
1 minute read
COLEÇÃO DE ESTAMPAS
Design de Estruturas e Superfícies Têxteis
2023.1
Advertisement
Centro de Artes, Design e Moda (CEART) UDESC
Sobre
O presente trabalho, realizado pelo aluno Rodrigo Pinheiro do curso de Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), apresenta o desenvolvimento de uma coleção de estampas autorais durante a disciplina de Design de Estruturas e Superfícies
Têxteis, que compõe a quinta fase do curso, ministrada pela professora Aline Moreira Monçores. Desse modo, a partir da escolha de uma marca de moda atuante no mercado nacional, será proposto três tipologias de estampa e suas variações, com base nas características, valores e estética da marca em questão.
Igor Dadona é uma marca paulistana reconhecida por sua abordagem única e vanguardista na moda masculina brasileira. Fundada pelo designer de mesmo nome em 2012, conquistou destaque desde sua estreia na Casa de Criadores no ano de 2013 (onde permaneceu até 2019), revelando não só uma estética contemporânea que explora os contrastes da vida urbana, mas também uma visão desconstruída sobre o imaginário masculino e a valorização da individualidade.
Com uma identidade forte, que mescla elementos do streetwear aos clássicos da alfaiataria, a marca possui, dentre suas principais características, misturas e combinações de padronagens em P&B (como os xadrezes e maxi poás), que se materializam em peças de tons sóbrios nas cores preto, branco, cinza, marrom, bege e azul marinho. Com relação aos materiais, de modo geral, as peças são confeccionadas em tecidos nobres, desde os mais pesados, como os de alfaiataria inglesa (tweed 100% lã), até os mais delicados e fluidos como a seda pura, em que as estampas são protagonistas.
A individualidade, para muito além de uma proposta estética, rege o sistema de produção da empresa. Sem loja física ou site oficial, as peças são vendidas por meio do perfil oficial da marca no Instagram ou através de catálogos enviados por email, em um esquema de ateliê de peças sob medida, em qualquer numeração. Já a parte de divulgação, é confiada aos desfiles realizados uma vez por ano na SPFW (desde 2020), e às artes e editoriais publicados inteiramente por Igor, nas redes sociais.
A sua identidade é… “A desconstrução da alfaiataria, mas não só no sentido técnico. É também sobre a imagem, sobre manipular a sua herança para encontrar novas maneiras de apresentá-la.”