico. B. Desenhe e pinte dois animais C. Recorte e cole 5 figuras de animais D. Com massinha, modele 1 de seus animais preferidos E. Cite 3 nomes de animais mencionados na bíblia

7. Arte em e.v.a A. Utilize cores variadas de e.v.a. B. Recorte o e.v.a em diferentes formas de animais ou objetos (no mínimo 5) C. Recorte formas geométricas em três tamanhos diferentes (círculo, quadrado, triângulo) D. Crie uma história com as figuras recortadas E. Conte a história para sua unidade 8. Conheça o seu corpo A. Leia com seu conselheiro i coríntios 6:19 blh B. Compare um templo com uma casa(considere as diferenças e o que possui em comum). C. Descubra com o seu conselheiro porque o verso de i coríntios diz que o corpo é um templo e não uma casa. D. Desenhe o seu corpo (em tamanho natural, em papel kraft) nomeando 12 partes. E. Diga como você pode usar suas mãos e seus pés. F. Como você pode servir a jesus usando seu corpo? 9. Giz de cera A. Quais as 6 cores principais em caixa de lápis de cor ou canetinha? B. O que acontece se esquentarmos um giz de cera? C. Cite um menino da bíblia que tinha um casaco muito colorido D. Desenhe ou pinte josé com seu casaco E. Onde podemos usar canetinhas? E onde não devemos usar? F. Prepare uma pasta com seus desenhos e decore a capa utilizando lápis de cor, giz de cera, e canetinhas. Seja criativo!!! G. Desenhe ou pinte com canetinhas, giz de cera e lápis de cor dois dos itens a seguir: • Animal ou ave • Jesus com as crianças • Arco íris • Sua mão (contorne e pinte em uma sulfite) • Sua casa

25


26


15. Maravilhas da criação A. Estudar a história da criação na bíblia com figuras e objetos B. Desenhar e pintar uma das obras criadas por deus C. Recortar uma figura que represente cada dia da criação e fazer um cartaz com ½ cartolina D. Fazer um passeio com a família em meio a natureza e identificar 10 obras da criação

16. Fotografia A. Pedir que as crianças tragam fotos antigas e peça que falem da importância daquela fotografia para a família. B. Aprender usar uma máquina fotográfica (digital, analógica ou de celular) C. Junto da sua Unidade tirar fotos de um passeio ou atividade realizada na igreja pelo Clube D. Montar um álbum de fotos da Unidade com pelo menos 15 fotos.

27


Regulamento de Uniforme 1. Feminino a. Saia-calça: Na cor azul marinho (mesmo tecido dos aventureiros), na altura do joelho. 3 a 6 passadores (proporcional ao tamanho), com 4 cm de altura, e 1,5 cm de largura, com duas penses dianteiras e duas traseiras. O cinto deve ser costurado dentro dos passadores no lado da frente. Do lado de trás deverá ser de elástico para facilitar vestir e tirar quando necessário. Do lado interno do cós (na parte da frente) costurar velcro (macho) com 4 cm de cumprimento por 3 cm de largura para fixar a camisa. O uso de bolsos embutidos (ocultos) na costura lateral é opcional. b. Camisa: Na cor branca (mesmo tecido dos aventureiros) com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma lapela do ombro costurada na extremidade do ombro e abotoada junto da gola com 4 cm de largura. A barra da manga, a prega macho e o vivo da camisa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes. Poderá ser acinturada , tendo duas penses sob o busto. Costurar velcro (fêmea) de 4 cm de comprimento por 3 cm de largura do lado externo(na parte da frente), na altura da cintura da criança(combinando com o velcro da saicalça. 2. Masculino a. Bermudão: Modelo social, 1/3 da perna(no meio da “canela”)na cor azul marinho (mesmo tecido dos aventureiros), barra lisa, com 3 a 6 passadores (proporcional ao tamanho), de 4 cm de altura e 1,5 cm de largura. Duas pregas (voltadas para fora) de cada lado. O cinto deve ser costurado dentro dos passadores no lado da frente. Do lado de trás deverá ser de elástico para facilitar vestir e tirar quando necessário. Do lado interno do cós (na parte da frente) costurar velcro (macho) com 4 cm de cumprimento por 3 cm de largura para fixar a camisa. b. Camisa: : Na cor branca (mesmo tecido dos aventureiros) com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma lapela do ombro costurada na extremidade do ombro e abotoada junto da gola com 4 cm de largura. A barra da manga, a prega macho e o vivo da camisa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes. Costurar velcro (fêmea) de 4 cm de comprimento por 3 cm de largura do lado externo(na parte da frente), na altura da cintura da criança(combinando com o velcro do bermudão. 3. Lenço: Será fornecido no almoxarifado da APS. Os dois grupos usarão o mesmo lenço. 4. Canudo: Será fornecido no almoxarifado da APS. 5. Especialidades: Serão fornecidas no almoxarifado da APS. O procedimento para entrega será o mesmo adotado para os aventureiros. As especialidades deverão ser fixadas no espaço quadriculado do lenço, ou seja, estes dois grupos não precisam de faixa. 6. Sapatos e Meias: a mesma orientação que é dada aos aventureiros. 28


ASSOCIAÇÃO PAULISTA SUL

Manual das Classes de Joaninhas e Formiguinhas  

Classes destinadas à crianças com 4 e 5 anos, respectivamente.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you